O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.albuquerque
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12429
Resumo: A presente monografia trata-se de um estudo de caso que tem como tema o papel da família no sucesso e fracasso escolar, realizada na Escola Estadual Senador José Gaudêncio, Serra Branca (PB). Com o objetivo de identificar a participação das famílias na vida escolar dos filhos, abordando o que contribuiria para o sucesso ou fracasso escolar do filho/aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja parte empírica foi desenvolvida por meio de questionários destinadas a direção da escola, pais e alunos. O aporte teórico concentra-se, sobretudo nas reflexões de Michael Young (2007), Lahire (1997), Ioschpe (2012) dentre outros, apresenta o conhecimento poderoso; reflete a ideia do capital cultural familiar e discuti como a sociologia da educação aborda a relação família-escola relacionada ao sucesso e o fracasso escolar. Os resultados indicam que, os participantes da pesquisa têm uma compreensão do que é participação familiar, embora cada um possua papéis distintos no que se referem ao ensino e aprendizagem, porém cada um sabe quais são seus deveres perante a escola. Considerando que, a falta de participação familiar é devido à falta de tempo ocasionado pela profissão dos pais, o sucesso escolar na visão dos alunos estaria relacionado tanto com a participação dos pais nos eventos da escola, nos incentivos dados, e como os professores trabalham o conhecimento interdisciplinar nos conteúdos das disciplinas em sala de aula e o fracasso escolar seria atribuído a falta de domínio dos professores em abordar teoria e prática em determinadas disciplinas.
id UFCG_3bad83a416d68fa23ed7e4deacdaea5e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12429
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio.The role of the family in school success and failure: the case of Escola Estadual Senador José Gaudêncio.Família e educaçãoFracasso escolarSucesso escolarCapital cultural familiarSociologia da educaçãoFamily and educationSchool failureSchool successFamily cultural capitalSociology of educationA presente monografia trata-se de um estudo de caso que tem como tema o papel da família no sucesso e fracasso escolar, realizada na Escola Estadual Senador José Gaudêncio, Serra Branca (PB). Com o objetivo de identificar a participação das famílias na vida escolar dos filhos, abordando o que contribuiria para o sucesso ou fracasso escolar do filho/aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja parte empírica foi desenvolvida por meio de questionários destinadas a direção da escola, pais e alunos. O aporte teórico concentra-se, sobretudo nas reflexões de Michael Young (2007), Lahire (1997), Ioschpe (2012) dentre outros, apresenta o conhecimento poderoso; reflete a ideia do capital cultural familiar e discuti como a sociologia da educação aborda a relação família-escola relacionada ao sucesso e o fracasso escolar. Os resultados indicam que, os participantes da pesquisa têm uma compreensão do que é participação familiar, embora cada um possua papéis distintos no que se referem ao ensino e aprendizagem, porém cada um sabe quais são seus deveres perante a escola. Considerando que, a falta de participação familiar é devido à falta de tempo ocasionado pela profissão dos pais, o sucesso escolar na visão dos alunos estaria relacionado tanto com a participação dos pais nos eventos da escola, nos incentivos dados, e como os professores trabalham o conhecimento interdisciplinar nos conteúdos das disciplinas em sala de aula e o fracasso escolar seria atribuído a falta de domínio dos professores em abordar teoria e prática em determinadas disciplinas.This monograph is a case study on the role of the family in school success and failure, held at Senador José Gaudêncio State School, Serra Branca (PB). In order to identify the participation of families in the school life of children, addressing what would contribute to the success or failure of the child / student. This is a qualitative, research, whose empirical part was developed through questionnaires aimed at the school, parents and students. The theoretical contribution is concentrated mainly on the reflections of Michael Young (2007), Lahire (1997), Ioschpe (2012) and others, presents the powerful knowledge; reflects the idea of family cultural capital and discusses how the sociology of education addresses the family-school relationship related to success and failure in school. Results indicate that survey participants have an understanding of what family participation is, although each one has distinct papers in teaching and learning, but each one knows what their duties are towards the school. Considering that the lack of family participation is due to the lack of time brought about by the parenting profession, school achievement in the students' view would be related to both parent participation in school events, incentives given, and how teachers work. interdisciplinary knowledge in content, classroom subjects and, school failure would be attributed to teachers' lack of mastery approaching the theory and practice in particular subjects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSOUSA, Rozenval de Almeida.SOUSA, R. A.http://lattes.cnpq.br/2836968575468803SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.MARÚSIA, Junia.ALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas.2019-12-112020-03-09T13:55:38Z2020-03-092020-03-09T13:55:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.albuquerquehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12429ALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas. O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio. 2019. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-14T16:58:58Zoai:localhost:riufcg/12429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-14T16:58:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio.
The role of the family in school success and failure: the case of Escola Estadual Senador José Gaudêncio.
title O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio.
spellingShingle O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio.
ALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas.
Família e educação
Fracasso escolar
Sucesso escolar
Capital cultural familiar
Sociologia da educação
Family and education
School failure
School success
Family cultural capital
Sociology of education
title_short O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio.
title_full O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio.
title_fullStr O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio.
title_full_unstemmed O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio.
title_sort O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio.
author ALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas.
author_facet ALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Rozenval de Almeida.
SOUSA, R. A.
http://lattes.cnpq.br/2836968575468803
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
MARÚSIA, Junia.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas.
dc.subject.por.fl_str_mv Família e educação
Fracasso escolar
Sucesso escolar
Capital cultural familiar
Sociologia da educação
Family and education
School failure
School success
Family cultural capital
Sociology of education
topic Família e educação
Fracasso escolar
Sucesso escolar
Capital cultural familiar
Sociologia da educação
Family and education
School failure
School success
Family cultural capital
Sociology of education
description A presente monografia trata-se de um estudo de caso que tem como tema o papel da família no sucesso e fracasso escolar, realizada na Escola Estadual Senador José Gaudêncio, Serra Branca (PB). Com o objetivo de identificar a participação das famílias na vida escolar dos filhos, abordando o que contribuiria para o sucesso ou fracasso escolar do filho/aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja parte empírica foi desenvolvida por meio de questionários destinadas a direção da escola, pais e alunos. O aporte teórico concentra-se, sobretudo nas reflexões de Michael Young (2007), Lahire (1997), Ioschpe (2012) dentre outros, apresenta o conhecimento poderoso; reflete a ideia do capital cultural familiar e discuti como a sociologia da educação aborda a relação família-escola relacionada ao sucesso e o fracasso escolar. Os resultados indicam que, os participantes da pesquisa têm uma compreensão do que é participação familiar, embora cada um possua papéis distintos no que se referem ao ensino e aprendizagem, porém cada um sabe quais são seus deveres perante a escola. Considerando que, a falta de participação familiar é devido à falta de tempo ocasionado pela profissão dos pais, o sucesso escolar na visão dos alunos estaria relacionado tanto com a participação dos pais nos eventos da escola, nos incentivos dados, e como os professores trabalham o conhecimento interdisciplinar nos conteúdos das disciplinas em sala de aula e o fracasso escolar seria atribuído a falta de domínio dos professores em abordar teoria e prática em determinadas disciplinas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
2020-03-09T13:55:38Z
2020-03-09
2020-03-09T13:55:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.albuquerque
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12429
ALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas. O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio. 2019. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12429
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.albuquerque
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12429
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas. O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio. 2019. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744440452972544