Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanure, Betania
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cançado, Vera Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/76
Resumo: Neste artigo, busca-se discutir a relação entre a estratégia de aquisição (motivo da compra) e as formas de integração cultural entre empresas adquirentes e adquiridas. Para demonstrar essa relação, são analisados os casos da aquisição do Banco Francês Brasileiro e do Banco do Estado de Minas Gerais pelo Banco Itaú, confrontando-os com o caso da aquisição do Banco Real pelo ABN-Amro. Os resultados demonstram que a integração se deu via assimilação quando a motivação da aquisição estava relacionada prioritariamente a questões de mercado – penetração ou expansão geográfica. Em operações voltadas para a obtenção de know-how quando a adquirida se encontrava em boa situação financeira, ou ainda apresentava estrutura maior do que a operação local da adquirente, buscou-se preservar suas características, e a integração se deu via pluralidade cultural, evoluindo para mescla.
id PUC_MG-1_641af278eaeb84de6da328ee8095c3c5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/76
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração culturalGestão internacionalFusões e aquisiçõesIntegração culturalNeste artigo, busca-se discutir a relação entre a estratégia de aquisição (motivo da compra) e as formas de integração cultural entre empresas adquirentes e adquiridas. Para demonstrar essa relação, são analisados os casos da aquisição do Banco Francês Brasileiro e do Banco do Estado de Minas Gerais pelo Banco Itaú, confrontando-os com o caso da aquisição do Banco Real pelo ABN-Amro. Os resultados demonstram que a integração se deu via assimilação quando a motivação da aquisição estava relacionada prioritariamente a questões de mercado – penetração ou expansão geográfica. Em operações voltadas para a obtenção de know-how quando a adquirida se encontrava em boa situação financeira, ou ainda apresentava estrutura maior do que a operação local da adquirente, buscou-se preservar suas características, e a integração se deu via pluralidade cultural, evoluindo para mescla.Editora PUC Minas2008-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/76Revista Economia & Gestão; v. 4 n. 8 (2004): E&G - Jul/Dez (2004)1984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/76/69Tanure, BetaniaCançado, Vera Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/76Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:49Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural
title Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural
spellingShingle Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural
Tanure, Betania
Gestão internacional
Fusões e aquisições
Integração cultural
title_short Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural
title_full Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural
title_fullStr Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural
title_full_unstemmed Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural
title_sort Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural
author Tanure, Betania
author_facet Tanure, Betania
Cançado, Vera Lúcia
author_role author
author2 Cançado, Vera Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanure, Betania
Cançado, Vera Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão internacional
Fusões e aquisições
Integração cultural
topic Gestão internacional
Fusões e aquisições
Integração cultural
description Neste artigo, busca-se discutir a relação entre a estratégia de aquisição (motivo da compra) e as formas de integração cultural entre empresas adquirentes e adquiridas. Para demonstrar essa relação, são analisados os casos da aquisição do Banco Francês Brasileiro e do Banco do Estado de Minas Gerais pelo Banco Itaú, confrontando-os com o caso da aquisição do Banco Real pelo ABN-Amro. Os resultados demonstram que a integração se deu via assimilação quando a motivação da aquisição estava relacionada prioritariamente a questões de mercado – penetração ou expansão geográfica. Em operações voltadas para a obtenção de know-how quando a adquirida se encontrava em boa situação financeira, ou ainda apresentava estrutura maior do que a operação local da adquirente, buscou-se preservar suas características, e a integração se deu via pluralidade cultural, evoluindo para mescla.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/76
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/76/69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 4 n. 8 (2004): E&G - Jul/Dez (2004)
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124673943830528