ORIENTAÇÃO PARA MARKETING EMPREENDEDOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A VISÃO DOS EMPRESÁRIOS DOS RAMOS DE VESTUÁRIO E ALIMENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negreiros, Leticia Fernandes de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pieske, Alexandre Eugenio, Galvão, Franciani Fernandes, Misunaga, Haroldo Yutaka, Vieira, Francisco Giovanni David
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/16396
Resumo: Foi o reconhecimento e a importância da interação entre empreendedorismo e marketing que levou a proposição do conceito de Marketing Empreendedor (ME), o qual difere das premissas do marketing tradicional. O ME ou a Orientação para o Marketing Empreendedor (OME) têm sido vistos como mais adequados à realidade de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Assim, este artigo busca investigar os fatores do constructo OME e a relação desses fatores com o desempenho percebido pelos donos ou gerentes das MPEs. O presente estudo se caracteriza como exploratório, descritivo e quantitativo. A pesquisa foi realizada com 120 MPEs do setor de vestuário e de alimentação de uma cidade de porte médio brasileira. As escalas do instrumento de coleta de dados foram traduzidas e adaptadas dos trabalhos de Blessa e Ripollés (2003) e de Batra et al. (2015). Como principal resultado, chegou-se a três fatores de OME, nomeadas como: olhar voltado ao mercado; olhar voltado à oportunidade e olhar voltado ao cliente. Verificou-se que o setor de vestuário teve um comportamento mais voltado à OME. Além disso, foi testada a influência dos fatores da OME no desempenho das MPEs, sendo que todos os fatores influenciam significativamente o desempenho.
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