Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/8 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo a construção de um modelo hedônico visando a estimar a relaçãopreço-satisfação na compra de veículos populares novos. Tomou-se como hipótese inicial o fatode os preços dos veículos serem formados em função da presença ou não de determinado atributo,valendo-se da técnica de análise de regressão linear múltipla para determinar quais variáveis compõem o preço final do veículo. Os resultados auferidos a partir dos dados coletados de cinco montadoras instaladas no país levam à conclusão de que as variáveis mais importantes na composição do preço são air bag, ar-condicionado, direção hidráulica e carroceria sedan, enquanto as variáveis de menor importância, identificadas pelo modelo, são limpador e desembaçador de vidros traseiros, aquecedor e pintura metálica. |
id |
PUC_MG-1_2c658bb170f5472f446a6d5a26a27ee8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículosEste trabalho tem como objetivo a construção de um modelo hedônico visando a estimar a relaçãopreço-satisfação na compra de veículos populares novos. Tomou-se como hipótese inicial o fatode os preços dos veículos serem formados em função da presença ou não de determinado atributo,valendo-se da técnica de análise de regressão linear múltipla para determinar quais variáveis compõem o preço final do veículo. Os resultados auferidos a partir dos dados coletados de cinco montadoras instaladas no país levam à conclusão de que as variáveis mais importantes na composição do preço são air bag, ar-condicionado, direção hidráulica e carroceria sedan, enquanto as variáveis de menor importância, identificadas pelo modelo, são limpador e desembaçador de vidros traseiros, aquecedor e pintura metálica.Editora PUC Minas2008-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/8Revista Economia & Gestão; v. 7 n. 15 (2007): E&G - 2/2007; 31-451984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/8/6Souza, AlceuAvila, Silvio CesarSilva, Wesley Vieira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:48Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos |
title |
Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos |
spellingShingle |
Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos Souza, Alceu |
title_short |
Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos |
title_full |
Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos |
title_fullStr |
Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos |
title_full_unstemmed |
Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos |
title_sort |
Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos |
author |
Souza, Alceu |
author_facet |
Souza, Alceu Avila, Silvio Cesar Silva, Wesley Vieira da |
author_role |
author |
author2 |
Avila, Silvio Cesar Silva, Wesley Vieira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Alceu Avila, Silvio Cesar Silva, Wesley Vieira da |
description |
Este trabalho tem como objetivo a construção de um modelo hedônico visando a estimar a relaçãopreço-satisfação na compra de veículos populares novos. Tomou-se como hipótese inicial o fatode os preços dos veículos serem formados em função da presença ou não de determinado atributo,valendo-se da técnica de análise de regressão linear múltipla para determinar quais variáveis compõem o preço final do veículo. Os resultados auferidos a partir dos dados coletados de cinco montadoras instaladas no país levam à conclusão de que as variáveis mais importantes na composição do preço são air bag, ar-condicionado, direção hidráulica e carroceria sedan, enquanto as variáveis de menor importância, identificadas pelo modelo, são limpador e desembaçador de vidros traseiros, aquecedor e pintura metálica. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/8 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/8/6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 7 n. 15 (2007): E&G - 2/2007; 31-45 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124673867284480 |