Conversação com educadores: uma troca possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob, Claudia Alves
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Vicent, Monique de Freitas, Serafim, Oziléa Clen Gomes, Cohen, Ruth Helena Pinto, Melo, Daisy Christine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/355
Resumo: Resumo   O presente artigo pretende discutir, na interface entre psicanálise e educação, algumas consequências extraídas de dez encontros realizados em três escolas do município do Rio de Janeiro. O dispositivo implantado, sob a forma de rede interdisciplinar, busca refletir sobre alguns parâmetros que norteiam essas práticas, tendo como objeto de investigação e troca o desafio que o fracasso escolar impõe a psicanalistas e educadores. A ênfase recai sobre essa problemática, que incide como uma patologia na cultura contemporânea, e os novos paradigmas que regem as ações político-educacionais do Estado. Alguns testemunhos da prática de "conversação" são trazidos para elucidar os modos discursivos predominantes na fala dos educadores.   Abstract   Based on the interface between psychoanalysis and education, this article discusses some results of ten meetings held in three schools in Rio de Janeiro. The subject, introduced in the form of an inter-disciplinary net, attempts to ponder over some parameters that guide those different practices, having as the object of investigation and change the challenge that school failure imposes on psychoanalysts and educators. The emphasis is on this issue, which manifests itself as a symptom in contemporary culture, and on new paradigms that rule political and educational actions in the State. Some testimony of the practice of ‘conversation’ is focused on to elucidate predominant discursive modes in the educators’ speech.   Resumen   El presente artículo pretende discutir, en la interacción psicoanálisis-educación, algunas consecuencias extraídas de diez encuentros realizados en tres escuelas del municipio de Rio de Janeiro. El dispositivo implantado, bajo la forma de red interdisciplinaria, trata de reflexionar sobre algunos parámetros que orientan las diferentes prácticas, que tienen como objeto de investigación e intercambio el reto que el fracaso escolar impone a psicoanalistas y educadores. Se da énfasis a esa problemática, que incide como una patología en la cultura contemporánea, y a los nuevos paradigmas que rigen las acciones político-educacionales del Estado. Se presentan algunos testimonios de la práctica de "conversación" para elucidar los modos discursivos que predominaron en el habla de los educadores.
id PUC_MG-3_2002fcb6dbc8b68fad92cb0408afec25
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/355
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Conversação com educadores: uma troca possívelConversation with educators: a possible interchangeConversación con educadores: un intercambio posibleContemporaneidadeConversaçãoEducaçãoFracasso escolarPsicanálise. / ContemporaneousnessConversationEducationSchool failurePsychoanalysis. / ContemporaneidadConversaciónEducaciónFracaso escolarPsicoanálisis.Resumo   O presente artigo pretende discutir, na interface entre psicanálise e educação, algumas consequências extraídas de dez encontros realizados em três escolas do município do Rio de Janeiro. O dispositivo implantado, sob a forma de rede interdisciplinar, busca refletir sobre alguns parâmetros que norteiam essas práticas, tendo como objeto de investigação e troca o desafio que o fracasso escolar impõe a psicanalistas e educadores. A ênfase recai sobre essa problemática, que incide como uma patologia na cultura contemporânea, e os novos paradigmas que regem as ações político-educacionais do Estado. Alguns testemunhos da prática de "conversação" são trazidos para elucidar os modos discursivos predominantes na fala dos educadores.   Abstract   Based on the interface between psychoanalysis and education, this article discusses some results of ten meetings held in three schools in Rio de Janeiro. The subject, introduced in the form of an inter-disciplinary net, attempts to ponder over some parameters that guide those different practices, having as the object of investigation and change the challenge that school failure imposes on psychoanalysts and educators. The emphasis is on this issue, which manifests itself as a symptom in contemporary culture, and on new paradigms that rule political and educational actions in the State. Some testimony of the practice of ‘conversation’ is focused on to elucidate predominant discursive modes in the educators’ speech.   Resumen   El presente artículo pretende discutir, en la interacción psicoanálisis-educación, algunas consecuencias extraídas de diez encuentros realizados en tres escuelas del municipio de Rio de Janeiro. El dispositivo implantado, bajo la forma de red interdisciplinaria, trata de reflexionar sobre algunos parámetros que orientan las diferentes prácticas, que tienen como objeto de investigación e intercambio el reto que el fracaso escolar impone a psicoanalistas y educadores. Se da énfasis a esa problemática, que incide como una patología en la cultura contemporánea, y a los nuevos paradigmas que rigen las acciones político-educacionales del Estado. Se presentan algunos testimonios de la práctica de "conversación" para elucidar los modos discursivos que predominaron en el habla de los educadores.Editora PUC Minas2009-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/355Psicologia em Revista; v. 14 n. 2 (2008): Psicologia em Revista; 65-801678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/355/348Jacob, Claudia AlvesVicent, Monique de FreitasSerafim, Oziléa Clen GomesCohen, Ruth Helena PintoMelo, Daisy Christineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/355Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:46Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversação com educadores: uma troca possível
Conversation with educators: a possible interchange
Conversación con educadores: un intercambio posible
title Conversação com educadores: uma troca possível
spellingShingle Conversação com educadores: uma troca possível
Jacob, Claudia Alves
Contemporaneidade
Conversação
Educação
Fracasso escolar
Psicanálise. / Contemporaneousness
Conversation
Education
School failure
Psychoanalysis. / Contemporaneidad
Conversación
Educación
Fracaso escolar
Psicoanálisis.
title_short Conversação com educadores: uma troca possível
title_full Conversação com educadores: uma troca possível
title_fullStr Conversação com educadores: uma troca possível
title_full_unstemmed Conversação com educadores: uma troca possível
title_sort Conversação com educadores: uma troca possível
author Jacob, Claudia Alves
author_facet Jacob, Claudia Alves
Vicent, Monique de Freitas
Serafim, Oziléa Clen Gomes
Cohen, Ruth Helena Pinto
Melo, Daisy Christine
author_role author
author2 Vicent, Monique de Freitas
Serafim, Oziléa Clen Gomes
Cohen, Ruth Helena Pinto
Melo, Daisy Christine
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacob, Claudia Alves
Vicent, Monique de Freitas
Serafim, Oziléa Clen Gomes
Cohen, Ruth Helena Pinto
Melo, Daisy Christine
dc.subject.por.fl_str_mv Contemporaneidade
Conversação
Educação
Fracasso escolar
Psicanálise. / Contemporaneousness
Conversation
Education
School failure
Psychoanalysis. / Contemporaneidad
Conversación
Educación
Fracaso escolar
Psicoanálisis.
topic Contemporaneidade
Conversação
Educação
Fracasso escolar
Psicanálise. / Contemporaneousness
Conversation
Education
School failure
Psychoanalysis. / Contemporaneidad
Conversación
Educación
Fracaso escolar
Psicoanálisis.
description Resumo   O presente artigo pretende discutir, na interface entre psicanálise e educação, algumas consequências extraídas de dez encontros realizados em três escolas do município do Rio de Janeiro. O dispositivo implantado, sob a forma de rede interdisciplinar, busca refletir sobre alguns parâmetros que norteiam essas práticas, tendo como objeto de investigação e troca o desafio que o fracasso escolar impõe a psicanalistas e educadores. A ênfase recai sobre essa problemática, que incide como uma patologia na cultura contemporânea, e os novos paradigmas que regem as ações político-educacionais do Estado. Alguns testemunhos da prática de "conversação" são trazidos para elucidar os modos discursivos predominantes na fala dos educadores.   Abstract   Based on the interface between psychoanalysis and education, this article discusses some results of ten meetings held in three schools in Rio de Janeiro. The subject, introduced in the form of an inter-disciplinary net, attempts to ponder over some parameters that guide those different practices, having as the object of investigation and change the challenge that school failure imposes on psychoanalysts and educators. The emphasis is on this issue, which manifests itself as a symptom in contemporary culture, and on new paradigms that rule political and educational actions in the State. Some testimony of the practice of ‘conversation’ is focused on to elucidate predominant discursive modes in the educators’ speech.   Resumen   El presente artículo pretende discutir, en la interacción psicoanálisis-educación, algunas consecuencias extraídas de diez encuentros realizados en tres escuelas del municipio de Rio de Janeiro. El dispositivo implantado, bajo la forma de red interdisciplinaria, trata de reflexionar sobre algunos parámetros que orientan las diferentes prácticas, que tienen como objeto de investigación e intercambio el reto que el fracaso escolar impone a psicoanalistas y educadores. Se da énfasis a esa problemática, que incide como una patología en la cultura contemporánea, y a los nuevos paradigmas que rigen las acciones político-educacionales del Estado. Se presentan algunos testimonios de la práctica de "conversación" para elucidar los modos discursivos que predominaron en el habla de los educadores.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/355
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/355/348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 14 n. 2 (2008): Psicologia em Revista; 65-80
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688271361277952