Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Marco Emmanuel da Cruz
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1746
Resumo: As empresas orientam estrategicamente a sua acção de acordo com orientações de gestão que se têm alterado e evoluído ao longo do tempo, acompanhando as mutações da envolvente onde se encontram inseridos. A nível conceptual, a orientação de marketing pelo mercado reflecte o seu mais recente estádio de desenvolvimento, caracterizado por uma profunda aproximação do cliente como fonte de valor directo no curto, médio e longo prazo. As tendências do comportamento do consumidor identificadas no laboratório de marketing são o reflexo e evidência da concretização do conceito de marketing orientado pelo mercado e revelam-se verdadeiras oportunidades de mercado. A tmn identifica e valoriza as oportunidades criadas pelas tendências de comportamento do consumidor, endereçando-lhes inúmeras práticas e estratégias com vista a capitalizá-las. Observa-se uma dispersão na acção da tmn provocando a fragmentação da percepção dos seus clientes, que em média, apesar de avaliarem a sua acção positivamente, manifestam ou tencionam manifestar com pouca frequência o seu comportamento perante as mesmas. A orientação de gestão da tmn dá sinais de abandono de orientações prévias à de mercado, enfrentando o desafio de se poder diferenciar face aos seus directos concorrentes, beneficiando das vantagens de first mover.
id RCAP_f9b5aa70e50ec234e4b88f0af4999ca4
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercadoMarketing orientado pelo mercadoComportamento do consumidorTelecomunicações móveisMarket-driven marketingConsumer behaviorMobile telecommunicationsAs empresas orientam estrategicamente a sua acção de acordo com orientações de gestão que se têm alterado e evoluído ao longo do tempo, acompanhando as mutações da envolvente onde se encontram inseridos. A nível conceptual, a orientação de marketing pelo mercado reflecte o seu mais recente estádio de desenvolvimento, caracterizado por uma profunda aproximação do cliente como fonte de valor directo no curto, médio e longo prazo. As tendências do comportamento do consumidor identificadas no laboratório de marketing são o reflexo e evidência da concretização do conceito de marketing orientado pelo mercado e revelam-se verdadeiras oportunidades de mercado. A tmn identifica e valoriza as oportunidades criadas pelas tendências de comportamento do consumidor, endereçando-lhes inúmeras práticas e estratégias com vista a capitalizá-las. Observa-se uma dispersão na acção da tmn provocando a fragmentação da percepção dos seus clientes, que em média, apesar de avaliarem a sua acção positivamente, manifestam ou tencionam manifestar com pouca frequência o seu comportamento perante as mesmas. A orientação de gestão da tmn dá sinais de abandono de orientações prévias à de mercado, enfrentando o desafio de se poder diferenciar face aos seus directos concorrentes, beneficiando das vantagens de first mover.Firms strategically guide their action in accordance with management guidelines that have changed and evolved over time, following the change of environment where they are inserted. At a conceptual level, the market-driven market reflects its later stage of development, characterized by a profound client approach as a direct source of value in the short, medium and long term. The consumer behavior trends identified in the laboratory of marketing are the reflection and evidence of achievement the concept of market-driven marketing and proves to be real market opportunities. TMN identifies and highlights the opportunities created by the consumer behavior trends, addressing them several practices and strategies in order to capitalize them. There is a dispersion in TMN's action causing the fragmentation of its customers perceptions, that on average, while assessing its action positively, express or intend to express a low frequency behavior facing them. The TMN management guidelines are showing signs of abandonment of guidelines prior to the market-driven marketing, facing the challenge of being able to differentiate from their direct competitors, benefiting from being the first mover.2010-05-12T11:36:02Z2009-01-01T00:00:00Z20092009-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1746porGodinho, Marco Emmanuel da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:27Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:43.103050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercado
title Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercado
spellingShingle Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercado
Godinho, Marco Emmanuel da Cruz
Marketing orientado pelo mercado
Comportamento do consumidor
Telecomunicações móveis
Market-driven marketing
Consumer behavior
Mobile telecommunications
title_short Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercado
title_full Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercado
title_fullStr Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercado
title_full_unstemmed Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercado
title_sort Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercado
author Godinho, Marco Emmanuel da Cruz
author_facet Godinho, Marco Emmanuel da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Marco Emmanuel da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing orientado pelo mercado
Comportamento do consumidor
Telecomunicações móveis
Market-driven marketing
Consumer behavior
Mobile telecommunications
topic Marketing orientado pelo mercado
Comportamento do consumidor
Telecomunicações móveis
Market-driven marketing
Consumer behavior
Mobile telecommunications
description As empresas orientam estrategicamente a sua acção de acordo com orientações de gestão que se têm alterado e evoluído ao longo do tempo, acompanhando as mutações da envolvente onde se encontram inseridos. A nível conceptual, a orientação de marketing pelo mercado reflecte o seu mais recente estádio de desenvolvimento, caracterizado por uma profunda aproximação do cliente como fonte de valor directo no curto, médio e longo prazo. As tendências do comportamento do consumidor identificadas no laboratório de marketing são o reflexo e evidência da concretização do conceito de marketing orientado pelo mercado e revelam-se verdadeiras oportunidades de mercado. A tmn identifica e valoriza as oportunidades criadas pelas tendências de comportamento do consumidor, endereçando-lhes inúmeras práticas e estratégias com vista a capitalizá-las. Observa-se uma dispersão na acção da tmn provocando a fragmentação da percepção dos seus clientes, que em média, apesar de avaliarem a sua acção positivamente, manifestam ou tencionam manifestar com pouca frequência o seu comportamento perante as mesmas. A orientação de gestão da tmn dá sinais de abandono de orientações prévias à de mercado, enfrentando o desafio de se poder diferenciar face aos seus directos concorrentes, beneficiando das vantagens de first mover.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2009-06
2010-05-12T11:36:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1746
url http://hdl.handle.net/10071/1746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134778298990592