INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catczu, Thatiany Simone
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Roman, Rodrigo, Morozini, João Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17054
Resumo: O mercado passa por constantes mudanças e as empresas precisam se adaptar por meio de suas capacidades dinâmicas para acompanhá-lo. A capacidade dinâmica está relacionada diretamente a capacidade de absorção e a capacidade de inovação. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar atitudes relacionadas à capacidade dinâmica, bem como capacidade de absorção e de inovação em três agências de publicidade e propaganda de Guarapuava – PR. Para isso, empregou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso, com a utilização de entrevistas individuais semiestruturadas. Como técnica de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, este estudo demonstrou que as agências possuem níveis diferenciados de capacidades dinâmicas. Na agência A constatou-se elevado grau de capacidade dinâmica devido a identificação de um nicho de mercado que ainda é pouco explorado pelas demais. Já a agência B apresentou mais indícios de capacidade de absorção, pelo fato de realizar com frequência capacitações dos funcionários e pela atuação em uma rede de agências que possibilita a troca de conhecimentos. Por fim, a agência C apresentou indícios de capacidade de absorção por realizar palestras com o intuito de gerar mais conhecimento para a equipe.
id PUC_MG-1_a4e51211867b95e88ab55f87ab7db79c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17054
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Capacidade dinâmicaCapacidade de absorçãoCapacidade de inovação.O mercado passa por constantes mudanças e as empresas precisam se adaptar por meio de suas capacidades dinâmicas para acompanhá-lo. A capacidade dinâmica está relacionada diretamente a capacidade de absorção e a capacidade de inovação. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar atitudes relacionadas à capacidade dinâmica, bem como capacidade de absorção e de inovação em três agências de publicidade e propaganda de Guarapuava – PR. Para isso, empregou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso, com a utilização de entrevistas individuais semiestruturadas. Como técnica de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, este estudo demonstrou que as agências possuem níveis diferenciados de capacidades dinâmicas. Na agência A constatou-se elevado grau de capacidade dinâmica devido a identificação de um nicho de mercado que ainda é pouco explorado pelas demais. Já a agência B apresentou mais indícios de capacidade de absorção, pelo fato de realizar com frequência capacitações dos funcionários e pela atuação em uma rede de agências que possibilita a troca de conhecimentos. Por fim, a agência C apresentou indícios de capacidade de absorção por realizar palestras com o intuito de gerar mais conhecimento para a equipe.Editora PUC Minas2021-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1705410.5752/P.1984-6606.2021v21n58p100-112Revista Economia & Gestão; v. 21 n. 58 (2021): E&G - JAN/ABR; 100-1121984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17054/18161Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatczu, Thatiany SimoneRoman, RodrigoMorozini, João Francisco2022-02-08T09:24:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17054Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-02-08T09:24:28Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
title INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
spellingShingle INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Catczu, Thatiany Simone
Capacidade dinâmica
Capacidade de absorção
Capacidade de inovação.
title_short INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
title_full INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
title_fullStr INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
title_full_unstemmed INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
title_sort INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
author Catczu, Thatiany Simone
author_facet Catczu, Thatiany Simone
Roman, Rodrigo
Morozini, João Francisco
author_role author
author2 Roman, Rodrigo
Morozini, João Francisco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catczu, Thatiany Simone
Roman, Rodrigo
Morozini, João Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade dinâmica
Capacidade de absorção
Capacidade de inovação.
topic Capacidade dinâmica
Capacidade de absorção
Capacidade de inovação.
description O mercado passa por constantes mudanças e as empresas precisam se adaptar por meio de suas capacidades dinâmicas para acompanhá-lo. A capacidade dinâmica está relacionada diretamente a capacidade de absorção e a capacidade de inovação. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar atitudes relacionadas à capacidade dinâmica, bem como capacidade de absorção e de inovação em três agências de publicidade e propaganda de Guarapuava – PR. Para isso, empregou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso, com a utilização de entrevistas individuais semiestruturadas. Como técnica de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, este estudo demonstrou que as agências possuem níveis diferenciados de capacidades dinâmicas. Na agência A constatou-se elevado grau de capacidade dinâmica devido a identificação de um nicho de mercado que ainda é pouco explorado pelas demais. Já a agência B apresentou mais indícios de capacidade de absorção, pelo fato de realizar com frequência capacitações dos funcionários e pela atuação em uma rede de agências que possibilita a troca de conhecimentos. Por fim, a agência C apresentou indícios de capacidade de absorção por realizar palestras com o intuito de gerar mais conhecimento para a equipe.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17054
10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p100-112
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17054
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p100-112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17054/18161
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 21 n. 58 (2021): E&G - JAN/ABR; 100-112
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124679785447424