Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Marcos Gonçalves
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Figueiredo, Rachael Botelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
DOI: 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n21p54
Resumo: Neste trabalho testaram-se, por meio de um experimento, hipóteses relativas à operação dos princípios de contabilidade mental no contexto de informações comparativas de preços. Os resultados do experimento mostram que a inclusão de preço de referência nas informações comparativas de preços e a maneira de apresentar os ganhos e as perdas em relação ao preço de referência – de forma absoluta (em reais) ou de forma relativa (percentuais) - podem influenciar percepções. Os resultados sugerem ainda que consumidores de baixa escolaridade são especialmente suscetíveis aos efeitos de diferentes maneiras de apresentar informações de preço.
id PUC_MG-1_752d38189ec50ddfd50df043f791ca5e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/937
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
spelling Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54Contabilidade mental. Teoria dos prospectos. Experimentos econômicos.Neste trabalho testaram-se, por meio de um experimento, hipóteses relativas à operação dos princípios de contabilidade mental no contexto de informações comparativas de preços. Os resultados do experimento mostram que a inclusão de preço de referência nas informações comparativas de preços e a maneira de apresentar os ganhos e as perdas em relação ao preço de referência – de forma absoluta (em reais) ou de forma relativa (percentuais) - podem influenciar percepções. Os resultados sugerem ainda que consumidores de baixa escolaridade são especialmente suscetíveis aos efeitos de diferentes maneiras de apresentar informações de preço.Editora PUC Minas2009-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n21p5410.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54Revista Economia & Gestão; v. 9 n. 21 (2009): E&G Set/Dez (2009); 54-751984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n21p54/902Ávila, Marcos GonçalvesFigueiredo, Rachael Botelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/937Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
title Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
spellingShingle Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
Ávila, Marcos Gonçalves
Contabilidade mental. Teoria dos prospectos. Experimentos econômicos.
Ávila, Marcos Gonçalves
Contabilidade mental. Teoria dos prospectos. Experimentos econômicos.
title_short Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
title_full Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
title_fullStr Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
title_full_unstemmed Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
title_sort Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
author Ávila, Marcos Gonçalves
author_facet Ávila, Marcos Gonçalves
Ávila, Marcos Gonçalves
Figueiredo, Rachael Botelho
Figueiredo, Rachael Botelho
author_role author
author2 Figueiredo, Rachael Botelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Marcos Gonçalves
Figueiredo, Rachael Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade mental. Teoria dos prospectos. Experimentos econômicos.
topic Contabilidade mental. Teoria dos prospectos. Experimentos econômicos.
description Neste trabalho testaram-se, por meio de um experimento, hipóteses relativas à operação dos princípios de contabilidade mental no contexto de informações comparativas de preços. Os resultados do experimento mostram que a inclusão de preço de referência nas informações comparativas de preços e a maneira de apresentar os ganhos e as perdas em relação ao preço de referência – de forma absoluta (em reais) ou de forma relativa (percentuais) - podem influenciar percepções. Os resultados sugerem ainda que consumidores de baixa escolaridade são especialmente suscetíveis aos efeitos de diferentes maneiras de apresentar informações de preço.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n21p54
10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n21p54
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n21p54/902
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 9 n. 21 (2009): E&G Set/Dez (2009); 54-75
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1822181330182471680
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54