APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira da Silva, Clayton Robson
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira Castro Oliveira, Laís, Silva Costa, Eva Maria, Gomes Bezerra, Francisco Adriano, Silveira Fontenele, Raimundo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/506
Resumo: Esta pesquisa analisou o potencial empreendedor e a intenção empreendedora de estudantes da educação profissional no Ceará, por meio de uma pesquisa do tipo survey, com 477 estudantes. Os resultados indicam que os alunos do curso de comércio apresentaram intenção empreendedora superior em relação aos demais cursos, e que a intenção empreendedora é explicada por algumas características do potencial empreendedor. Assim, a pesquisa contribui para o campo da educação profissional à medida em que verificou fatores associados à intenção empreendedora de estudantes, preenchendo uma lacuna na literatura no que concerne ao perfil empreendedor de estudantes dessa modalidade de ensino, dando destaque a uma política de educação orientada ao empreendedorismo e à formação profissional para o trabalho.
id IFES-1_e3a1271f6c5b4679d5a64468dc8330f3
oai_identifier_str oai::article/506
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁEmpreendedorismoPerfil EmpreendedorPotencial EmpreendedorIntenção EmpreendedoraEducação ProfissionalEsta pesquisa analisou o potencial empreendedor e a intenção empreendedora de estudantes da educação profissional no Ceará, por meio de uma pesquisa do tipo survey, com 477 estudantes. Os resultados indicam que os alunos do curso de comércio apresentaram intenção empreendedora superior em relação aos demais cursos, e que a intenção empreendedora é explicada por algumas características do potencial empreendedor. Assim, a pesquisa contribui para o campo da educação profissional à medida em que verificou fatores associados à intenção empreendedora de estudantes, preenchendo uma lacuna na literatura no que concerne ao perfil empreendedor de estudantes dessa modalidade de ensino, dando destaque a uma política de educação orientada ao empreendedorismo e à formação profissional para o trabalho.EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/50610.36524/profept.v4i3.506Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 167-1932594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/506/635Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira da Silva, Clayton RobsonVieira Castro Oliveira, LaísSilva Costa, Eva MariaGomes Bezerra, Francisco AdrianoSilveira Fontenele, Raimundo Eduardo2021-02-10T21:36:37Zoai::article/506Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.811211Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ
title APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ
spellingShingle APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ
Moreira da Silva, Clayton Robson
Empreendedorismo
Perfil Empreendedor
Potencial Empreendedor
Intenção Empreendedora
Educação Profissional
title_short APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ
title_full APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ
title_fullStr APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ
title_full_unstemmed APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ
title_sort APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ
author Moreira da Silva, Clayton Robson
author_facet Moreira da Silva, Clayton Robson
Vieira Castro Oliveira, Laís
Silva Costa, Eva Maria
Gomes Bezerra, Francisco Adriano
Silveira Fontenele, Raimundo Eduardo
author_role author
author2 Vieira Castro Oliveira, Laís
Silva Costa, Eva Maria
Gomes Bezerra, Francisco Adriano
Silveira Fontenele, Raimundo Eduardo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira da Silva, Clayton Robson
Vieira Castro Oliveira, Laís
Silva Costa, Eva Maria
Gomes Bezerra, Francisco Adriano
Silveira Fontenele, Raimundo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Perfil Empreendedor
Potencial Empreendedor
Intenção Empreendedora
Educação Profissional
topic Empreendedorismo
Perfil Empreendedor
Potencial Empreendedor
Intenção Empreendedora
Educação Profissional
description Esta pesquisa analisou o potencial empreendedor e a intenção empreendedora de estudantes da educação profissional no Ceará, por meio de uma pesquisa do tipo survey, com 477 estudantes. Os resultados indicam que os alunos do curso de comércio apresentaram intenção empreendedora superior em relação aos demais cursos, e que a intenção empreendedora é explicada por algumas características do potencial empreendedor. Assim, a pesquisa contribui para o campo da educação profissional à medida em que verificou fatores associados à intenção empreendedora de estudantes, preenchendo uma lacuna na literatura no que concerne ao perfil empreendedor de estudantes dessa modalidade de ensino, dando destaque a uma política de educação orientada ao empreendedorismo e à formação profissional para o trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/506
10.36524/profept.v4i3.506
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/506
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4i3.506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/506/635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 167-193
2594-4827
10.36524/profept.v4i3
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029395369984