A formação de docentes: relações entre o projeto pedagógico do curso de pedagogia e os saberes dos egressos que atuam na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Costa Fagundes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1099
Resumo: O objeto de estudo desta dissertação são os saberes dos professores, egressos do Curso de Pedagogia, que atuam na Educação Infantil. O objetivo geral consiste em analisar a consonância entre o Projeto Político do Curso de Pedagogia da FESURV - Universidade de Rio Verde e os saberes das professoras, egressas do curso, que estão atuando na Educação Infantil em instituições da Rede Municipal de Ensino de Rio Verde. O problema de investigação é: há consonância entre os saberes apropriados pelas professoras egressas do curso de Pedagogia de 2005 a 2009 que estão atuando na Educação Infantil e os saberes das disciplinas contidas no Projeto Pedagógico do referido curso que prepara para a docência na Educação Infantil? Os objetivos específicos delineados foram: a) Analisar a proposta curricular do curso de Pedagogia e os conteúdos dos programas das disciplinas referentes a Educação Infantil; b) Conhecer os saberes dos professores egressos do curso de Pedagogia que atuam na Educação Infantil; c) Conhecer os saberes necessários para atuar na Educação Infantil; d) Cotejar os saberes dos professores habilitados para a docência na Educação Infantil e os conteúdos contidos no Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia. A pesquisa é de natureza qualitativa e optou-se pela análise de documentos do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da FESURV - Universidade de Rio Verde e das Diretrizes Curriculares Nacionais de formação de professores para a Educação Infantil, e entrevista semi-estruturada com a Diretora e, também, Coordenadora do Curso de Pedagogia e com 10 professores egressos do curso, no período de 2005 a 2009, para realizar o cotejamento entre a formação de docentes da Educação Infantil e os saberes dos egressos do curso de Pedagogia. A fundamentação teórica se organiza com base nas ideias de autores que discutem a formação pedagógica e a Educação Infantil como Libâneo, Pimenta, Kramer, Oliveira, Angotti, Corsino, Khulmann Júnior, Ostetto, Kishimoto, Cerisara, Machado, entre outros. A revisão do percurso histórico do curso de Pedagogia, no Brasil, foi subsidiada e referendada por pesquisas bibliográficas e documentais: leis, decretos, resoluções, pareceres e indicações, objetivando situar as orientações para a formação do pedagogo para o exercício da docência na Educação Infantil. As leituras realizadas permitiram desenvolver reflexões que contribuíram para compreender a complexidade da atuação dos professores no âmbito educacional da Educação Infantil. A pesquisa permitiu constatar que o curso oferecido pela Universidade de Rio Verde não abordava, em sua matriz curricular 19, disciplinas específicas para formar o professor de Educação Infantil porque não era objetivo do curso. Em 2010, com a integralização da matriz curricular 64 é que passou a capacitar o futuro licenciado para atuar na Educação Infantil. As egressas ao optarem pela docência na Educação Infantil construíram seus saberes por meio dos saberes experenciais e os oriundos da formação continuada. A formação inicial, portanto não é suficiente para garantir um ensino de qualidade na Educação Infantil, cabe ao professor buscar aperfeiçoamento profissional. Todavia é preciso também maior investimento em políticas públicas para que a formação inicial do Pedagogo seja de qualidade, além de proporcionar maiores condições para a formação continuada.
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O problema de investigação é: há consonância entre os saberes apropriados pelas professoras egressas do curso de Pedagogia de 2005 a 2009 que estão atuando na Educação Infantil e os saberes das disciplinas contidas no Projeto Pedagógico do referido curso que prepara para a docência na Educação Infantil? Os objetivos específicos delineados foram: a) Analisar a proposta curricular do curso de Pedagogia e os conteúdos dos programas das disciplinas referentes a Educação Infantil; b) Conhecer os saberes dos professores egressos do curso de Pedagogia que atuam na Educação Infantil; c) Conhecer os saberes necessários para atuar na Educação Infantil; d) Cotejar os saberes dos professores habilitados para a docência na Educação Infantil e os conteúdos contidos no Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia. A pesquisa é de natureza qualitativa e optou-se pela análise de documentos do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da FESURV - Universidade de Rio Verde e das Diretrizes Curriculares Nacionais de formação de professores para a Educação Infantil, e entrevista semi-estruturada com a Diretora e, também, Coordenadora do Curso de Pedagogia e com 10 professores egressos do curso, no período de 2005 a 2009, para realizar o cotejamento entre a formação de docentes da Educação Infantil e os saberes dos egressos do curso de Pedagogia. A fundamentação teórica se organiza com base nas ideias de autores que discutem a formação pedagógica e a Educação Infantil como Libâneo, Pimenta, Kramer, Oliveira, Angotti, Corsino, Khulmann Júnior, Ostetto, Kishimoto, Cerisara, Machado, entre outros. A revisão do percurso histórico do curso de Pedagogia, no Brasil, foi subsidiada e referendada por pesquisas bibliográficas e documentais: leis, decretos, resoluções, pareceres e indicações, objetivando situar as orientações para a formação do pedagogo para o exercício da docência na Educação Infantil. As leituras realizadas permitiram desenvolver reflexões que contribuíram para compreender a complexidade da atuação dos professores no âmbito educacional da Educação Infantil. A pesquisa permitiu constatar que o curso oferecido pela Universidade de Rio Verde não abordava, em sua matriz curricular 19, disciplinas específicas para formar o professor de Educação Infantil porque não era objetivo do curso. Em 2010, com a integralização da matriz curricular 64 é que passou a capacitar o futuro licenciado para atuar na Educação Infantil. As egressas ao optarem pela docência na Educação Infantil construíram seus saberes por meio dos saberes experenciais e os oriundos da formação continuada. A formação inicial, portanto não é suficiente para garantir um ensino de qualidade na Educação Infantil, cabe ao professor buscar aperfeiçoamento profissional. Todavia é preciso também maior investimento em políticas públicas para que a formação inicial do Pedagogo seja de qualidade, além de proporcionar maiores condições para a formação continuada.The object of study of this dissertation is the knowledge of teachers, graduates of the School of Education, working in Early Childhood Education. The overall objective is to analyze the line between the Political Project of the Pedagogy Course of FESURV - University of Rio Verde and the knowledge of the teachers, the course grads, who are working in the early childhood education institutions in the municipal schools of Rio Verde. The research issue is: is there harmony between the knowledge developed by the teachers who finished the Faculty of Education from 2005 to 2009 who are working in early childhood education and the knowledge of the subjects contained in the pedagogical project of that course which prepares them for teaching in Early childhood education? The specific objectives were outlined: a) analyze the curriculum of the pedagogy course and content of the course programs related to early childhood education, b) Knowing the knowledge of teachers graduating from the Faculty of Education who work in Early Childhood Education, c) Knowing the knowledge necessary to act in Early childhood education; d) to compare the knowledge of qualified teachers for teaching in Early childhood education and the contents contained in the Political Pedagogical Project of the Pedagogy course. The research is qualitative in itself and it was chosen to analyze the Political Project of the Pedagogy Course of FESURV - University of Rio Verde and the National Curriculum Guidelines for teacher training for early childhood education, and semi-structured interviews with Director and also Coordinator of the School of Education and with 10 teachers who graduated from 2005 to 2009, to make the comparison between the training of teachers of early childhood education and the knowledge of the graduates of the Faculty of Education. The theoretical framework is organized based on the ideas of authors who discuss the pedagogical and Child Education as Libâneo, Pimenta, Kramer, Oliveira, Angotti, Corsino, Khulmann Junior, Ostetto, Kishimoto, Cerisara, Machado, among others. A review of the historical course of pedagogy, in Brazil, was subsidized and endorsed by literature researches and document: laws, decrees, resolutions, opinions and indications, aiming to situate the guidelines for teacher training for the teaching profession in Early Childhood Education. The readings done made it possible to develop reflections that contributed to understand the complexity of the performance of teachers in the educational field of early childhood education. The research allowed establishing that the course offered by the University of Rio Verde did not address, in its curriculum 19, specific disciplines to form the Early Childhood Education teacher because that wasn t the purpose of the course. In 2010, with the integration of the pattern curriculum 64, that it started to prepare the future licensee to act in Early Childhood Education. The grads when opted for teaching in Early Childhood Education built their knowledge through experiential knowledge and those from the continuing education. Initial training, is not enough to ensure a qualified education in Early Childhood Education, it is the teacher who must seek professional development. However you also need to invest more in public policy for the initial formation of the pedagogue has quality, and provide better conditions for continuing education.Pontifícia Universidade Católica de GoiásBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Ribeiro, Marilene Marzarihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759597A6Araújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Silva, Fernanda Costa Fagundes2016-07-27T13:53:02Z2014-02-282012-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Fernanda Costa Fagundes. A formação de docentes: relações entre o projeto pedagógico do curso de pedagogia e os saberes dos egressos que atuam na educação infantil. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-20T23:15:29Zoai:ambar:tede/1099Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-20T23:15:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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