OS INDICADORES DE CAPITAL SOCIAL EM PUTNAM: DELINEANDO UMA GESTÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Valéria Fontoura
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131654
Resumo: A gestão universitária é delineada por seu planejamento institucional. Esse planejamento corresponde ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Nessa perspectiva, o planejamento da gestão institucional deve permitir o diálogo entre a instituição de ensino superior e a comunidade para gerar princípios e abordagens, os quais difundirão melhores práticas em uma solidariedade social. Nesse contexto, o presente artigo tem o objetivo de ponderar se a categoria capital social em Putnam pode delinear uma gestão universitária socialmente responsável. Para dinamizar o estudo, aproximou-se a perspectiva de Putnam à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a Teoria dos Stakeholders. Essas questões se constituem um alicerce para a inter-relação (interna e externa), como também, perfaz o conjunto de princípios normativos que orienta as relações da instituição com os diferentes grupos (internos e externos). Enfim, percebe-se que a integração da categoria capital social, da responsabilidade social empresarial e da teoria dos stakeholders pode auxiliar uma gestão universitária socialmente responsável. Ser socialmente responsável perpassa pelo planejamento e gestão transparentes. Logo, abrange o aperfeiçoamento das redes de compromisso, de confiança mútua, dos sistemas de participação e do espírito público.
id UFSC_124d4ec8969d44ab65bdb60835971fcf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131654
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling OS INDICADORES DE CAPITAL SOCIAL EM PUTNAM: DELINEANDO UMA GESTÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE RESPONSÁVELCapital social; Gestão Universitária sociamente responsável; Responsabilidade Social Empresarial; Teoria dos Stakeholders.A gestão universitária é delineada por seu planejamento institucional. Esse planejamento corresponde ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Nessa perspectiva, o planejamento da gestão institucional deve permitir o diálogo entre a instituição de ensino superior e a comunidade para gerar princípios e abordagens, os quais difundirão melhores práticas em uma solidariedade social. Nesse contexto, o presente artigo tem o objetivo de ponderar se a categoria capital social em Putnam pode delinear uma gestão universitária socialmente responsável. Para dinamizar o estudo, aproximou-se a perspectiva de Putnam à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a Teoria dos Stakeholders. Essas questões se constituem um alicerce para a inter-relação (interna e externa), como também, perfaz o conjunto de princípios normativos que orienta as relações da instituição com os diferentes grupos (internos e externos). Enfim, percebe-se que a integração da categoria capital social, da responsabilidade social empresarial e da teoria dos stakeholders pode auxiliar uma gestão universitária socialmente responsável. Ser socialmente responsável perpassa pelo planejamento e gestão transparentes. Logo, abrange o aperfeiçoamento das redes de compromisso, de confiança mútua, dos sistemas de participação e do espírito público.INPEAU2015-04-06T11:57:50Z2015-04-06T11:57:50Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131654Nunes, Valéria Fontouraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T11:57:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131654Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T11:57:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS INDICADORES DE CAPITAL SOCIAL EM PUTNAM: DELINEANDO UMA GESTÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
title OS INDICADORES DE CAPITAL SOCIAL EM PUTNAM: DELINEANDO UMA GESTÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
spellingShingle OS INDICADORES DE CAPITAL SOCIAL EM PUTNAM: DELINEANDO UMA GESTÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
Nunes, Valéria Fontoura
Capital social; Gestão Universitária sociamente responsável; Responsabilidade Social Empresarial; Teoria dos Stakeholders.
title_short OS INDICADORES DE CAPITAL SOCIAL EM PUTNAM: DELINEANDO UMA GESTÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
title_full OS INDICADORES DE CAPITAL SOCIAL EM PUTNAM: DELINEANDO UMA GESTÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
title_fullStr OS INDICADORES DE CAPITAL SOCIAL EM PUTNAM: DELINEANDO UMA GESTÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
title_full_unstemmed OS INDICADORES DE CAPITAL SOCIAL EM PUTNAM: DELINEANDO UMA GESTÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
title_sort OS INDICADORES DE CAPITAL SOCIAL EM PUTNAM: DELINEANDO UMA GESTÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
author Nunes, Valéria Fontoura
author_facet Nunes, Valéria Fontoura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Valéria Fontoura
dc.subject.por.fl_str_mv Capital social; Gestão Universitária sociamente responsável; Responsabilidade Social Empresarial; Teoria dos Stakeholders.
topic Capital social; Gestão Universitária sociamente responsável; Responsabilidade Social Empresarial; Teoria dos Stakeholders.
description A gestão universitária é delineada por seu planejamento institucional. Esse planejamento corresponde ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Nessa perspectiva, o planejamento da gestão institucional deve permitir o diálogo entre a instituição de ensino superior e a comunidade para gerar princípios e abordagens, os quais difundirão melhores práticas em uma solidariedade social. Nesse contexto, o presente artigo tem o objetivo de ponderar se a categoria capital social em Putnam pode delinear uma gestão universitária socialmente responsável. Para dinamizar o estudo, aproximou-se a perspectiva de Putnam à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a Teoria dos Stakeholders. Essas questões se constituem um alicerce para a inter-relação (interna e externa), como também, perfaz o conjunto de princípios normativos que orienta as relações da instituição com os diferentes grupos (internos e externos). Enfim, percebe-se que a integração da categoria capital social, da responsabilidade social empresarial e da teoria dos stakeholders pode auxiliar uma gestão universitária socialmente responsável. Ser socialmente responsável perpassa pelo planejamento e gestão transparentes. Logo, abrange o aperfeiçoamento das redes de compromisso, de confiança mútua, dos sistemas de participação e do espírito público.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-06T11:57:50Z
2015-04-06T11:57:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131654
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652066074132480