Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/76 |
Resumo: | Neste artigo, busca-se discutir a relação entre a estratégia de aquisição (motivo da compra) e as formas de integração cultural entre empresas adquirentes e adquiridas. Para demonstrar essa relação, são analisados os casos da aquisição do Banco Francês Brasileiro e do Banco do Estado de Minas Gerais pelo Banco Itaú, confrontando-os com o caso da aquisição do Banco Real pelo ABN-Amro. Os resultados demonstram que a integração se deu via assimilação quando a motivação da aquisição estava relacionada prioritariamente a questões de mercado – penetração ou expansão geográfica. Em operações voltadas para a obtenção de know-how quando a adquirida se encontrava em boa situação financeira, ou ainda apresentava estrutura maior do que a operação local da adquirente, buscou-se preservar suas características, e a integração se deu via pluralidade cultural, evoluindo para mescla. |
id |
PUC_MG-1_641af278eaeb84de6da328ee8095c3c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/76 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração culturalGestão internacionalFusões e aquisiçõesIntegração culturalNeste artigo, busca-se discutir a relação entre a estratégia de aquisição (motivo da compra) e as formas de integração cultural entre empresas adquirentes e adquiridas. Para demonstrar essa relação, são analisados os casos da aquisição do Banco Francês Brasileiro e do Banco do Estado de Minas Gerais pelo Banco Itaú, confrontando-os com o caso da aquisição do Banco Real pelo ABN-Amro. Os resultados demonstram que a integração se deu via assimilação quando a motivação da aquisição estava relacionada prioritariamente a questões de mercado – penetração ou expansão geográfica. Em operações voltadas para a obtenção de know-how quando a adquirida se encontrava em boa situação financeira, ou ainda apresentava estrutura maior do que a operação local da adquirente, buscou-se preservar suas características, e a integração se deu via pluralidade cultural, evoluindo para mescla.Editora PUC Minas2008-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/76Revista Economia & Gestão; v. 4 n. 8 (2004): E&G - Jul/Dez (2004)1984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/76/69Tanure, BetaniaCançado, Vera Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/76Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:49Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural |
title |
Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural |
spellingShingle |
Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural Tanure, Betania Gestão internacional Fusões e aquisições Integração cultural |
title_short |
Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural |
title_full |
Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural |
title_fullStr |
Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural |
title_full_unstemmed |
Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural |
title_sort |
Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural |
author |
Tanure, Betania |
author_facet |
Tanure, Betania Cançado, Vera Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Cançado, Vera Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tanure, Betania Cançado, Vera Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão internacional Fusões e aquisições Integração cultural |
topic |
Gestão internacional Fusões e aquisições Integração cultural |
description |
Neste artigo, busca-se discutir a relação entre a estratégia de aquisição (motivo da compra) e as formas de integração cultural entre empresas adquirentes e adquiridas. Para demonstrar essa relação, são analisados os casos da aquisição do Banco Francês Brasileiro e do Banco do Estado de Minas Gerais pelo Banco Itaú, confrontando-os com o caso da aquisição do Banco Real pelo ABN-Amro. Os resultados demonstram que a integração se deu via assimilação quando a motivação da aquisição estava relacionada prioritariamente a questões de mercado – penetração ou expansão geográfica. Em operações voltadas para a obtenção de know-how quando a adquirida se encontrava em boa situação financeira, ou ainda apresentava estrutura maior do que a operação local da adquirente, buscou-se preservar suas características, e a integração se deu via pluralidade cultural, evoluindo para mescla. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/76 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/76 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/76/69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 4 n. 8 (2004): E&G - Jul/Dez (2004) 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124673943830528 |