UMA NOVA GRAMÁTICA DAS LUTAS SOCIAIS:
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/30850 |
Resumo: | A questão da democracia voltou para o centro das reflexões filosóficas nestas primeiras décadas do século XXI. As condições materiais de igualdade é condição prévia para as considerações acerca do reconhecimento. Dessa maneira, Nancy Fraser pretende fazer uma crítica aos desdobramentos contemporâneos da teoria crítica. E, ao fazer isso, nos oferece elementos para pensar uma teoria crítica da democracia. É certo, para Fraser, que a integração entre redistribuição e reconhecimento parece colocar uma série de problemas no âmbito da filosofia moral, mas isso se dá devido à comum descaracterização do reconhecimento como uma questão de realização pessoal. Essa identificação errônea nos levaria a novos problemas: como diferenciar se os pedidos de reconhecimento são justificados ou não? A solução que Fraser propõe aqui é colocar o problema do reconhecimento dentro do modelo de status, como uma questão de justiça, evitando a psicologização. Isso também implicaria uma concepção bidimensional de justiça que permitiria uma justificação das reivindicações de reconhecimento. Nosso artigo pretende, a partir disso, acompanhar o modo como Fraser trata da questão. Tentaremos retomar alguns aspectos relacionados ao enraizamento de sua análise no solo da teoria crítica da sociedade, bem como o alcance e a relevância de sua abordagem. |
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UMA NOVA GRAMÁTICA DAS LUTAS SOCIAIS:Teoria CríticaGovernoDemocraciaNancy FraserA questão da democracia voltou para o centro das reflexões filosóficas nestas primeiras décadas do século XXI. As condições materiais de igualdade é condição prévia para as considerações acerca do reconhecimento. Dessa maneira, Nancy Fraser pretende fazer uma crítica aos desdobramentos contemporâneos da teoria crítica. E, ao fazer isso, nos oferece elementos para pensar uma teoria crítica da democracia. É certo, para Fraser, que a integração entre redistribuição e reconhecimento parece colocar uma série de problemas no âmbito da filosofia moral, mas isso se dá devido à comum descaracterização do reconhecimento como uma questão de realização pessoal. Essa identificação errônea nos levaria a novos problemas: como diferenciar se os pedidos de reconhecimento são justificados ou não? A solução que Fraser propõe aqui é colocar o problema do reconhecimento dentro do modelo de status, como uma questão de justiça, evitando a psicologização. Isso também implicaria uma concepção bidimensional de justiça que permitiria uma justificação das reivindicações de reconhecimento. Nosso artigo pretende, a partir disso, acompanhar o modo como Fraser trata da questão. Tentaremos retomar alguns aspectos relacionados ao enraizamento de sua análise no solo da teoria crítica da sociedade, bem como o alcance e a relevância de sua abordagem.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/3085010.5752/P.2177-6342.2023v14n28p640-655Sapere Aude; v. 14 n. 28 (2023): VERDADE, PÓS-VERDADE E DESINFORMAÇÃO; 640-655Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 14 No 28 (2023): VERDADE, PÓS-VERDADE E DESINFORMAÇÃO; 640-6552177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/30850/21787Copyright (c) 2023 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Fábio Caires Perius, Oneide2024-01-02T09:37:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30850Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2024-01-02T09:37:14Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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A questão da democracia voltou para o centro das reflexões filosóficas nestas primeiras décadas do século XXI. As condições materiais de igualdade é condição prévia para as considerações acerca do reconhecimento. Dessa maneira, Nancy Fraser pretende fazer uma crítica aos desdobramentos contemporâneos da teoria crítica. E, ao fazer isso, nos oferece elementos para pensar uma teoria crítica da democracia. É certo, para Fraser, que a integração entre redistribuição e reconhecimento parece colocar uma série de problemas no âmbito da filosofia moral, mas isso se dá devido à comum descaracterização do reconhecimento como uma questão de realização pessoal. Essa identificação errônea nos levaria a novos problemas: como diferenciar se os pedidos de reconhecimento são justificados ou não? A solução que Fraser propõe aqui é colocar o problema do reconhecimento dentro do modelo de status, como uma questão de justiça, evitando a psicologização. Isso também implicaria uma concepção bidimensional de justiça que permitiria uma justificação das reivindicações de reconhecimento. Nosso artigo pretende, a partir disso, acompanhar o modo como Fraser trata da questão. Tentaremos retomar alguns aspectos relacionados ao enraizamento de sua análise no solo da teoria crítica da sociedade, bem como o alcance e a relevância de sua abordagem. |
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