As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4661 |
Resumo: | Esta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, elegeu como objeto de pesquisa demonstrar que as contribuições de Malaguzzi para a Educação Infantil fazem dele um intelectual sistematizador de teorias formuladas no campo da Educação Infantil. O objeto apontou o problema de pesquisa: "Qual seria a contribuição da proposta pedagógica de Loris Malaguzzi para a Educação Infantil?". Para apreender o problema, o método História do Intelectual se revelou como aquele que auxiliaria na construção do objeto, haja vista a possibilidade de interpretar um texto histórico em seu contexto de produção, no intuito de verificar a intenção que se evidencia no texto do autor ao registrar suas ideias. Inicialmente planejada para uma visita à Itália, impossibilitada pela Pandemia da Covid-19, foi necessário alteramos a pesquisa para um estudo bibliográfico e documental, com aporte em Malaguzzi (1995), Vieira (2008), Istoreco (2020), Paola Gagliari (2018); Edward, Gandini e Forman (1999); Hoyuelos (2013) e Vecchi (2017). Quanto ao objetivo geral, qual seja, buscamos analisar as concepções de Loris Malaguzzi e as contribuições de sua proposta pedagógica para a Educação Infantil, que conduziu aos objetivos específicos, geradores dos três capítulos desta tese, quais sejam: Capítulo I - Loris Malaguzzi: uma história de vida e um projeto de educação que ganha visibilidade no mundo. Capítulo II - Loris Malaguzzi: em busca da explicação teórica de sua proposta pedagógica para educação da infância. Capítulo III - Loris Malaguzzi: um intelectual que sistematizou uma proposta pedagógica baseada na experiência estética para a educação infantil. Nas Considerações Finais, apresentamos as conclusões formuladas a partir do estudo investigativo, no intuito de incentivar mais pesquisas sobre a proposta pedagógica de Malaguzzi cujo modelo para a educação infantil teve recepção e circulação ainda hoje mantidos no campo educacional. Assim, pelo retrospecto histórico, apresentamos Loris Malaguzzi como um intelectual da educação, explicitando as proposições que elaborou ao difundir um modo próprio de pensar a organização pedagógica da Educação Infantil. A percepção distinta deste intelectual sobre a criança, em confronto com os registros históricos e a prática da época, revelam a inovação da sua proposta como educador. Trata-se de um estudo que possibilita aprender, com a proposta deste intelectual que foi protagonista de uma filosofia da educação capaz de inovar e criar, desafiando a construir novos espaços para aprender e apreender as Cem Linguagens que uma criança é capaz de construir. A pesquisa realizada endossa o papel de programas de Pós-Graduação em Educação apresentar o papel dos intelectuais na construção de um projeto pedagógico para a educação infantil, a exemplo de Malaguzzi, um intelectual que militou em prol da institucionalização da Educação Infantil e da construção da identidade da criança partindo da compreensão da criança como um ser em processo de formação integral |
id |
PUC_GO_fc08b92be413214096f7b7668dd3a843 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4661 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicasLoris Malaguzzi's conceptions for early childhood education: contributions to pedagogical practicesMalaguzzi. Concepções Pedagógicas. Infâncias ricas de potencialidadesMalaguzzi. Pedagogical Concepts. Childhoods rich in potentialitiesCiências Humanas: EducaçãoEsta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, elegeu como objeto de pesquisa demonstrar que as contribuições de Malaguzzi para a Educação Infantil fazem dele um intelectual sistematizador de teorias formuladas no campo da Educação Infantil. O objeto apontou o problema de pesquisa: "Qual seria a contribuição da proposta pedagógica de Loris Malaguzzi para a Educação Infantil?". Para apreender o problema, o método História do Intelectual se revelou como aquele que auxiliaria na construção do objeto, haja vista a possibilidade de interpretar um texto histórico em seu contexto de produção, no intuito de verificar a intenção que se evidencia no texto do autor ao registrar suas ideias. Inicialmente planejada para uma visita à Itália, impossibilitada pela Pandemia da Covid-19, foi necessário alteramos a pesquisa para um estudo bibliográfico e documental, com aporte em Malaguzzi (1995), Vieira (2008), Istoreco (2020), Paola Gagliari (2018); Edward, Gandini e Forman (1999); Hoyuelos (2013) e Vecchi (2017). Quanto ao objetivo geral, qual seja, buscamos analisar as concepções de Loris Malaguzzi e as contribuições de sua proposta pedagógica para a Educação Infantil, que conduziu aos objetivos específicos, geradores dos três capítulos desta tese, quais sejam: Capítulo I - Loris Malaguzzi: uma história de vida e um projeto de educação que ganha visibilidade no mundo. Capítulo II - Loris Malaguzzi: em busca da explicação teórica de sua proposta pedagógica para educação da infância. Capítulo III - Loris Malaguzzi: um intelectual que sistematizou uma proposta pedagógica baseada na experiência estética para a educação infantil. Nas Considerações Finais, apresentamos as conclusões formuladas a partir do estudo investigativo, no intuito de incentivar mais pesquisas sobre a proposta pedagógica de Malaguzzi cujo modelo para a educação infantil teve recepção e circulação ainda hoje mantidos no campo educacional. Assim, pelo retrospecto histórico, apresentamos Loris Malaguzzi como um intelectual da educação, explicitando as proposições que elaborou ao difundir um modo próprio de pensar a organização pedagógica da Educação Infantil. A percepção distinta deste intelectual sobre a criança, em confronto com os registros históricos e a prática da época, revelam a inovação da sua proposta como educador. Trata-se de um estudo que possibilita aprender, com a proposta deste intelectual que foi protagonista de uma filosofia da educação capaz de inovar e criar, desafiando a construir novos espaços para aprender e apreender as Cem Linguagens que uma criança é capaz de construir. A pesquisa realizada endossa o papel de programas de Pós-Graduação em Educação apresentar o papel dos intelectuais na construção de um projeto pedagógico para a educação infantil, a exemplo de Malaguzzi, um intelectual que militou em prol da institucionalização da Educação Infantil e da construção da identidade da criança partindo da compreensão da criança como um ser em processo de formação integralThis investigation, affiliated to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Postgraduate Program in Education, of the Pontifical Catholic University of Goiás, chose as a research object to demonstrate that Malaguzzi's contributions to Early Childhood Education make him an intellectual systematizer of theories formulated in the field of Early Childhood Education. The object pointed out the research problem: "What would be the contribution of Loris Malaguzzi's pedagogical proposal to Early Childhood Education?". To apprehend the problem, the History of the Intellectual method revealed itself as the one that would help in the construction of the object, given the possibility of interpreting a historical text in its production context, in order to verify the intention that is evident in the author's text to register your ideas. Initially planned for a visit to Italy, made impossible by the Covid-19 Pandemic, it was necessary to change the research to a bibliographic and documentary study, with input in Malaguzzi (1995), Vieira (2008), Istoreco (2020), Paola Gagliari (2018); Edward, Gandini and Forman (1999); Hoyuelos (2013) and Vecchi (2017). As for the general objective, that is, we seek to analyze Loris Malaguzzi's conceptions and the contributions of his pedagogical proposal for Early Childhood Education, which led to the specific objectives, generators of the three chapters of this thesis, namely: Chapter I - Loris Malaguzzi: a life story and an education project that gains visibility in the world. Chapter II - Loris Malaguzzi: in search of a theoretical explanation of his pedagogical proposal for childhood education. Chapter III - Loris Malaguzzi: an intellectual who systematized a pedagogical proposal based on aesthetic experience for early childhood education. In the Final Considerations, we present the conclusions drawn from the investigative study, in order to encourage more research on Malaguzzi's pedagogical proposal, whose model for early childhood education had reception and circulation that is still maintained in the educational field. Thus, through the historical retrospective, we present Loris Malaguzzi as an intellectual of education, explaining the propositions that he elaborated when spreading his own way of thinking about the pedagogical organization of Early Childhood Education. The distinct perception of this intellectual about the child, in comparison with the historical records and the practice of the time, reveal the innovation of his proposal as an educator. This is a study that makes learning possible, with the proposal of this intellectual who was the protagonist of a philosophy of education capable of innovating and creating, challenging to build new spaces to learn and apprehend the Hundred Languages that a child is able to build. The research carried out endorses the role of Graduate Programs in Education to present the role of intellectuals in the construction of a pedagogical project for early childhood education, such as Malaguzzi, an intellectual who militated for the institutionalization of Early Childhood Education and the construction of identity of the child starting from the understanding of the child as a being in a process of integral formationPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Ramos Neto, João OliveiraNetto, Aristóteles Mesquita de LimaPessoni, Lucineide Maria de LimaFreitas, Raquel Aparecida Marra da MadeiraNeto, João Oliveira RamosTiballi, Elianda F. ArantesSilva, Milian Daniane Mendes Ivo2021-07-30T17:40:23Z2021-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSilva, Milian Daniane Mendes Ivo. As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicas. 2021. 140 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-07-31T04:00:34Zoai:ambar:tede/4661Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-07-31T04:00:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicas Loris Malaguzzi's conceptions for early childhood education: contributions to pedagogical practices |
title |
As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicas |
spellingShingle |
As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicas Silva, Milian Daniane Mendes Ivo Malaguzzi. Concepções Pedagógicas. Infâncias ricas de potencialidades Malaguzzi. Pedagogical Concepts. Childhoods rich in potentialities Ciências Humanas: Educação |
title_short |
As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicas |
title_full |
As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicas |
title_fullStr |
As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicas |
title_sort |
As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicas |
author |
Silva, Milian Daniane Mendes Ivo |
author_facet |
Silva, Milian Daniane Mendes Ivo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes http://lattes.cnpq.br/1828025455687021 Ramos Neto, João Oliveira Netto, Aristóteles Mesquita de Lima Pessoni, Lucineide Maria de Lima Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira Neto, João Oliveira Ramos Tiballi, Elianda F. Arantes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Milian Daniane Mendes Ivo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Malaguzzi. Concepções Pedagógicas. Infâncias ricas de potencialidades Malaguzzi. Pedagogical Concepts. Childhoods rich in potentialities Ciências Humanas: Educação |
topic |
Malaguzzi. Concepções Pedagógicas. Infâncias ricas de potencialidades Malaguzzi. Pedagogical Concepts. Childhoods rich in potentialities Ciências Humanas: Educação |
description |
Esta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, elegeu como objeto de pesquisa demonstrar que as contribuições de Malaguzzi para a Educação Infantil fazem dele um intelectual sistematizador de teorias formuladas no campo da Educação Infantil. O objeto apontou o problema de pesquisa: "Qual seria a contribuição da proposta pedagógica de Loris Malaguzzi para a Educação Infantil?". Para apreender o problema, o método História do Intelectual se revelou como aquele que auxiliaria na construção do objeto, haja vista a possibilidade de interpretar um texto histórico em seu contexto de produção, no intuito de verificar a intenção que se evidencia no texto do autor ao registrar suas ideias. Inicialmente planejada para uma visita à Itália, impossibilitada pela Pandemia da Covid-19, foi necessário alteramos a pesquisa para um estudo bibliográfico e documental, com aporte em Malaguzzi (1995), Vieira (2008), Istoreco (2020), Paola Gagliari (2018); Edward, Gandini e Forman (1999); Hoyuelos (2013) e Vecchi (2017). Quanto ao objetivo geral, qual seja, buscamos analisar as concepções de Loris Malaguzzi e as contribuições de sua proposta pedagógica para a Educação Infantil, que conduziu aos objetivos específicos, geradores dos três capítulos desta tese, quais sejam: Capítulo I - Loris Malaguzzi: uma história de vida e um projeto de educação que ganha visibilidade no mundo. Capítulo II - Loris Malaguzzi: em busca da explicação teórica de sua proposta pedagógica para educação da infância. Capítulo III - Loris Malaguzzi: um intelectual que sistematizou uma proposta pedagógica baseada na experiência estética para a educação infantil. Nas Considerações Finais, apresentamos as conclusões formuladas a partir do estudo investigativo, no intuito de incentivar mais pesquisas sobre a proposta pedagógica de Malaguzzi cujo modelo para a educação infantil teve recepção e circulação ainda hoje mantidos no campo educacional. Assim, pelo retrospecto histórico, apresentamos Loris Malaguzzi como um intelectual da educação, explicitando as proposições que elaborou ao difundir um modo próprio de pensar a organização pedagógica da Educação Infantil. A percepção distinta deste intelectual sobre a criança, em confronto com os registros históricos e a prática da época, revelam a inovação da sua proposta como educador. Trata-se de um estudo que possibilita aprender, com a proposta deste intelectual que foi protagonista de uma filosofia da educação capaz de inovar e criar, desafiando a construir novos espaços para aprender e apreender as Cem Linguagens que uma criança é capaz de construir. A pesquisa realizada endossa o papel de programas de Pós-Graduação em Educação apresentar o papel dos intelectuais na construção de um projeto pedagógico para a educação infantil, a exemplo de Malaguzzi, um intelectual que militou em prol da institucionalização da Educação Infantil e da construção da identidade da criança partindo da compreensão da criança como um ser em processo de formação integral |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-30T17:40:23Z 2021-06-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Milian Daniane Mendes Ivo. As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicas. 2021. 140 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4661 |
identifier_str_mv |
Silva, Milian Daniane Mendes Ivo. As concepções de Loris Malaguzzi para a educação infantil: contribuições para as práticas pedagógicas. 2021. 140 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202273095516160 |