Métodos de preço de transferência interna utilizados nas maiores empresas do Brasil / Pricing methods of internal transference used by the biggest brazilian companies DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p74

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grunow, Aloisio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Beuren, Ilse Maria, Hein, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p74
Resumo: O preço de transferência pode ser utilizado tanto em âmbito interno, entre filiais, centros de responsabilidade e departamentos de uma mesma organização, quanto externamente, entre partes relacionadas, situadas ou não em diferentes países, desde que observadas as legislações específicas. O estudo objetiva identificar os métodos de preço de transferência interna utilizados nas maiores empresas do Brasil. Para tal realizou-se pesquisa descritiva, do tipo levantamento ou survey, com abordagem quantitativa. O universo da pesquisa compreende as 500 maiores e melhores empresas do Brasil, relacionadas na Revista Exame-Melhores e Maiores, das quais se selecionaram as 272 empresas industriais. Das 98 empresas que responderam à pergunta da primeira fase de coleta de dados, 73 informaram na sondagem que utilizam o preço de transferência nas operações intercompanhias ou intracompanhias. Para as empresas que responderam afirmativamente foi enviado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre o tema da pesquisa, e obteve-se resposta de 38 empresas. Os resultados mostram que o método de valorização das transferências internas de produtos nas maiores empresas do Brasil com estrutura organizacional baseada em centros de responsabilidade é o método com base no preço de custo.
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