Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Marco Emmanuel da Cruz
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1746
Resumo: As empresas orientam estrategicamente a sua acção de acordo com orientações de gestão que se têm alterado e evoluído ao longo do tempo, acompanhando as mutações da envolvente onde se encontram inseridos. A nível conceptual, a orientação de marketing pelo mercado reflecte o seu mais recente estádio de desenvolvimento, caracterizado por uma profunda aproximação do cliente como fonte de valor directo no curto, médio e longo prazo. As tendências do comportamento do consumidor identificadas no laboratório de marketing são o reflexo e evidência da concretização do conceito de marketing orientado pelo mercado e revelam-se verdadeiras oportunidades de mercado. A tmn identifica e valoriza as oportunidades criadas pelas tendências de comportamento do consumidor, endereçando-lhes inúmeras práticas e estratégias com vista a capitalizá-las. Observa-se uma dispersão na acção da tmn provocando a fragmentação da percepção dos seus clientes, que em média, apesar de avaliarem a sua acção positivamente, manifestam ou tencionam manifestar com pouca frequência o seu comportamento perante as mesmas. A orientação de gestão da tmn dá sinais de abandono de orientações prévias à de mercado, enfrentando o desafio de se poder diferenciar face aos seus directos concorrentes, beneficiando das vantagens de first mover.
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