Jovens estudantes: interdição e inserção no consumo de substâncias psicoativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria do Carmo Canto
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1150
Resumo: Trata-se de uma pesquisa abordando o consumo de substância psicoativas entre jovens estudantes. O fenômeno da drogadição imbrica-se a fatores fundamentais, que são as agências socializadoras, sobretudo a família e a escola. Portanto, investiga-se o papel dessas agências na formação do jovem e seus significados na constituição do jovem como sujeito. Neste sentido, o jovem foi tomado como sujeito social, portador de uma historicidade, uma origem familiar, ocupando um lugar determinado na sociedade. É um ser singular, que age sobre o mundo, e nesta ação, se produz e é produzido no conjunto das relações sociais a que pertence. Ao definir o jovem como um sujeito social, adota-se uma postura metodológica em que o jovem é percebido como capaz de refletir sobre suas ações, ter posicionamentos diante da vida, o que requer do pesquisador distanciamento e auto-reflexão. O método que melhor se adequou às especificidades da pesquisa foi o fenomenológico, por possibilitar adentrar no universo conceitual dos sujeitos e perguntar quem são estes jovens, verificar sua realidade cotidiana, o significado que atribuem a ela, seus anseios e seus dilemas. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a técnica de depoimentos. Foram entrevistados seis jovens, divididos em dois grupos: o primeiro, composto por jovens escolhidos em virtude do não-uso de drogas, exceto álcool e tabaco, o segundo, por usuários de drogas em processo de recuperação. Os critérios seguidos nos dois grupos foram: estarem na faixa etária de 15 a 24 anos; terem freqüência escolar e pertencerem ao mesmo estrato sócio-econômico. As entrevistas seguiram um roteiro em que foram inquiridos aspectos fundamentais da vida do jovem: lazer, participação política, atividade remunerada, vida escolar, consumo de drogas, e prevenção. A intenção principal desta pesquisa foi a de organizar um conhecimento que possa subsidiar a formulação de projetos de prevenção ao uso de drogas nas escolas.
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Ao definir o jovem como um sujeito social, adota-se uma postura metodológica em que o jovem é percebido como capaz de refletir sobre suas ações, ter posicionamentos diante da vida, o que requer do pesquisador distanciamento e auto-reflexão. O método que melhor se adequou às especificidades da pesquisa foi o fenomenológico, por possibilitar adentrar no universo conceitual dos sujeitos e perguntar quem são estes jovens, verificar sua realidade cotidiana, o significado que atribuem a ela, seus anseios e seus dilemas. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a técnica de depoimentos. Foram entrevistados seis jovens, divididos em dois grupos: o primeiro, composto por jovens escolhidos em virtude do não-uso de drogas, exceto álcool e tabaco, o segundo, por usuários de drogas em processo de recuperação. Os critérios seguidos nos dois grupos foram: estarem na faixa etária de 15 a 24 anos; terem freqüência escolar e pertencerem ao mesmo estrato sócio-econômico. As entrevistas seguiram um roteiro em que foram inquiridos aspectos fundamentais da vida do jovem: lazer, participação política, atividade remunerada, vida escolar, consumo de drogas, e prevenção. A intenção principal desta pesquisa foi a de organizar um conhecimento que possa subsidiar a formulação de projetos de prevenção ao uso de drogas nas escolas.This paper deals with research about the use of psycho-active substances among young students. The phenomenon of drug addiction shows that the fundamental factors are: the socializing agents, above all the family and the school. Therefore I investigated the role of these agencies in the formation of the young person, what significance they have in the make up of the young person as a subject. In this sense, the young person was taken as a social subject, carrier of a history, a family origin, having a determined place in society. He is a unique being, who acts upon the world and within this action he produces himself and is produced within the whole of the social relationships to which he belongs. When defining the young person as a social subject one adopts methodological posture in which the young person is perceived as capable of reflecting upon his actions, taking positions in the face of life, which requires that the researcher distance himself and reflect. The best method that was adequate for this research was the phenomenal, because it permitted entering into the conceptual universe of the subjects and asking who these young people are, checking their everyday reality, the significance given to it, their anxieties and their dilemmas. The technique of testimonies was taken as the instrument of research. Six young people divided into two groups were interviewed: The first was made up of young people because they don t use drugs except alcohol and tobacco, the second group was made up of drug users in the process of recuperation. Criteria followed in the two groups: belong to the age group from 15 to 24 years; school attendance; belong to the same social stratum. The interviews followed a script in which they were asked fundamental aspects of a young person s life: leisure activities, political participation, paid activity, school life, use of drugs, and prevention. The main intention of this research was to organize knowledge that could aid in the formation of projects of prevention of drug abuse in the schools.Universidade Católica de GoiásDepartamento de EducaçãoBRUCGPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGuimarães, Maria Tereza Canezinhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Chaves, Elza Guedeshttp://lattes.cnpq.br/3097439314232673Martins, Maria do Carmo Canto2016-07-27T13:53:43Z2006-11-082003-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Maria do Carmo Canto. Jovens estudantes: interdição e inserção no consumo de substâncias psicoativas. 2003. 131 f. 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