Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
DOI: | 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n21p54 |
Resumo: | Neste trabalho testaram-se, por meio de um experimento, hipóteses relativas à operação dos princípios de contabilidade mental no contexto de informações comparativas de preços. Os resultados do experimento mostram que a inclusão de preço de referência nas informações comparativas de preços e a maneira de apresentar os ganhos e as perdas em relação ao preço de referência – de forma absoluta (em reais) ou de forma relativa (percentuais) - podem influenciar percepções. Os resultados sugerem ainda que consumidores de baixa escolaridade são especialmente suscetíveis aos efeitos de diferentes maneiras de apresentar informações de preço. |
id |
PUC_MG-1_752d38189ec50ddfd50df043f791ca5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/937 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
spelling |
Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54Contabilidade mental. Teoria dos prospectos. Experimentos econômicos.Neste trabalho testaram-se, por meio de um experimento, hipóteses relativas à operação dos princípios de contabilidade mental no contexto de informações comparativas de preços. Os resultados do experimento mostram que a inclusão de preço de referência nas informações comparativas de preços e a maneira de apresentar os ganhos e as perdas em relação ao preço de referência – de forma absoluta (em reais) ou de forma relativa (percentuais) - podem influenciar percepções. Os resultados sugerem ainda que consumidores de baixa escolaridade são especialmente suscetíveis aos efeitos de diferentes maneiras de apresentar informações de preço.Editora PUC Minas2009-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n21p5410.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54Revista Economia & Gestão; v. 9 n. 21 (2009): E&G Set/Dez (2009); 54-751984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n21p54/902Ávila, Marcos GonçalvesFigueiredo, Rachael Botelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/937Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 |
title |
Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 |
spellingShingle |
Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 Ávila, Marcos Gonçalves Contabilidade mental. Teoria dos prospectos. Experimentos econômicos. Ávila, Marcos Gonçalves Contabilidade mental. Teoria dos prospectos. Experimentos econômicos. |
title_short |
Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 |
title_full |
Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 |
title_fullStr |
Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 |
title_full_unstemmed |
Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 |
title_sort |
Contabilidade mental e mudanças em preços: um estudo experimental / Mental accounting and changes in prices: an experimental study DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 |
author |
Ávila, Marcos Gonçalves |
author_facet |
Ávila, Marcos Gonçalves Ávila, Marcos Gonçalves Figueiredo, Rachael Botelho Figueiredo, Rachael Botelho |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Rachael Botelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ávila, Marcos Gonçalves Figueiredo, Rachael Botelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade mental. Teoria dos prospectos. Experimentos econômicos. |
topic |
Contabilidade mental. Teoria dos prospectos. Experimentos econômicos. |
description |
Neste trabalho testaram-se, por meio de um experimento, hipóteses relativas à operação dos princípios de contabilidade mental no contexto de informações comparativas de preços. Os resultados do experimento mostram que a inclusão de preço de referência nas informações comparativas de preços e a maneira de apresentar os ganhos e as perdas em relação ao preço de referência – de forma absoluta (em reais) ou de forma relativa (percentuais) - podem influenciar percepções. Os resultados sugerem ainda que consumidores de baixa escolaridade são especialmente suscetíveis aos efeitos de diferentes maneiras de apresentar informações de preço. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n21p54 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n21p54 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n21p54/902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 9 n. 21 (2009): E&G Set/Dez (2009); 54-75 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1822181330182471680 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p54 |