Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Graziela Felipe
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60363
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as contribuições do pedagogo italiano Loris Malaguzzi para a construção de práticas pedagógicas participativas na Educação Infantil. A pesquisa busca compreender a concepção de criança, educação e professor/a presente nas teses e dissertações publicadas sobre protagonismo infantil, escuta e participação das crianças na Educação Infantil embasadas no pensamento de Malaguzzi e abordagem pedagógica de Reggio Emilia. A metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica, contou com um levantamento realizado nas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES e Biblioteca de Teses e Dissertações USP, entre os anos de 2005 a 2019, fazendo um estudo dos resultados das pesquisas publicadas no Brasil. A pesquisa busca contribuir para a construção de uma pedagogia própria para a infância, uma pedagogia que respeite os direitos das crianças pequenas à participação.
id UFSP_d49b2635d59f89a6f8af07063ec53f60
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60363
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com criançasDialogues with Loris Malaguzzi: in search of a participatory pedagogy with childrenLoris Malaguzzi. Reggio Emilia. Educação Infantil. Pedagogia da Infância. Pedagogia participativa.Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as contribuições do pedagogo italiano Loris Malaguzzi para a construção de práticas pedagógicas participativas na Educação Infantil. A pesquisa busca compreender a concepção de criança, educação e professor/a presente nas teses e dissertações publicadas sobre protagonismo infantil, escuta e participação das crianças na Educação Infantil embasadas no pensamento de Malaguzzi e abordagem pedagógica de Reggio Emilia. A metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica, contou com um levantamento realizado nas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES e Biblioteca de Teses e Dissertações USP, entre os anos de 2005 a 2019, fazendo um estudo dos resultados das pesquisas publicadas no Brasil. A pesquisa busca contribuir para a construção de uma pedagogia própria para a infância, uma pedagogia que respeite os direitos das crianças pequenas à participação.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloFinco, Danielahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762303U4Gonçalves, Maria Graziela Felipe2021-03-11T19:39:29Z2021-03-11T19:39:29Z2021-02-22info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion63 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T11:32:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60363Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T11:32:32Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças
Dialogues with Loris Malaguzzi: in search of a participatory pedagogy with children
title Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças
spellingShingle Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças
Gonçalves, Maria Graziela Felipe
Loris Malaguzzi. Reggio Emilia. Educação Infantil. Pedagogia da Infância. Pedagogia participativa.
title_short Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças
title_full Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças
title_fullStr Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças
title_full_unstemmed Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças
title_sort Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças
author Gonçalves, Maria Graziela Felipe
author_facet Gonçalves, Maria Graziela Felipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Finco, Daniela
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762303U4
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Maria Graziela Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Loris Malaguzzi. Reggio Emilia. Educação Infantil. Pedagogia da Infância. Pedagogia participativa.
topic Loris Malaguzzi. Reggio Emilia. Educação Infantil. Pedagogia da Infância. Pedagogia participativa.
description Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as contribuições do pedagogo italiano Loris Malaguzzi para a construção de práticas pedagógicas participativas na Educação Infantil. A pesquisa busca compreender a concepção de criança, educação e professor/a presente nas teses e dissertações publicadas sobre protagonismo infantil, escuta e participação das crianças na Educação Infantil embasadas no pensamento de Malaguzzi e abordagem pedagógica de Reggio Emilia. A metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica, contou com um levantamento realizado nas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES e Biblioteca de Teses e Dissertações USP, entre os anos de 2005 a 2019, fazendo um estudo dos resultados das pesquisas publicadas no Brasil. A pesquisa busca contribuir para a construção de uma pedagogia própria para a infância, uma pedagogia que respeite os direitos das crianças pequenas à participação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-11T19:39:29Z
2021-03-11T19:39:29Z
2021-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60363
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268428500860928