Práticas políticas em relações empresariais de terceirização: um estudo de caso / Political practices in outsourcing business relations: a case study DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p127
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Data de Publicação: | 2010 |
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Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
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Resumo: | No trabalho que se apresenta, tem-se como objetivo analisar as práticas políticas associadas a relações empresariais de terceirização, o que foi feito mediante a realização de uma pesquisa qualitativa e descritiva que trata das características e variáveis existentes nesse contexto no setor de mineração de Minas Gerais. Os resultados demonstram que discurso da terceirização não se concretiza na realidade, e que a relação entre contratante e contratada é marcada pela desconfiança e oportunismo de ambas as partes, com o objetivo de auferir resultados interessantes apenas para o próprio negócio, o que contraria o discurso de parceria incondicional em prol de objetivos comuns. A ideologia embutida em tais práticas assume um papel claro no sistema, de favorecer as empresas contratantes e seus representantes em detrimento direto das contratadas, que precisam se submeter, econômica, técnica e simbolicamente, ao argumento de resultados positivos em um quadro de crescente competição. |
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Práticas políticas em relações empresariais de terceirização: um estudo de caso / Political practices in outsourcing business relations: a case study DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p127Terceirização. Relações de poder. Relações interorganizacionaisNo trabalho que se apresenta, tem-se como objetivo analisar as práticas políticas associadas a relações empresariais de terceirização, o que foi feito mediante a realização de uma pesquisa qualitativa e descritiva que trata das características e variáveis existentes nesse contexto no setor de mineração de Minas Gerais. Os resultados demonstram que discurso da terceirização não se concretiza na realidade, e que a relação entre contratante e contratada é marcada pela desconfiança e oportunismo de ambas as partes, com o objetivo de auferir resultados interessantes apenas para o próprio negócio, o que contraria o discurso de parceria incondicional em prol de objetivos comuns. A ideologia embutida em tais práticas assume um papel claro no sistema, de favorecer as empresas contratantes e seus representantes em detrimento direto das contratadas, que precisam se submeter, econômica, técnica e simbolicamente, ao argumento de resultados positivos em um quadro de crescente competição.Editora PUC Minas2010-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p12710.5752//P.1984-6606.2010v10n24p127Revista Economia & Gestão; v. 10 n. 24 (2010): E&G SET/DEZ (2010); 127-1491984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p127/2148Saraiva, Luiz Alex SilvaMoura, Sheila Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1787Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:03Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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