Gestão da crise nas empresas do setor do turismo: o papel das capacidades dinâmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Hélder Rafel Ferreira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44862
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender a importância das capacidades dinâmicas e como elas ajudaram os hotéis portugueses a ganhar vantagem competitiva num ambiente de crise. Especificamente analisou-se como os hotéis estudados responderam à crise provocada pela pandemia da Covid-19, identificando-se as capacidades dinâmicas evidenciadas, nomeadamente as que respeitam às capacidades de absorção, inovação e adaptação e analisou-se como estas conferiram vantagem competitiva. As capacidades dinâmicas podem ser entendidas como a habilidade que as organizações têm de integrar, construir e reconfigurar os recursos de forma a adaptarem-se às rápidas mudanças, ganhando vantagens competitivas. As capacidades de adaptação, absorção e inovação são fatores das capacidades dinâmicas. A metodologia aplicada nesta investigação é de carácter qualitativo e consiste num estudo de caso de 4 hotéis que mantiveram ou ganharam vantagem competitiva durante a crise evidenciando possuir capacidades dinâmicas. Este trabalho conclui que os hotéis estudados adquirem as suas capacidades dinâmicas através do dinamismo e proatividade dos seus recursos, do modo como organizam a informação e conhecimento, aproveitando as oportunidades que vão surgindo e considerando as transformações que vão tendo lugar, neste caso, relacionadas com as exigências associadas à Covid-19. As capacidades de adaptação, absorção e inovação constituíram vantagem competitiva para a grande parte dos hotéis participantes pois permitiram o desenvolvimento e aproveitamento de oportunidades tendo em conta as circunstâncias pandémicas, ajudaram os hotéis em causa a fundamentar as suas decisões, de forma a decidir as estratégias mais adequadas e a manterem as portas abertas e o negócio relevante.
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