Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60363 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as contribuições do pedagogo italiano Loris Malaguzzi para a construção de práticas pedagógicas participativas na Educação Infantil. A pesquisa busca compreender a concepção de criança, educação e professor/a presente nas teses e dissertações publicadas sobre protagonismo infantil, escuta e participação das crianças na Educação Infantil embasadas no pensamento de Malaguzzi e abordagem pedagógica de Reggio Emilia. A metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica, contou com um levantamento realizado nas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES e Biblioteca de Teses e Dissertações USP, entre os anos de 2005 a 2019, fazendo um estudo dos resultados das pesquisas publicadas no Brasil. A pesquisa busca contribuir para a construção de uma pedagogia própria para a infância, uma pedagogia que respeite os direitos das crianças pequenas à participação. |
id |
UFSP_d49b2635d59f89a6f8af07063ec53f60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60363 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com criançasDialogues with Loris Malaguzzi: in search of a participatory pedagogy with childrenLoris Malaguzzi. Reggio Emilia. Educação Infantil. Pedagogia da Infância. Pedagogia participativa.Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as contribuições do pedagogo italiano Loris Malaguzzi para a construção de práticas pedagógicas participativas na Educação Infantil. A pesquisa busca compreender a concepção de criança, educação e professor/a presente nas teses e dissertações publicadas sobre protagonismo infantil, escuta e participação das crianças na Educação Infantil embasadas no pensamento de Malaguzzi e abordagem pedagógica de Reggio Emilia. A metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica, contou com um levantamento realizado nas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES e Biblioteca de Teses e Dissertações USP, entre os anos de 2005 a 2019, fazendo um estudo dos resultados das pesquisas publicadas no Brasil. A pesquisa busca contribuir para a construção de uma pedagogia própria para a infância, uma pedagogia que respeite os direitos das crianças pequenas à participação.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloFinco, Danielahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762303U4Gonçalves, Maria Graziela Felipe2021-03-11T19:39:29Z2021-03-11T19:39:29Z2021-02-22info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion63 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T11:32:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60363Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T11:32:32Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças Dialogues with Loris Malaguzzi: in search of a participatory pedagogy with children |
title |
Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças |
spellingShingle |
Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças Gonçalves, Maria Graziela Felipe Loris Malaguzzi. Reggio Emilia. Educação Infantil. Pedagogia da Infância. Pedagogia participativa. |
title_short |
Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças |
title_full |
Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças |
title_fullStr |
Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças |
title_full_unstemmed |
Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças |
title_sort |
Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças |
author |
Gonçalves, Maria Graziela Felipe |
author_facet |
Gonçalves, Maria Graziela Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Finco, Daniela http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762303U4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Graziela Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Loris Malaguzzi. Reggio Emilia. Educação Infantil. Pedagogia da Infância. Pedagogia participativa. |
topic |
Loris Malaguzzi. Reggio Emilia. Educação Infantil. Pedagogia da Infância. Pedagogia participativa. |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as contribuições do pedagogo italiano Loris Malaguzzi para a construção de práticas pedagógicas participativas na Educação Infantil. A pesquisa busca compreender a concepção de criança, educação e professor/a presente nas teses e dissertações publicadas sobre protagonismo infantil, escuta e participação das crianças na Educação Infantil embasadas no pensamento de Malaguzzi e abordagem pedagógica de Reggio Emilia. A metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica, contou com um levantamento realizado nas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES e Biblioteca de Teses e Dissertações USP, entre os anos de 2005 a 2019, fazendo um estudo dos resultados das pesquisas publicadas no Brasil. A pesquisa busca contribuir para a construção de uma pedagogia própria para a infância, uma pedagogia que respeite os direitos das crianças pequenas à participação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-11T19:39:29Z 2021-03-11T19:39:29Z 2021-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60363 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
63 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268428500860928 |