AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17407 |
Resumo: | A Internet e o Mobile Banking ampliaram o acesso aos serviços bancários, sendo um canal de relacionamento e de fornecimento de informações que baseiam decisões diárias das pessoas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a Qualidade da Informação (QI) na ótica de usuários de Internet Banking (IB) ou Mobile Banking (MB). Foram realizados dois surveys. O primeiro com 106 participantes visando levantar cinco dimensões consideradas mais importantes por clientes bancários para avaliação da QI e o segundo com 201 usuários de IB ou MB com aplicação do instrumento Assessment Information Quality Methodology (AIMQ), proposto por de Lee et al. (2002). Utilizaram-se testes não paramétricos (Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e o Coeficiente de Correlação de Spearman) nas análises dos dados. Os resultados mostraram que informações disponibilizadas em portais de IB ou aplicativos MB são percebidas como de elevada QI. Esses resultados da pesquisa convergem para o atendimento de expectativas de alta qualidade da Informação nesse canal de autosserviço. |
id |
PUC_MG-1_0b3df83a29d268d9b29d8cd6407227f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17407 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOSQualidade da Informação. Internet Banking. Mobile Banking.A Internet e o Mobile Banking ampliaram o acesso aos serviços bancários, sendo um canal de relacionamento e de fornecimento de informações que baseiam decisões diárias das pessoas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a Qualidade da Informação (QI) na ótica de usuários de Internet Banking (IB) ou Mobile Banking (MB). Foram realizados dois surveys. O primeiro com 106 participantes visando levantar cinco dimensões consideradas mais importantes por clientes bancários para avaliação da QI e o segundo com 201 usuários de IB ou MB com aplicação do instrumento Assessment Information Quality Methodology (AIMQ), proposto por de Lee et al. (2002). Utilizaram-se testes não paramétricos (Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e o Coeficiente de Correlação de Spearman) nas análises dos dados. Os resultados mostraram que informações disponibilizadas em portais de IB ou aplicativos MB são percebidas como de elevada QI. Esses resultados da pesquisa convergem para o atendimento de expectativas de alta qualidade da Informação nesse canal de autosserviço.Editora PUC Minas2018-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1740710.5752/P.1984-6606.2018v18n49p88-102Revista Economia & Gestão; v. 18 n. 49 (2018): E&G - JAN/ABR; 88-1021984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17407/13486Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMesquita , João Victor PinheiroFarias, Josivania Silva2019-09-16T02:51:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17407Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2019-09-16T02:51:49Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOS |
title |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOS |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOS Mesquita , João Victor Pinheiro Qualidade da Informação. Internet Banking. Mobile Banking. |
title_short |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOS |
title_full |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOS |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOS |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOS |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA EM SISTEMAS DE INTERNET BANKING E MOBILE BANKING NA ÓTICA DE USUÁRIOS |
author |
Mesquita , João Victor Pinheiro |
author_facet |
Mesquita , João Victor Pinheiro Farias, Josivania Silva |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Josivania Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita , João Victor Pinheiro Farias, Josivania Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade da Informação. Internet Banking. Mobile Banking. |
topic |
Qualidade da Informação. Internet Banking. Mobile Banking. |
description |
A Internet e o Mobile Banking ampliaram o acesso aos serviços bancários, sendo um canal de relacionamento e de fornecimento de informações que baseiam decisões diárias das pessoas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a Qualidade da Informação (QI) na ótica de usuários de Internet Banking (IB) ou Mobile Banking (MB). Foram realizados dois surveys. O primeiro com 106 participantes visando levantar cinco dimensões consideradas mais importantes por clientes bancários para avaliação da QI e o segundo com 201 usuários de IB ou MB com aplicação do instrumento Assessment Information Quality Methodology (AIMQ), proposto por de Lee et al. (2002). Utilizaram-se testes não paramétricos (Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e o Coeficiente de Correlação de Spearman) nas análises dos dados. Os resultados mostraram que informações disponibilizadas em portais de IB ou aplicativos MB são percebidas como de elevada QI. Esses resultados da pesquisa convergem para o atendimento de expectativas de alta qualidade da Informação nesse canal de autosserviço. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17407 10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p88-102 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17407 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p88-102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17407/13486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 18 n. 49 (2018): E&G - JAN/ABR; 88-102 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124679799078912 |