Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alceu
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Avila, Silvio Cesar, Silva, Wesley Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/8
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a construção de um modelo hedônico visando a estimar a relaçãopreço-satisfação na compra de veículos populares novos. Tomou-se como hipótese inicial o fatode os preços dos veículos serem formados em função da presença ou não de determinado atributo,valendo-se da técnica de análise de regressão linear múltipla para determinar quais variáveis compõem o preço final do veículo. Os resultados auferidos a partir dos dados coletados de cinco montadoras instaladas no país levam à conclusão de que as variáveis mais importantes na composição do preço são air bag, ar-condicionado, direção hidráulica e carroceria sedan, enquanto as variáveis de menor importância, identificadas pelo modelo, são limpador e desembaçador de vidros traseiros, aquecedor e pintura metálica.
id PUC_MG-1_2c658bb170f5472f446a6d5a26a27ee8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículosEste trabalho tem como objetivo a construção de um modelo hedônico visando a estimar a relaçãopreço-satisfação na compra de veículos populares novos. Tomou-se como hipótese inicial o fatode os preços dos veículos serem formados em função da presença ou não de determinado atributo,valendo-se da técnica de análise de regressão linear múltipla para determinar quais variáveis compõem o preço final do veículo. Os resultados auferidos a partir dos dados coletados de cinco montadoras instaladas no país levam à conclusão de que as variáveis mais importantes na composição do preço são air bag, ar-condicionado, direção hidráulica e carroceria sedan, enquanto as variáveis de menor importância, identificadas pelo modelo, são limpador e desembaçador de vidros traseiros, aquecedor e pintura metálica.Editora PUC Minas2008-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/8Revista Economia & Gestão; v. 7 n. 15 (2007): E&G - 2/2007; 31-451984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/8/6Souza, AlceuAvila, Silvio CesarSilva, Wesley Vieira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:48Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos
title Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos
spellingShingle Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos
Souza, Alceu
title_short Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos
title_full Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos
title_fullStr Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos
title_full_unstemmed Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos
title_sort Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos
author Souza, Alceu
author_facet Souza, Alceu
Avila, Silvio Cesar
Silva, Wesley Vieira da
author_role author
author2 Avila, Silvio Cesar
Silva, Wesley Vieira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alceu
Avila, Silvio Cesar
Silva, Wesley Vieira da
description Este trabalho tem como objetivo a construção de um modelo hedônico visando a estimar a relaçãopreço-satisfação na compra de veículos populares novos. Tomou-se como hipótese inicial o fatode os preços dos veículos serem formados em função da presença ou não de determinado atributo,valendo-se da técnica de análise de regressão linear múltipla para determinar quais variáveis compõem o preço final do veículo. Os resultados auferidos a partir dos dados coletados de cinco montadoras instaladas no país levam à conclusão de que as variáveis mais importantes na composição do preço são air bag, ar-condicionado, direção hidráulica e carroceria sedan, enquanto as variáveis de menor importância, identificadas pelo modelo, são limpador e desembaçador de vidros traseiros, aquecedor e pintura metálica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/8
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/8/6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 7 n. 15 (2007): E&G - 2/2007; 31-45
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124673867284480