A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takada, Cintia Carla
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Roglio, Karina De Déa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/319
Resumo: Este artigo investiga os resultados da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para os processos internos da organização, visando a identificar de que forma ela contribui para o desenvolvimento da organização em aprendizagem, especificamente para a aprendizagem em equipe. A empresa escolhida para o estudo pertence ao setor de energia elétrica e está localizada no Paraná. O estudo de campo envolveu a técnica de entrevista individual e de grupo focal. A análise dos dados apontou uma contribuição da gestão socialmente responsável para a criação de um ambiente aberto ao diálogo, reflexão e inclusão das partes interessadas, porém revelou que diferentes estágios de conhecimento nos grupos entrevistados sobre RSE possibilitam diferentes níveis de reflexão e aprendizado nas equipes. Outro ponto levantado pela pesquisa é que a RSE pode contribuir com outros fatores que facilitam o desenvolvimento da organização em aprendizagem, como o pensamento sistêmico e a sistematização da informação.
id PUC_MG-1_81558e2a771543ccf09c30bed265a519
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/319
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na CopelGestão socialmente responsávelOrganização em aprendizagemAprendizagem em equipe.Este artigo investiga os resultados da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para os processos internos da organização, visando a identificar de que forma ela contribui para o desenvolvimento da organização em aprendizagem, especificamente para a aprendizagem em equipe. A empresa escolhida para o estudo pertence ao setor de energia elétrica e está localizada no Paraná. O estudo de campo envolveu a técnica de entrevista individual e de grupo focal. A análise dos dados apontou uma contribuição da gestão socialmente responsável para a criação de um ambiente aberto ao diálogo, reflexão e inclusão das partes interessadas, porém revelou que diferentes estágios de conhecimento nos grupos entrevistados sobre RSE possibilitam diferentes níveis de reflexão e aprendizado nas equipes. Outro ponto levantado pela pesquisa é que a RSE pode contribuir com outros fatores que facilitam o desenvolvimento da organização em aprendizagem, como o pensamento sistêmico e a sistematização da informação.Editora PUC Minas2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/319Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 92-1101984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/319/325Takada, Cintia CarlaRoglio, Karina De Déainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/319Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel
title A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel
spellingShingle A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel
Takada, Cintia Carla
Gestão socialmente responsável
Organização em aprendizagem
Aprendizagem em equipe.
title_short A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel
title_full A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel
title_fullStr A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel
title_full_unstemmed A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel
title_sort A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel
author Takada, Cintia Carla
author_facet Takada, Cintia Carla
Roglio, Karina De Déa
author_role author
author2 Roglio, Karina De Déa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Takada, Cintia Carla
Roglio, Karina De Déa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão socialmente responsável
Organização em aprendizagem
Aprendizagem em equipe.
topic Gestão socialmente responsável
Organização em aprendizagem
Aprendizagem em equipe.
description Este artigo investiga os resultados da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para os processos internos da organização, visando a identificar de que forma ela contribui para o desenvolvimento da organização em aprendizagem, especificamente para a aprendizagem em equipe. A empresa escolhida para o estudo pertence ao setor de energia elétrica e está localizada no Paraná. O estudo de campo envolveu a técnica de entrevista individual e de grupo focal. A análise dos dados apontou uma contribuição da gestão socialmente responsável para a criação de um ambiente aberto ao diálogo, reflexão e inclusão das partes interessadas, porém revelou que diferentes estágios de conhecimento nos grupos entrevistados sobre RSE possibilitam diferentes níveis de reflexão e aprendizado nas equipes. Outro ponto levantado pela pesquisa é que a RSE pode contribuir com outros fatores que facilitam o desenvolvimento da organização em aprendizagem, como o pensamento sistêmico e a sistematização da informação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/319
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/319/325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 92-110
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124675117187072