Sucesso escolar: desafiando expectativas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damiani, Magda Floriana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5855
http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p138-152
Resumo: O texto apresenta um estudo que focaliza algumas características pessoais e familiares de 39 jovens adultos, vinculados ao “Estudo Longitudinal dos Nascidos em Pelotas (RS) em 1982”. Tais jovens haviam trilhado trajetórias de sucesso - ausência de reprovação ou evasão durante sua escolarização básica - e estavam estudando em 2004/2005 – época em que o último acompanhamento do estudo foi realizado. O sucesso escolar do dos jovens ocorreu apesar deles apresentarem importantes fatores de risco para fracasso - baixa renda familiar mensal e pertencimento a uma família cujo chefe é um trabalhor manual semi ou não-qualificado – identificados em diferentes investigações tanto no Brasil como em outros países. Do total de 3,930 sujeitos acompanhados no estudo longitudinal, 728 (19%) apresentavam os fatores de risco acima mencionados. O grupo de sujeitos estudados na presente analise corresponde a 1% do total. Embora os resultados obtidos sejam preliminares e não tenham envolvido análises estatísticas (foram analisados qualitativamente), eles indicam que não ter filhos, ter a segurança da casa própria no nascimento, ou não ser negro, por exemplo, pode influir na superação dos efeitos dos fatores de risco para fracasso escolar tradicionalmente identificados. As outras características menos marcantes encontradas foram as seguintes: ser mulher, não trabalhar, ter renda familiar mais alta, ter mãe com escolaridade maior e que tenha parido o estudante com mais de idade.
id UFPL_0b326ca4d3cdd268bd4173591e340db0
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5855
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-15T17:44:07Z2020-06-15T17:44:07Z2008DAMIANI, M. F.. Sucesso escolar: desafiando expectativas. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), Blumenau, v. 3, n.1, p. 138-152, 2008. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/805. Acesso em:12/06/2020.1809– 0354http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5855http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p138-152O texto apresenta um estudo que focaliza algumas características pessoais e familiares de 39 jovens adultos, vinculados ao “Estudo Longitudinal dos Nascidos em Pelotas (RS) em 1982”. Tais jovens haviam trilhado trajetórias de sucesso - ausência de reprovação ou evasão durante sua escolarização básica - e estavam estudando em 2004/2005 – época em que o último acompanhamento do estudo foi realizado. O sucesso escolar do dos jovens ocorreu apesar deles apresentarem importantes fatores de risco para fracasso - baixa renda familiar mensal e pertencimento a uma família cujo chefe é um trabalhor manual semi ou não-qualificado – identificados em diferentes investigações tanto no Brasil como em outros países. Do total de 3,930 sujeitos acompanhados no estudo longitudinal, 728 (19%) apresentavam os fatores de risco acima mencionados. O grupo de sujeitos estudados na presente analise corresponde a 1% do total. Embora os resultados obtidos sejam preliminares e não tenham envolvido análises estatísticas (foram analisados qualitativamente), eles indicam que não ter filhos, ter a segurança da casa própria no nascimento, ou não ser negro, por exemplo, pode influir na superação dos efeitos dos fatores de risco para fracasso escolar tradicionalmente identificados. As outras características menos marcantes encontradas foram as seguintes: ser mulher, não trabalhar, ter renda familiar mais alta, ter mãe com escolaridade maior e que tenha parido o estudante com mais de idade.porFURBSucesso escolarFracasso escolarFatores de riscoEstudo longitudinalAcademic successAcademic failureRisk factorsLongitudinal studySucesso escolar: desafiando expectativas.Academic success: challenging expectations.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDamiani, Magda Florianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.txtSucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.txtExtracted texttext/plain34407http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/6/Sucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.txt043627462d34489dd02a498715d65abcMD56open accessTHUMBNAILSucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.jpgSucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1765http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/7/Sucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.jpg045d90d301358e1ae5f7f9fa661c5c48MD57open accessORIGINALSucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdfSucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdfapplication/pdf105085http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/1/Sucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf29c5df6ad60aec72ec1a915106d626cfMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58552023-07-13 07:06:09.909open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5855VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:06:09Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sucesso escolar: desafiando expectativas.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Academic success: challenging expectations.
title Sucesso escolar: desafiando expectativas.
spellingShingle Sucesso escolar: desafiando expectativas.
Damiani, Magda Floriana
Sucesso escolar
Fracasso escolar
Fatores de risco
Estudo longitudinal
Academic success
Academic failure
Risk factors
Longitudinal study
title_short Sucesso escolar: desafiando expectativas.
title_full Sucesso escolar: desafiando expectativas.
title_fullStr Sucesso escolar: desafiando expectativas.
title_full_unstemmed Sucesso escolar: desafiando expectativas.
title_sort Sucesso escolar: desafiando expectativas.
author Damiani, Magda Floriana
author_facet Damiani, Magda Floriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damiani, Magda Floriana
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso escolar
Fracasso escolar
Fatores de risco
Estudo longitudinal
Academic success
Academic failure
Risk factors
Longitudinal study
topic Sucesso escolar
Fracasso escolar
Fatores de risco
Estudo longitudinal
Academic success
Academic failure
Risk factors
Longitudinal study
description O texto apresenta um estudo que focaliza algumas características pessoais e familiares de 39 jovens adultos, vinculados ao “Estudo Longitudinal dos Nascidos em Pelotas (RS) em 1982”. Tais jovens haviam trilhado trajetórias de sucesso - ausência de reprovação ou evasão durante sua escolarização básica - e estavam estudando em 2004/2005 – época em que o último acompanhamento do estudo foi realizado. O sucesso escolar do dos jovens ocorreu apesar deles apresentarem importantes fatores de risco para fracasso - baixa renda familiar mensal e pertencimento a uma família cujo chefe é um trabalhor manual semi ou não-qualificado – identificados em diferentes investigações tanto no Brasil como em outros países. Do total de 3,930 sujeitos acompanhados no estudo longitudinal, 728 (19%) apresentavam os fatores de risco acima mencionados. O grupo de sujeitos estudados na presente analise corresponde a 1% do total. Embora os resultados obtidos sejam preliminares e não tenham envolvido análises estatísticas (foram analisados qualitativamente), eles indicam que não ter filhos, ter a segurança da casa própria no nascimento, ou não ser negro, por exemplo, pode influir na superação dos efeitos dos fatores de risco para fracasso escolar tradicionalmente identificados. As outras características menos marcantes encontradas foram as seguintes: ser mulher, não trabalhar, ter renda familiar mais alta, ter mãe com escolaridade maior e que tenha parido o estudante com mais de idade.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-15T17:44:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-15T17:44:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DAMIANI, M. F.. Sucesso escolar: desafiando expectativas. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), Blumenau, v. 3, n.1, p. 138-152, 2008. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/805. Acesso em:12/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5855
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1809– 0354
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p138-152
identifier_str_mv DAMIANI, M. F.. Sucesso escolar: desafiando expectativas. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), Blumenau, v. 3, n.1, p. 138-152, 2008. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/805. Acesso em:12/06/2020.
1809– 0354
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5855
http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p138-152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FURB
publisher.none.fl_str_mv FURB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/6/Sucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/7/Sucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/1/Sucesso_escolar_desafiando_expectativas.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5855/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 043627462d34489dd02a498715d65abc
045d90d301358e1ae5f7f9fa661c5c48
29c5df6ad60aec72ec1a915106d626cf
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710180995563520