A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p4 |
Resumo: | A Pesquisa Transformativa do Consumidor é uma iniciativa de pesquisadores de marketing que visa apoiar e divulgar estudos voltados para o bem-estar e a qualidade de vida dos consumidores. Diante do fortalecimento do movimento internacionalmente e da carência de investigações brasileiras em marketing voltadas para problemáticas socialmente relevantes, este artigo traz reflexões sobre a produção científica de comportamento do consumidor vinculada à TCR, com ênfase para as possibilidades de pesquisa aos acadêmicos do Brasil. Após uma breve apresentação do cenário no qual a TCR foi criada, os compromissos, os tipos de pesquisa, as diretrizes e o processo de pesquisa da abordagem são abordados. Em seguida, é retratado um panorama da produção científica nacional associada à TCR. A partir do panorama traçado e da identificação de problemas sociais do contexto nacional, é proposta uma agenda de pesquisa transformativa do consumidor. Por fim, considerações finais sobre o trabalho são apresentadas. |
id |
PUC_MG-1_80b73b3cfd223fdd02bb57105e462b4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9296 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4Palavras-chavePesquisa Transformativa do Consumidor. Bem-estar do consumidor. Comportamento do consumidor.A Pesquisa Transformativa do Consumidor é uma iniciativa de pesquisadores de marketing que visa apoiar e divulgar estudos voltados para o bem-estar e a qualidade de vida dos consumidores. Diante do fortalecimento do movimento internacionalmente e da carência de investigações brasileiras em marketing voltadas para problemáticas socialmente relevantes, este artigo traz reflexões sobre a produção científica de comportamento do consumidor vinculada à TCR, com ênfase para as possibilidades de pesquisa aos acadêmicos do Brasil. Após uma breve apresentação do cenário no qual a TCR foi criada, os compromissos, os tipos de pesquisa, as diretrizes e o processo de pesquisa da abordagem são abordados. Em seguida, é retratado um panorama da produção científica nacional associada à TCR. A partir do panorama traçado e da identificação de problemas sociais do contexto nacional, é proposta uma agenda de pesquisa transformativa do consumidor. Por fim, considerações finais sobre o trabalho são apresentadas.Editora PUC Minas2015-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p410.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 40 (2015): E&G JUL/SET; 4-271984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p4/8705Coelho, Pedro Felipe da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T13:00:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9296Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T13:00:14Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4 |
title |
A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4 |
spellingShingle |
A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4 Coelho, Pedro Felipe da Costa Palavras-chave Pesquisa Transformativa do Consumidor. Bem-estar do consumidor. Comportamento do consumidor. |
title_short |
A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4 |
title_full |
A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4 |
title_fullStr |
A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4 |
title_full_unstemmed |
A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4 |
title_sort |
A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4 |
author |
Coelho, Pedro Felipe da Costa |
author_facet |
Coelho, Pedro Felipe da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Pedro Felipe da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave Pesquisa Transformativa do Consumidor. Bem-estar do consumidor. Comportamento do consumidor. |
topic |
Palavras-chave Pesquisa Transformativa do Consumidor. Bem-estar do consumidor. Comportamento do consumidor. |
description |
A Pesquisa Transformativa do Consumidor é uma iniciativa de pesquisadores de marketing que visa apoiar e divulgar estudos voltados para o bem-estar e a qualidade de vida dos consumidores. Diante do fortalecimento do movimento internacionalmente e da carência de investigações brasileiras em marketing voltadas para problemáticas socialmente relevantes, este artigo traz reflexões sobre a produção científica de comportamento do consumidor vinculada à TCR, com ênfase para as possibilidades de pesquisa aos acadêmicos do Brasil. Após uma breve apresentação do cenário no qual a TCR foi criada, os compromissos, os tipos de pesquisa, as diretrizes e o processo de pesquisa da abordagem são abordados. Em seguida, é retratado um panorama da produção científica nacional associada à TCR. A partir do panorama traçado e da identificação de problemas sociais do contexto nacional, é proposta uma agenda de pesquisa transformativa do consumidor. Por fim, considerações finais sobre o trabalho são apresentadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p4 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p4 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p4/8705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 40 (2015): E&G JUL/SET; 4-27 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124679680589824 |