A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Pedro Felipe da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p4
Resumo: A Pesquisa Transformativa do Consumidor é uma iniciativa de pesquisadores de marketing que visa apoiar e divulgar estudos voltados para o bem-estar e a qualidade de vida dos consumidores. Diante do fortalecimento do movimento internacionalmente e da carência de investigações brasileiras em marketing voltadas para problemáticas socialmente relevantes, este artigo traz reflexões sobre a produção científica de comportamento do consumidor vinculada à TCR, com ênfase para as possibilidades de pesquisa aos acadêmicos do Brasil. Após uma breve apresentação do cenário no qual a TCR foi criada, os compromissos, os tipos de pesquisa, as diretrizes e o processo de pesquisa da abordagem são abordados. Em seguida, é retratado um panorama da produção científica nacional associada à TCR. A partir do panorama traçado e da identificação de problemas sociais do contexto nacional, é proposta uma agenda de pesquisa transformativa do consumidor. Por fim, considerações finais sobre o trabalho são apresentadas.
id PUC_MG-1_80b73b3cfd223fdd02bb57105e462b4d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9296
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4Palavras-chavePesquisa Transformativa do Consumidor. Bem-estar do consumidor. Comportamento do consumidor.A Pesquisa Transformativa do Consumidor é uma iniciativa de pesquisadores de marketing que visa apoiar e divulgar estudos voltados para o bem-estar e a qualidade de vida dos consumidores. Diante do fortalecimento do movimento internacionalmente e da carência de investigações brasileiras em marketing voltadas para problemáticas socialmente relevantes, este artigo traz reflexões sobre a produção científica de comportamento do consumidor vinculada à TCR, com ênfase para as possibilidades de pesquisa aos acadêmicos do Brasil. Após uma breve apresentação do cenário no qual a TCR foi criada, os compromissos, os tipos de pesquisa, as diretrizes e o processo de pesquisa da abordagem são abordados. Em seguida, é retratado um panorama da produção científica nacional associada à TCR. A partir do panorama traçado e da identificação de problemas sociais do contexto nacional, é proposta uma agenda de pesquisa transformativa do consumidor. Por fim, considerações finais sobre o trabalho são apresentadas.Editora PUC Minas2015-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p410.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 40 (2015): E&G JUL/SET; 4-271984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p4/8705Coelho, Pedro Felipe da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T13:00:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9296Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T13:00:14Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4
title A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4
spellingShingle A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4
Coelho, Pedro Felipe da Costa
Palavras-chave
Pesquisa Transformativa do Consumidor. Bem-estar do consumidor. Comportamento do consumidor.
title_short A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4
title_full A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4
title_fullStr A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4
title_full_unstemmed A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4
title_sort A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4
author Coelho, Pedro Felipe da Costa
author_facet Coelho, Pedro Felipe da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Pedro Felipe da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Pesquisa Transformativa do Consumidor. Bem-estar do consumidor. Comportamento do consumidor.
topic Palavras-chave
Pesquisa Transformativa do Consumidor. Bem-estar do consumidor. Comportamento do consumidor.
description A Pesquisa Transformativa do Consumidor é uma iniciativa de pesquisadores de marketing que visa apoiar e divulgar estudos voltados para o bem-estar e a qualidade de vida dos consumidores. Diante do fortalecimento do movimento internacionalmente e da carência de investigações brasileiras em marketing voltadas para problemáticas socialmente relevantes, este artigo traz reflexões sobre a produção científica de comportamento do consumidor vinculada à TCR, com ênfase para as possibilidades de pesquisa aos acadêmicos do Brasil. Após uma breve apresentação do cenário no qual a TCR foi criada, os compromissos, os tipos de pesquisa, as diretrizes e o processo de pesquisa da abordagem são abordados. Em seguida, é retratado um panorama da produção científica nacional associada à TCR. A partir do panorama traçado e da identificação de problemas sociais do contexto nacional, é proposta uma agenda de pesquisa transformativa do consumidor. Por fim, considerações finais sobre o trabalho são apresentadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p4
10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p4
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p4/8705
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 40 (2015): E&G JUL/SET; 4-27
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124679680589824