Sucesso escolar: desafiando expectativas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5855 http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p138-152 |
Resumo: | O texto apresenta um estudo que focaliza algumas características pessoais e familiares de 39 jovens adultos, vinculados ao “Estudo Longitudinal dos Nascidos em Pelotas (RS) em 1982”. Tais jovens haviam trilhado trajetórias de sucesso - ausência de reprovação ou evasão durante sua escolarização básica - e estavam estudando em 2004/2005 – época em que o último acompanhamento do estudo foi realizado. O sucesso escolar do dos jovens ocorreu apesar deles apresentarem importantes fatores de risco para fracasso - baixa renda familiar mensal e pertencimento a uma família cujo chefe é um trabalhor manual semi ou não-qualificado – identificados em diferentes investigações tanto no Brasil como em outros países. Do total de 3,930 sujeitos acompanhados no estudo longitudinal, 728 (19%) apresentavam os fatores de risco acima mencionados. O grupo de sujeitos estudados na presente analise corresponde a 1% do total. Embora os resultados obtidos sejam preliminares e não tenham envolvido análises estatísticas (foram analisados qualitativamente), eles indicam que não ter filhos, ter a segurança da casa própria no nascimento, ou não ser negro, por exemplo, pode influir na superação dos efeitos dos fatores de risco para fracasso escolar tradicionalmente identificados. As outras características menos marcantes encontradas foram as seguintes: ser mulher, não trabalhar, ter renda familiar mais alta, ter mãe com escolaridade maior e que tenha parido o estudante com mais de idade. |
id |
UFPL_0b326ca4d3cdd268bd4173591e340db0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5855 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-15T17:44:07Z2020-06-15T17:44:07Z2008DAMIANI, M. F.. Sucesso escolar: desafiando expectativas. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), Blumenau, v. 3, n.1, p. 138-152, 2008. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/805. Acesso em:12/06/2020.1809– 0354http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5855http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p138-152O texto apresenta um estudo que focaliza algumas características pessoais e familiares de 39 jovens adultos, vinculados ao “Estudo Longitudinal dos Nascidos em Pelotas (RS) em 1982”. Tais jovens haviam trilhado trajetórias de sucesso - ausência de reprovação ou evasão durante sua escolarização básica - e estavam estudando em 2004/2005 – época em que o último acompanhamento do estudo foi realizado. O sucesso escolar do dos jovens ocorreu apesar deles apresentarem importantes fatores de risco para fracasso - baixa renda familiar mensal e pertencimento a uma família cujo chefe é um trabalhor manual semi ou não-qualificado – identificados em diferentes investigações tanto no Brasil como em outros países. Do total de 3,930 sujeitos acompanhados no estudo longitudinal, 728 (19%) apresentavam os fatores de risco acima mencionados. O grupo de sujeitos estudados na presente analise corresponde a 1% do total. Embora os resultados obtidos sejam preliminares e não tenham envolvido análises estatísticas (foram analisados qualitativamente), eles indicam que não ter filhos, ter a segurança da casa própria no nascimento, ou não ser negro, por exemplo, pode influir na superação dos efeitos dos fatores de risco para fracasso escolar tradicionalmente identificados. As outras características menos marcantes encontradas foram as seguintes: ser mulher, não trabalhar, ter renda familiar mais alta, ter mãe com escolaridade maior e que tenha parido o estudante com mais de idade.porFURBSucesso escolarFracasso escolarFatores de riscoEstudo longitudinalAcademic successAcademic failureRisk factorsLongitudinal studySucesso escolar: desafiando expectativas.Academic success: challenging expectations.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDamiani, Magda Florianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.txtSucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.txtExtracted texttext/plain34407http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/6/Sucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.txt043627462d34489dd02a498715d65abcMD56open accessTHUMBNAILSucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.jpgSucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1765http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/7/Sucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.jpg045d90d301358e1ae5f7f9fa661c5c48MD57open accessORIGINALSucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdfSucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdfapplication/pdf105085http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/1/Sucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf29c5df6ad60aec72ec1a915106d626cfMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58552023-07-13 07:06:09.909open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5855VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:06:09Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sucesso escolar: desafiando expectativas. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Academic success: challenging expectations. |
title |
Sucesso escolar: desafiando expectativas. |
spellingShingle |
Sucesso escolar: desafiando expectativas. Damiani, Magda Floriana Sucesso escolar Fracasso escolar Fatores de risco Estudo longitudinal Academic success Academic failure Risk factors Longitudinal study |
title_short |
Sucesso escolar: desafiando expectativas. |
title_full |
Sucesso escolar: desafiando expectativas. |
title_fullStr |
Sucesso escolar: desafiando expectativas. |
title_full_unstemmed |
Sucesso escolar: desafiando expectativas. |
title_sort |
Sucesso escolar: desafiando expectativas. |
author |
Damiani, Magda Floriana |
author_facet |
Damiani, Magda Floriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damiani, Magda Floriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sucesso escolar Fracasso escolar Fatores de risco Estudo longitudinal Academic success Academic failure Risk factors Longitudinal study |
topic |
Sucesso escolar Fracasso escolar Fatores de risco Estudo longitudinal Academic success Academic failure Risk factors Longitudinal study |
description |
O texto apresenta um estudo que focaliza algumas características pessoais e familiares de 39 jovens adultos, vinculados ao “Estudo Longitudinal dos Nascidos em Pelotas (RS) em 1982”. Tais jovens haviam trilhado trajetórias de sucesso - ausência de reprovação ou evasão durante sua escolarização básica - e estavam estudando em 2004/2005 – época em que o último acompanhamento do estudo foi realizado. O sucesso escolar do dos jovens ocorreu apesar deles apresentarem importantes fatores de risco para fracasso - baixa renda familiar mensal e pertencimento a uma família cujo chefe é um trabalhor manual semi ou não-qualificado – identificados em diferentes investigações tanto no Brasil como em outros países. Do total de 3,930 sujeitos acompanhados no estudo longitudinal, 728 (19%) apresentavam os fatores de risco acima mencionados. O grupo de sujeitos estudados na presente analise corresponde a 1% do total. Embora os resultados obtidos sejam preliminares e não tenham envolvido análises estatísticas (foram analisados qualitativamente), eles indicam que não ter filhos, ter a segurança da casa própria no nascimento, ou não ser negro, por exemplo, pode influir na superação dos efeitos dos fatores de risco para fracasso escolar tradicionalmente identificados. As outras características menos marcantes encontradas foram as seguintes: ser mulher, não trabalhar, ter renda familiar mais alta, ter mãe com escolaridade maior e que tenha parido o estudante com mais de idade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-15T17:44:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-15T17:44:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DAMIANI, M. F.. Sucesso escolar: desafiando expectativas. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), Blumenau, v. 3, n.1, p. 138-152, 2008. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/805. Acesso em:12/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5855 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1809– 0354 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p138-152 |
identifier_str_mv |
DAMIANI, M. F.. Sucesso escolar: desafiando expectativas. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), Blumenau, v. 3, n.1, p. 138-152, 2008. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/805. Acesso em:12/06/2020. 1809– 0354 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5855 http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p138-152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FURB |
publisher.none.fl_str_mv |
FURB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/6/Sucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/7/Sucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/1/Sucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
043627462d34489dd02a498715d65abc 045d90d301358e1ae5f7f9fa661c5c48 29c5df6ad60aec72ec1a915106d626cf 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710180995563520 |