O evangelho dos descartados (Mt 25,31-40): anúncio aos escravos análogos no Brasil e em Goiás
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4882 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo sobre o Jesus de Mateus que passa fome nos desvalidos. Os famintos de ontem estão presentes, hoje, entre os escravos análogos. Apesar de a abolição do trabalho escravo ter ocorrido através da Lei Áurea (desde o dia 13 de maio de 1888), nos dias atuais, continua a existir escravidão no Brasil, chamada de "escravidão análoga". O referido termo originou-se em decorrência dos fins que submetem alguns trabalhadores no Brasil, e notadamente no Estado de Goiás, os quais são equivalentes à própria escravidão de tempos passados. Sempre houve na sociedade uma organização plutocrática, e como consequência o sacrifício de camadas menos privilegiadas. Devido à necessidade capitalista de obtenção de poder a qualquer custo, o essencial, como o amor ao próximo, é um fator esquecido, tendo em vista a preponderância por alternativas não cristãs, cujo "deus" é o dinheiro. Através de pesquisas em processos relacionados à escravidão análoga, destacou-se um caso na área da Construção Civil, ocorrido no Município de Goiânia-GO, com inúmeras irregularidades, descritas como condições sub-humanas oferecidas aos trabalhadores. Desta forma, apresentamos nesta pesquisa, a possibilidade de pesquisar dois temas próximos: a exclusão no evangelho de Mateus e a exclusão no Brasil dos escravos análogos. O Reino de Deus só existe onde a Justiça existe na comunidade, concretamente. Todo evangelho mateano tem a Justiça como tema central. Motivamo-nos, especialmente, com o texto de Mt 25,34-36, onde Jesus se colocou, absolutamente, identificado com os famintos, com os sedentos, com os nus, com os sem moradia, com os presos. Fomos refletindo, e a partir da conjuntura nacional, percebemos que um problema gravíssimo, nos dias de hoje, é a "escravidão análoga no Brasil" |
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O evangelho dos descartados (Mt 25,31-40): anúncio aos escravos análogos no Brasil e em GoiásThe gospel of the discarded (Mt 25,31-40): announcement of similar slaves in Brazil and GoiásFomeEscravidão análogaExclusãoJustiçaHungerAnalogous slaveryExclusionJusticeCiências HumanasTeologiaEsta dissertação apresenta um estudo sobre o Jesus de Mateus que passa fome nos desvalidos. Os famintos de ontem estão presentes, hoje, entre os escravos análogos. Apesar de a abolição do trabalho escravo ter ocorrido através da Lei Áurea (desde o dia 13 de maio de 1888), nos dias atuais, continua a existir escravidão no Brasil, chamada de "escravidão análoga". O referido termo originou-se em decorrência dos fins que submetem alguns trabalhadores no Brasil, e notadamente no Estado de Goiás, os quais são equivalentes à própria escravidão de tempos passados. Sempre houve na sociedade uma organização plutocrática, e como consequência o sacrifício de camadas menos privilegiadas. Devido à necessidade capitalista de obtenção de poder a qualquer custo, o essencial, como o amor ao próximo, é um fator esquecido, tendo em vista a preponderância por alternativas não cristãs, cujo "deus" é o dinheiro. Através de pesquisas em processos relacionados à escravidão análoga, destacou-se um caso na área da Construção Civil, ocorrido no Município de Goiânia-GO, com inúmeras irregularidades, descritas como condições sub-humanas oferecidas aos trabalhadores. Desta forma, apresentamos nesta pesquisa, a possibilidade de pesquisar dois temas próximos: a exclusão no evangelho de Mateus e a exclusão no Brasil dos escravos análogos. O Reino de Deus só existe onde a Justiça existe na comunidade, concretamente. Todo evangelho mateano tem a Justiça como tema central. Motivamo-nos, especialmente, com o texto de Mt 25,34-36, onde Jesus se colocou, absolutamente, identificado com os famintos, com os sedentos, com os nus, com os sem moradia, com os presos. Fomos refletindo, e a partir da conjuntura nacional, percebemos que um problema gravíssimo, nos dias de hoje, é a "escravidão análoga no Brasil"This dissertation presents a study on the Jesus of Mateus who starves in the underprivileged. Yesterday's hungry are present today among analogous slaves. Although the abolition of slave labor took place through the Lei Áurea (since May 13, 1888), slavery still exists in Brazil today, called "analogous slavery". The referred term originated as a result of the purposes that subject some workers in Brazil, and notably in the State of Goiás, which are equivalent to the slavery of past times. There has always been a plutocratic organization in society, and as a consequence, the sacrifice of less privileged strata. Due to the capitalist need to obtain power at any cost, the essential, such as love of neighbor, is a forgotten factor, given the preponderance of nonChristian alternatives, whose "god" is money. Through research in processes related to analogous slavery, a case in the area of Civil Construction, occurred in the Municipality of Goiânia-GO, with numerous irregularities, described as SUB-HUMAN CONDITIONS offered to workers. In this way, we present in this research the possibility of researching two similar themes: the exclusion in the Gospel of Matthew and the exclusion in Brazil of analogous slaves. The Kingdom of God only exists where Justice exists in the community, concretely. Every Matthew gospel has Justice as its central theme. We are motivated, especially, by the text of Mt 25,34-36, where Jesus placed himself, absolutely, identified with the hungry, with the thirsty, with the naked, with the homeless, with the prisoners. We reflected, and from the national conjuncture, we realized that a very serious problem, nowadays, is "analogous slavery in Brazil"Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoFerreira, Joel Antoniohttp://lattes.cnpq.br/7610590480120003Ferreira, Joel AntônioSilva, Valmor daCoelho, Alexandre de Siqueira CamposDias, Felipe Beltrão2023-06-12T18:00:48Z2023-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Felipe Beltrão. O evangelho dos descartados (Mt 25,31-40): anúncio aos escravos análogos no Brasil e em Goiás. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4882porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-07-12T18:27:25Zoai:ambar:tede/4882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-07-12T18:27:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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