Perspectivas da Contribuição do Transporte Ferroviário à Eficiência da Distribuição de Combustíveis (Álcool, Diesel e Gasolina) em Minas Gerais DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n20p45 |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho foi analisar a logística de distribuição de combustível (álcool, gasolina e diesel) no Estado de Minas Gerais. Os combustíveis, dadas suas características físicas e de economicidade no transporte, são cargas consideradas cativas do transporte ferroviário. Contudo, há predomínio do transporte rodoviário reforçado pela baixa capilaridade da malha ferroviária. Foram estimados cenários de otimização e análise de sensibilidade destes resultados, sinalizando-se para valores extremamente significativos referentes a demanda reprimida no modal ferroviário, bem como seus impactos nos preços finais. |
id |
PUC_MG-1_388ab0353b7e4031262a145d2d7b7e50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/724 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas da Contribuição do Transporte Ferroviário à Eficiência da Distribuição de Combustíveis (Álcool, Diesel e Gasolina) em Minas Gerais DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45O objetivo geral deste trabalho foi analisar a logística de distribuição de combustível (álcool, gasolina e diesel) no Estado de Minas Gerais. Os combustíveis, dadas suas características físicas e de economicidade no transporte, são cargas consideradas cativas do transporte ferroviário. Contudo, há predomínio do transporte rodoviário reforçado pela baixa capilaridade da malha ferroviária. Foram estimados cenários de otimização e análise de sensibilidade destes resultados, sinalizando-se para valores extremamente significativos referentes a demanda reprimida no modal ferroviário, bem como seus impactos nos preços finais.Editora PUC Minas2009-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n20p4510.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45Revista Economia & Gestão; v. 9 n. 20 (2009): E&G Maio/Ago (2009); 45-721984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n20p45/857Moreira, Bruno César de MeloMartins, Ricardo SilveiraSilva, Guilherme Jonas Costa dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/724Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas da Contribuição do Transporte Ferroviário à Eficiência da Distribuição de Combustíveis (Álcool, Diesel e Gasolina) em Minas Gerais DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45 |
title |
Perspectivas da Contribuição do Transporte Ferroviário à Eficiência da Distribuição de Combustíveis (Álcool, Diesel e Gasolina) em Minas Gerais DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45 |
spellingShingle |
Perspectivas da Contribuição do Transporte Ferroviário à Eficiência da Distribuição de Combustíveis (Álcool, Diesel e Gasolina) em Minas Gerais DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45 Moreira, Bruno César de Melo |
title_short |
Perspectivas da Contribuição do Transporte Ferroviário à Eficiência da Distribuição de Combustíveis (Álcool, Diesel e Gasolina) em Minas Gerais DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45 |
title_full |
Perspectivas da Contribuição do Transporte Ferroviário à Eficiência da Distribuição de Combustíveis (Álcool, Diesel e Gasolina) em Minas Gerais DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45 |
title_fullStr |
Perspectivas da Contribuição do Transporte Ferroviário à Eficiência da Distribuição de Combustíveis (Álcool, Diesel e Gasolina) em Minas Gerais DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45 |
title_full_unstemmed |
Perspectivas da Contribuição do Transporte Ferroviário à Eficiência da Distribuição de Combustíveis (Álcool, Diesel e Gasolina) em Minas Gerais DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45 |
title_sort |
Perspectivas da Contribuição do Transporte Ferroviário à Eficiência da Distribuição de Combustíveis (Álcool, Diesel e Gasolina) em Minas Gerais DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45 |
author |
Moreira, Bruno César de Melo |
author_facet |
Moreira, Bruno César de Melo Martins, Ricardo Silveira Silva, Guilherme Jonas Costa da |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Ricardo Silveira Silva, Guilherme Jonas Costa da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Bruno César de Melo Martins, Ricardo Silveira Silva, Guilherme Jonas Costa da |
description |
O objetivo geral deste trabalho foi analisar a logística de distribuição de combustível (álcool, gasolina e diesel) no Estado de Minas Gerais. Os combustíveis, dadas suas características físicas e de economicidade no transporte, são cargas consideradas cativas do transporte ferroviário. Contudo, há predomínio do transporte rodoviário reforçado pela baixa capilaridade da malha ferroviária. Foram estimados cenários de otimização e análise de sensibilidade destes resultados, sinalizando-se para valores extremamente significativos referentes a demanda reprimida no modal ferroviário, bem como seus impactos nos preços finais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n20p45 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n20p45 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n20p45/857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 9 n. 20 (2009): E&G Maio/Ago (2009); 45-72 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124675152838656 |