A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/319 |
Resumo: | Este artigo investiga os resultados da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para os processos internos da organização, visando a identificar de que forma ela contribui para o desenvolvimento da organização em aprendizagem, especificamente para a aprendizagem em equipe. A empresa escolhida para o estudo pertence ao setor de energia elétrica e está localizada no Paraná. O estudo de campo envolveu a técnica de entrevista individual e de grupo focal. A análise dos dados apontou uma contribuição da gestão socialmente responsável para a criação de um ambiente aberto ao diálogo, reflexão e inclusão das partes interessadas, porém revelou que diferentes estágios de conhecimento nos grupos entrevistados sobre RSE possibilitam diferentes níveis de reflexão e aprendizado nas equipes. Outro ponto levantado pela pesquisa é que a RSE pode contribuir com outros fatores que facilitam o desenvolvimento da organização em aprendizagem, como o pensamento sistêmico e a sistematização da informação. |
id |
PUC_MG-1_81558e2a771543ccf09c30bed265a519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/319 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na CopelGestão socialmente responsávelOrganização em aprendizagemAprendizagem em equipe.Este artigo investiga os resultados da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para os processos internos da organização, visando a identificar de que forma ela contribui para o desenvolvimento da organização em aprendizagem, especificamente para a aprendizagem em equipe. A empresa escolhida para o estudo pertence ao setor de energia elétrica e está localizada no Paraná. O estudo de campo envolveu a técnica de entrevista individual e de grupo focal. A análise dos dados apontou uma contribuição da gestão socialmente responsável para a criação de um ambiente aberto ao diálogo, reflexão e inclusão das partes interessadas, porém revelou que diferentes estágios de conhecimento nos grupos entrevistados sobre RSE possibilitam diferentes níveis de reflexão e aprendizado nas equipes. Outro ponto levantado pela pesquisa é que a RSE pode contribuir com outros fatores que facilitam o desenvolvimento da organização em aprendizagem, como o pensamento sistêmico e a sistematização da informação.Editora PUC Minas2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/319Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 92-1101984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/319/325Takada, Cintia CarlaRoglio, Karina De Déainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/319Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel |
title |
A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel |
spellingShingle |
A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel Takada, Cintia Carla Gestão socialmente responsável Organização em aprendizagem Aprendizagem em equipe. |
title_short |
A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel |
title_full |
A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel |
title_fullStr |
A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel |
title_full_unstemmed |
A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel |
title_sort |
A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel |
author |
Takada, Cintia Carla |
author_facet |
Takada, Cintia Carla Roglio, Karina De Déa |
author_role |
author |
author2 |
Roglio, Karina De Déa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Takada, Cintia Carla Roglio, Karina De Déa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão socialmente responsável Organização em aprendizagem Aprendizagem em equipe. |
topic |
Gestão socialmente responsável Organização em aprendizagem Aprendizagem em equipe. |
description |
Este artigo investiga os resultados da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para os processos internos da organização, visando a identificar de que forma ela contribui para o desenvolvimento da organização em aprendizagem, especificamente para a aprendizagem em equipe. A empresa escolhida para o estudo pertence ao setor de energia elétrica e está localizada no Paraná. O estudo de campo envolveu a técnica de entrevista individual e de grupo focal. A análise dos dados apontou uma contribuição da gestão socialmente responsável para a criação de um ambiente aberto ao diálogo, reflexão e inclusão das partes interessadas, porém revelou que diferentes estágios de conhecimento nos grupos entrevistados sobre RSE possibilitam diferentes níveis de reflexão e aprendizado nas equipes. Outro ponto levantado pela pesquisa é que a RSE pode contribuir com outros fatores que facilitam o desenvolvimento da organização em aprendizagem, como o pensamento sistêmico e a sistematização da informação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/319 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/319/325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 92-110 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124675117187072 |