O brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/8262 |
Resumo: | O presente Relatório do Projeto de Investigação tem como tema transversal “O brincar espontâneo em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância”. Esta produção académica surge como um produto articulado com as Unidades Curriculares de Estágio I e Estágio II, Seminário de Investigação e Projeto e das sessões de formação presenciais de outras U.C ’s integradas no Plano de Estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Os contextos de estudo estão enquadrados nas instituições onde foram desenvolvidos os estágios no âmbito das U.C ‘s de Estágio I e Estágio II, em contextos formais de Educação de Infância, nomeadamente num contexto de Primeira Infância (Creche) e num contexto de Segunda Infância (Jardim-de-Infância), respetivamente. As participantes do estudo são as Educadoras Cooperantes que acompanharam a discente ao longo do seu processo de formação enquanto participante-observadora nos contextos de estágio. O presente projeto de investigação visa indagar as conceções e os ideais teóricos das Educadoras participantes no estudo acerca do brincar espontâneo das crianças, colocando em paralelo as práticas observadas, decorridas das observações participantes nos estágios curriculares, em contexto de Creche e Jardim de Infância e as declarações, recolhidas em situação de entrevista, feitas pelas Educadoras Cooperantes participantes no estudo. Este trabalho, sendo uma investigação-ação tem como objetivo explicitar os procedimentos de análise e interpretação das informações recolhidas em contexto de estágio em Creche e Jardim-de-Infância, bem como os procedimentos de intervenção pedagógica – ação em educação – por parte da estudante no que concerne à valorização e ao enriquecimento do brincar espontâneo por parte das crianças nos contextos formais da Primeira e da Segunda Infância. Na presente investigação, e de acordo com a problemática do projeto em questão, apoiei-me nos princípios da abordagem interpretativa do brincar espontâneo em contexto de Creche e Jardim-de-Infância, foi imprescindível adotar instrumentos de recolha de informação adequados ao estudo por forma a concretizar as intencionalidades por mim, inicialmente, delineadas. Como principais fontes de recolhe de informação, servi-me do inquérito por “entrevista” (via email) às Educadoras, da observação participante com iii recurso ao registo escrito (notas de campo) do que foi por mim observado durante os estágios em contexto de Creche e Jardim-de-Infância e da análise documental. |
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O brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infânciaconceções e práticasBrincarDesenvolvimentoAprendizagemCrecheJaardim-de-infânciaCriançaPedagogiaTo playDevelopmentApprenticeshipDay-care-centerKindergartenChildPedagogyRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioO presente Relatório do Projeto de Investigação tem como tema transversal “O brincar espontâneo em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância”. Esta produção académica surge como um produto articulado com as Unidades Curriculares de Estágio I e Estágio II, Seminário de Investigação e Projeto e das sessões de formação presenciais de outras U.C ’s integradas no Plano de Estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Os contextos de estudo estão enquadrados nas instituições onde foram desenvolvidos os estágios no âmbito das U.C ‘s de Estágio I e Estágio II, em contextos formais de Educação de Infância, nomeadamente num contexto de Primeira Infância (Creche) e num contexto de Segunda Infância (Jardim-de-Infância), respetivamente. As participantes do estudo são as Educadoras Cooperantes que acompanharam a discente ao longo do seu processo de formação enquanto participante-observadora nos contextos de estágio. O presente projeto de investigação visa indagar as conceções e os ideais teóricos das Educadoras participantes no estudo acerca do brincar espontâneo das crianças, colocando em paralelo as práticas observadas, decorridas das observações participantes nos estágios curriculares, em contexto de Creche e Jardim de Infância e as declarações, recolhidas em situação de entrevista, feitas pelas Educadoras Cooperantes participantes no estudo. Este trabalho, sendo uma investigação-ação tem como objetivo explicitar os procedimentos de análise e interpretação das informações recolhidas em contexto de estágio em Creche e Jardim-de-Infância, bem como os procedimentos de intervenção pedagógica – ação em educação – por parte da estudante no que concerne à valorização e ao enriquecimento do brincar espontâneo por parte das crianças nos contextos formais da Primeira e da Segunda Infância. Na presente investigação, e de acordo com a problemática do projeto em questão, apoiei-me nos princípios da abordagem interpretativa do brincar espontâneo em contexto de Creche e Jardim-de-Infância, foi imprescindível adotar instrumentos de recolha de informação adequados ao estudo por forma a concretizar as intencionalidades por mim, inicialmente, delineadas. Como principais fontes de recolhe de informação, servi-me do inquérito por “entrevista” (via email) às Educadoras, da observação participante com iii recurso ao registo escrito (notas de campo) do que foi por mim observado durante os estágios em contexto de Creche e Jardim-de-Infância e da análise documental.The present Report of the Project of Investigation takes as a cross subject “To play spontaneously in context of Day-care center and of Garden-childhood”. This academic production appears like a product articulated with the Curricular Unities of Traineeship I and Traineeship II, Seminar of Investigation and Project and of the present sessions of formation of other C.U ’s integrated in the Plan of Studies of the Master's degree in Pre-school Education. The study context is fitted in the institutions where the traineeships were developed in the context of the C.U ‘s of Traineeship I and Traineeship II, in formal contexts of Education of Childhood, namely in a context of Early childhood (Day-care center) and in a context of Second Childhood (Garden-childhood), respectively. The participants of the study are the Cooperative Educators who accompanied the pupil along his formation process while observant-participant in the traineeship contexts. The present investigation project aims participants inquire the conceções and the theoretical ideals of the Educators in the study about playing spontaneously of the children, when participants are putting in parallel the practices observed, resulted from the observations in the traineeships curriculares, in context of Day-care center and Kindergarten and the declarations gathered in situation of interview, made by the Cooperative Educators participants in the study. This work, being an investigation-action has as I aim to set out the proceedings of analysis and interpretation of the informations gathered in context of traineeship in Day-care center and Garden-childhood, as well as the proceedings of pedagogic intervention – action in education – for part of the student in what concerns the increase in value and the enrichment of playing spontaneously for part of the children in the formal contexts of the First one and of the Second Childhood. In the present investigation, and in accordance with the problematics of the project open to question, I rested on the beginnings of the interpretative approach of playing spontaneously in context of Day-care center and Garden-childhood, it was essential to adopt instruments of gathering of information appropriate to the study for form to make the intencionalidades real for me, initially, outlined. Like main fountains of recolhe of information, I supplied of the inquiry for “interview“ (he was seeing email) to the v Educators, of the observation participant with resource to the written register (notes of field) of what was for me observed during the traineeships in context of Day-care center and Garden-childhood and of the documentary analysis.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalMatos, Maria Teresa deRepositório ComumGalante, Ada Cleide Alves2015-04-10T12:56:50Z2015-032015-042015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8262TID:201191091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:26.427600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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