FATORES DE ESTÍMULO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MINEIRAS DE MANUFATURADOS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p23 |
Resumo: | Este artigo, realizado por meio de um survey, tem por objetivos descrever as características atuais da internacionalização de empresas mineiras vinculadas ao setor de manufatura, identificar os tipos de estímulos que impulsionam as atividades internacionais das empresas participantes do estudo e revelar a estrutura subjacente aos aspectos que direcionaram os seus negócios internacionais. Os resultados encontrados evidenciam que as empresas estudadas são mais significativamente estimuladas a realizar negócios internacionais pela oportunidade de obter lucro e crescimento com as atividades no exterior, pela perspectiva de acesso a novas fontes de recursos e por aspectos de ordem gerencial em termos de interesse pelos negócios internacionais e de aquisição de conhecimento. Estímulos associados à dependência do mercado doméstico e aos riscos a ele pertinentes também foram apontados como impulsionadores importantes. Três fatores extraídos pela análise fatorial revelam a estrutura que caracteriza os principais estimuladores dos negócios internacionais das empresas pesquisadas, denominados no estudo pelos nomes de pressão no mercado doméstico, orientação gerencial e orientação para o produto. |
id |
PUC_MG-1_54cac9ab3949d0adb97b04a537e0e13f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3985 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
FATORES DE ESTÍMULO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MINEIRAS DE MANUFATURADOS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23Internacionalizaçãomotivação internacionalempreendedorismo internacionalEste artigo, realizado por meio de um survey, tem por objetivos descrever as características atuais da internacionalização de empresas mineiras vinculadas ao setor de manufatura, identificar os tipos de estímulos que impulsionam as atividades internacionais das empresas participantes do estudo e revelar a estrutura subjacente aos aspectos que direcionaram os seus negócios internacionais. Os resultados encontrados evidenciam que as empresas estudadas são mais significativamente estimuladas a realizar negócios internacionais pela oportunidade de obter lucro e crescimento com as atividades no exterior, pela perspectiva de acesso a novas fontes de recursos e por aspectos de ordem gerencial em termos de interesse pelos negócios internacionais e de aquisição de conhecimento. Estímulos associados à dependência do mercado doméstico e aos riscos a ele pertinentes também foram apontados como impulsionadores importantes. Três fatores extraídos pela análise fatorial revelam a estrutura que caracteriza os principais estimuladores dos negócios internacionais das empresas pesquisadas, denominados no estudo pelos nomes de pressão no mercado doméstico, orientação gerencial e orientação para o produto.Editora PUC Minas2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p2310.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 39 (2015): E&G ABR/JUN; 23-441984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINShttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p23/8145Honório, Luiz Carlosporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3985Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:04Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FATORES DE ESTÍMULO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MINEIRAS DE MANUFATURADOS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23 |
title |
FATORES DE ESTÍMULO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MINEIRAS DE MANUFATURADOS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23 |
spellingShingle |
FATORES DE ESTÍMULO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MINEIRAS DE MANUFATURADOS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23 Honório, Luiz Carlos Internacionalização motivação internacional empreendedorismo internacional |
title_short |
FATORES DE ESTÍMULO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MINEIRAS DE MANUFATURADOS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23 |
title_full |
FATORES DE ESTÍMULO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MINEIRAS DE MANUFATURADOS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23 |
title_fullStr |
FATORES DE ESTÍMULO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MINEIRAS DE MANUFATURADOS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23 |
title_full_unstemmed |
FATORES DE ESTÍMULO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MINEIRAS DE MANUFATURADOS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23 |
title_sort |
FATORES DE ESTÍMULO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MINEIRAS DE MANUFATURADOS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23 |
author |
Honório, Luiz Carlos |
author_facet |
Honório, Luiz Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Honório, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização motivação internacional empreendedorismo internacional |
topic |
Internacionalização motivação internacional empreendedorismo internacional |
description |
Este artigo, realizado por meio de um survey, tem por objetivos descrever as características atuais da internacionalização de empresas mineiras vinculadas ao setor de manufatura, identificar os tipos de estímulos que impulsionam as atividades internacionais das empresas participantes do estudo e revelar a estrutura subjacente aos aspectos que direcionaram os seus negócios internacionais. Os resultados encontrados evidenciam que as empresas estudadas são mais significativamente estimuladas a realizar negócios internacionais pela oportunidade de obter lucro e crescimento com as atividades no exterior, pela perspectiva de acesso a novas fontes de recursos e por aspectos de ordem gerencial em termos de interesse pelos negócios internacionais e de aquisição de conhecimento. Estímulos associados à dependência do mercado doméstico e aos riscos a ele pertinentes também foram apontados como impulsionadores importantes. Três fatores extraídos pela análise fatorial revelam a estrutura que caracteriza os principais estimuladores dos negócios internacionais das empresas pesquisadas, denominados no estudo pelos nomes de pressão no mercado doméstico, orientação gerencial e orientação para o produto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p23 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p23 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p23/8145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 39 (2015): E&G ABR/JUN; 23-44 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124676262232064 |