ORIENTAÇÃO PARA MARKETING EMPREENDEDOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A VISÃO DOS EMPRESÁRIOS DOS RAMOS DE VESTUÁRIO E ALIMENTAÇÃO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/16396 |
Resumo: | Foi o reconhecimento e a importância da interação entre empreendedorismo e marketing que levou a proposição do conceito de Marketing Empreendedor (ME), o qual difere das premissas do marketing tradicional. O ME ou a Orientação para o Marketing Empreendedor (OME) têm sido vistos como mais adequados à realidade de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Assim, este artigo busca investigar os fatores do constructo OME e a relação desses fatores com o desempenho percebido pelos donos ou gerentes das MPEs. O presente estudo se caracteriza como exploratório, descritivo e quantitativo. A pesquisa foi realizada com 120 MPEs do setor de vestuário e de alimentação de uma cidade de porte médio brasileira. As escalas do instrumento de coleta de dados foram traduzidas e adaptadas dos trabalhos de Blessa e Ripollés (2003) e de Batra et al. (2015). Como principal resultado, chegou-se a três fatores de OME, nomeadas como: olhar voltado ao mercado; olhar voltado à oportunidade e olhar voltado ao cliente. Verificou-se que o setor de vestuário teve um comportamento mais voltado à OME. Além disso, foi testada a influência dos fatores da OME no desempenho das MPEs, sendo que todos os fatores influenciam significativamente o desempenho. |
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ORIENTAÇÃO PARA MARKETING EMPREENDEDOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A VISÃO DOS EMPRESÁRIOS DOS RAMOS DE VESTUÁRIO E ALIMENTAÇÃOFoi o reconhecimento e a importância da interação entre empreendedorismo e marketing que levou a proposição do conceito de Marketing Empreendedor (ME), o qual difere das premissas do marketing tradicional. O ME ou a Orientação para o Marketing Empreendedor (OME) têm sido vistos como mais adequados à realidade de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Assim, este artigo busca investigar os fatores do constructo OME e a relação desses fatores com o desempenho percebido pelos donos ou gerentes das MPEs. O presente estudo se caracteriza como exploratório, descritivo e quantitativo. A pesquisa foi realizada com 120 MPEs do setor de vestuário e de alimentação de uma cidade de porte médio brasileira. As escalas do instrumento de coleta de dados foram traduzidas e adaptadas dos trabalhos de Blessa e Ripollés (2003) e de Batra et al. (2015). Como principal resultado, chegou-se a três fatores de OME, nomeadas como: olhar voltado ao mercado; olhar voltado à oportunidade e olhar voltado ao cliente. Verificou-se que o setor de vestuário teve um comportamento mais voltado à OME. Além disso, foi testada a influência dos fatores da OME no desempenho das MPEs, sendo que todos os fatores influenciam significativamente o desempenho.Editora PUC Minas2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1639610.5752/P.1984-6606.2018v18n50p5-21Revista Economia & Gestão; v. 18 n. 50 (2018): E&G - MAIO/AGO; 5-211984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/16396/14189Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNegreiros, Leticia Fernandes dePieske, Alexandre EugenioGalvão, Franciani FernandesMisunaga, Haroldo YutakaVieira, Francisco Giovanni David2019-09-16T02:51:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16396Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2019-09-16T02:51:43Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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