A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honório,Luiz Carlos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000200007
Resumo: Este artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre o comportamento internacional da empresa sob o foco da perspectiva motivacional. Tem por objetivo identificar os tipos de estímulos que impulsionam uma empresa a atuar no exterior e examinar diferenças potenciais relacionadas ao seu comportamento motivacional, com base no tamanho da firma, nas estratégias de entrada e no envolvimento com vendas internacionais. Realizou-se um survey com 73 exportadoras brasileiras do setor de manufatura classificadas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os resultados evidenciam que fatores de ordem gerencial e associados aos mercados interno e externo impulsionam as atividades internacionais das empresas pesquisadas e que diferenças significativas se observam entre a maioria desses fatores quanto ao tamanho da firma, à complexidade das estratégias de entrada e ao envolvimento com vendas internacionais.
id MACKENZIE-2_7d97f59a18dfd826e5ccf783eae80e77
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712008000200007
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacionalInternacionalizaçãoNegócios internacionaisCaracterísticas organizacionaisMotivação internacionalEmpreendedorismo internacionalEste artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre o comportamento internacional da empresa sob o foco da perspectiva motivacional. Tem por objetivo identificar os tipos de estímulos que impulsionam uma empresa a atuar no exterior e examinar diferenças potenciais relacionadas ao seu comportamento motivacional, com base no tamanho da firma, nas estratégias de entrada e no envolvimento com vendas internacionais. Realizou-se um survey com 73 exportadoras brasileiras do setor de manufatura classificadas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os resultados evidenciam que fatores de ordem gerencial e associados aos mercados interno e externo impulsionam as atividades internacionais das empresas pesquisadas e que diferenças significativas se observam entre a maioria desses fatores quanto ao tamanho da firma, à complexidade das estratégias de entrada e ao envolvimento com vendas internacionais.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000200007RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.2 2008reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712008000200007info:eu-repo/semantics/openAccessHonório,Luiz Carlospor2012-06-13T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712008000200007Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2012-06-13T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional
title A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional
spellingShingle A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional
Honório,Luiz Carlos
Internacionalização
Negócios internacionais
Características organizacionais
Motivação internacional
Empreendedorismo internacional
title_short A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional
title_full A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional
title_fullStr A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional
title_full_unstemmed A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional
title_sort A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional
author Honório,Luiz Carlos
author_facet Honório,Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Honório,Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Negócios internacionais
Características organizacionais
Motivação internacional
Empreendedorismo internacional
topic Internacionalização
Negócios internacionais
Características organizacionais
Motivação internacional
Empreendedorismo internacional
description Este artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre o comportamento internacional da empresa sob o foco da perspectiva motivacional. Tem por objetivo identificar os tipos de estímulos que impulsionam uma empresa a atuar no exterior e examinar diferenças potenciais relacionadas ao seu comportamento motivacional, com base no tamanho da firma, nas estratégias de entrada e no envolvimento com vendas internacionais. Realizou-se um survey com 73 exportadoras brasileiras do setor de manufatura classificadas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os resultados evidenciam que fatores de ordem gerencial e associados aos mercados interno e externo impulsionam as atividades internacionais das empresas pesquisadas e que diferenças significativas se observam entre a maioria desses fatores quanto ao tamanho da firma, à complexidade das estratégias de entrada e ao envolvimento com vendas internacionais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712008000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.2 2008
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128647970422784