Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rose Mary Almas de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1165
Resumo: Este trabalho propôs-se levantar os limites e as possibilidades de utilização das tecnologias de informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem. A investigação realizou-se em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal, que iniciava um processo de aproximação com essas tecnologias por intermédio de um projeto comunitário. A metodologia da pesquisa constitui-se em um de estudo de caso, embora tenha tido a peculiaridade da participação do pesquisador como coordenador pedagógico do projeto. Verificou-se que a utilização das tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem pode contribuir para enriquecer o ambiente pedagógico. Porém, essa proposta apresenta limitações se não está integrada ao projeto político-pedagógico da instituição de ensino. No desenvolvimento da pesquisa, surgiu a possibilidade de se levantarem as expectativas de alunos e professores frente ao processo de utilização das tecnologias da informação e da comunicação no espaço escolar. Identificou-se que as expectativas relacionavamse, por parte dos professores, à preocupação de oferecer ao aluno alternativas para uma melhor formação para o trabalho. Essa preocupação, inicialmente, também foi evidenciada por um grupo de alunos. Porém, ao longo do estudo foi traduzindo-se no sentimento de pertencer à sociedade atual, o que identifica a necessidade da presença do aspecto social na proposta de utilização de tecnologias no espaço escolar.
id PUC_GO_ed817b9619407ab624456c7933c64f94
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1165
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiênciaTecnologia da informaçãoComunicação no processo de ensino-aprendizagemCiências HumanasEste trabalho propôs-se levantar os limites e as possibilidades de utilização das tecnologias de informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem. A investigação realizou-se em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal, que iniciava um processo de aproximação com essas tecnologias por intermédio de um projeto comunitário. A metodologia da pesquisa constitui-se em um de estudo de caso, embora tenha tido a peculiaridade da participação do pesquisador como coordenador pedagógico do projeto. Verificou-se que a utilização das tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem pode contribuir para enriquecer o ambiente pedagógico. Porém, essa proposta apresenta limitações se não está integrada ao projeto político-pedagógico da instituição de ensino. No desenvolvimento da pesquisa, surgiu a possibilidade de se levantarem as expectativas de alunos e professores frente ao processo de utilização das tecnologias da informação e da comunicação no espaço escolar. Identificou-se que as expectativas relacionavamse, por parte dos professores, à preocupação de oferecer ao aluno alternativas para uma melhor formação para o trabalho. Essa preocupação, inicialmente, também foi evidenciada por um grupo de alunos. Porém, ao longo do estudo foi traduzindo-se no sentimento de pertencer à sociedade atual, o que identifica a necessidade da presença do aspecto social na proposta de utilização de tecnologias no espaço escolar.This paper is aimed at establishing the limits and possibilities of using information and communication technology in the teaching-learning process. This investigation was carried out in a public municipal primary school, which was beginning to get acquainted with this new technology by means of a community-based project. The research methodology used a modified case study format, since the person carrying out the research also participated as the pedagogical coordinator of the project. It was then possible to verify that the use of information and communication technology in the teaching-learning process can have a positive contribution, as it contributed to enrich the pedagogical environment. However, if this process of implementing the use of such technology is not in line with the political-pedagogical policy of the school, some limitations will have to be overcome. Throughout the research, there was a trend towards raising the expectation of both the teachers and the students in the use of this new information and communication technology in the school environment. It was possible to verify that those expectations were related to the teachers concern in offering the students a better alternative to the skill-building process. At first, this was also the main concern on the part of a group of students. Nonetheless, as the study progressed, and as access to this technology became available, the initial concern was gradually substituted by a general feeling of connectivity, of belonging to modern society. This fact, in itself, is a sure indicator of the need to include social issues in any proposal advocating the use of such technology in the school environment.Universidade Católica de GoiásDepartamento de EducaçãoBRUCGPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoMiranda, Marilia Gouvea dehttp://lattes.cnpq.br/7051422864028373Cysneiros, Paulo Gilenohttp://lattes.cnpq.br/5486517825557523Tiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Carvalho, Rose Mary Almas de2016-07-27T13:53:48Z2005-11-292001-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Rose Mary Almas de. Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência. 2001. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1165porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T18:02:17Zoai:ambar:tede/1165Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T18:02:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência
title Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência
spellingShingle Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência
Carvalho, Rose Mary Almas de
Tecnologia da informação
Comunicação no processo de ensino-aprendizagem
Ciências Humanas
title_short Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência
title_full Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência
title_fullStr Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência
title_full_unstemmed Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência
title_sort Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência
author Carvalho, Rose Mary Almas de
author_facet Carvalho, Rose Mary Almas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Marilia Gouvea de
http://lattes.cnpq.br/7051422864028373
Cysneiros, Paulo Gileno
http://lattes.cnpq.br/5486517825557523
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://lattes.cnpq.br/1828025455687021
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rose Mary Almas de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Comunicação no processo de ensino-aprendizagem
Ciências Humanas
topic Tecnologia da informação
Comunicação no processo de ensino-aprendizagem
Ciências Humanas
description Este trabalho propôs-se levantar os limites e as possibilidades de utilização das tecnologias de informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem. A investigação realizou-se em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal, que iniciava um processo de aproximação com essas tecnologias por intermédio de um projeto comunitário. A metodologia da pesquisa constitui-se em um de estudo de caso, embora tenha tido a peculiaridade da participação do pesquisador como coordenador pedagógico do projeto. Verificou-se que a utilização das tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem pode contribuir para enriquecer o ambiente pedagógico. Porém, essa proposta apresenta limitações se não está integrada ao projeto político-pedagógico da instituição de ensino. No desenvolvimento da pesquisa, surgiu a possibilidade de se levantarem as expectativas de alunos e professores frente ao processo de utilização das tecnologias da informação e da comunicação no espaço escolar. Identificou-se que as expectativas relacionavamse, por parte dos professores, à preocupação de oferecer ao aluno alternativas para uma melhor formação para o trabalho. Essa preocupação, inicialmente, também foi evidenciada por um grupo de alunos. Porém, ao longo do estudo foi traduzindo-se no sentimento de pertencer à sociedade atual, o que identifica a necessidade da presença do aspecto social na proposta de utilização de tecnologias no espaço escolar.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-27
2005-11-29
2016-07-27T13:53:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Rose Mary Almas de. Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência. 2001. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1165
identifier_str_mv CARVALHO, Rose Mary Almas de. Tecnologias da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência. 2001. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Departamento de Educação
BR
UCG
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Departamento de Educação
BR
UCG
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253278478336