Conversação com educadores: uma troca possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/355 |
Resumo: | Resumo O presente artigo pretende discutir, na interface entre psicanálise e educação, algumas consequências extraídas de dez encontros realizados em três escolas do município do Rio de Janeiro. O dispositivo implantado, sob a forma de rede interdisciplinar, busca refletir sobre alguns parâmetros que norteiam essas práticas, tendo como objeto de investigação e troca o desafio que o fracasso escolar impõe a psicanalistas e educadores. A ênfase recai sobre essa problemática, que incide como uma patologia na cultura contemporânea, e os novos paradigmas que regem as ações político-educacionais do Estado. Alguns testemunhos da prática de "conversação" são trazidos para elucidar os modos discursivos predominantes na fala dos educadores. Abstract Based on the interface between psychoanalysis and education, this article discusses some results of ten meetings held in three schools in Rio de Janeiro. The subject, introduced in the form of an inter-disciplinary net, attempts to ponder over some parameters that guide those different practices, having as the object of investigation and change the challenge that school failure imposes on psychoanalysts and educators. The emphasis is on this issue, which manifests itself as a symptom in contemporary culture, and on new paradigms that rule political and educational actions in the State. Some testimony of the practice of ‘conversation’ is focused on to elucidate predominant discursive modes in the educators’ speech. Resumen El presente artículo pretende discutir, en la interacción psicoanálisis-educación, algunas consecuencias extraídas de diez encuentros realizados en tres escuelas del municipio de Rio de Janeiro. El dispositivo implantado, bajo la forma de red interdisciplinaria, trata de reflexionar sobre algunos parámetros que orientan las diferentes prácticas, que tienen como objeto de investigación e intercambio el reto que el fracaso escolar impone a psicoanalistas y educadores. Se da énfasis a esa problemática, que incide como una patología en la cultura contemporánea, y a los nuevos paradigmas que rigen las acciones político-educacionales del Estado. Se presentan algunos testimonios de la práctica de "conversación" para elucidar los modos discursivos que predominaron en el habla de los educadores. |
id |
PUC_MG-3_2002fcb6dbc8b68fad92cb0408afec25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/355 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conversação com educadores: uma troca possívelConversation with educators: a possible interchangeConversación con educadores: un intercambio posibleContemporaneidadeConversaçãoEducaçãoFracasso escolarPsicanálise. / ContemporaneousnessConversationEducationSchool failurePsychoanalysis. / ContemporaneidadConversaciónEducaciónFracaso escolarPsicoanálisis.Resumo O presente artigo pretende discutir, na interface entre psicanálise e educação, algumas consequências extraídas de dez encontros realizados em três escolas do município do Rio de Janeiro. O dispositivo implantado, sob a forma de rede interdisciplinar, busca refletir sobre alguns parâmetros que norteiam essas práticas, tendo como objeto de investigação e troca o desafio que o fracasso escolar impõe a psicanalistas e educadores. A ênfase recai sobre essa problemática, que incide como uma patologia na cultura contemporânea, e os novos paradigmas que regem as ações político-educacionais do Estado. Alguns testemunhos da prática de "conversação" são trazidos para elucidar os modos discursivos predominantes na fala dos educadores. Abstract Based on the interface between psychoanalysis and education, this article discusses some results of ten meetings held in three schools in Rio de Janeiro. The subject, introduced in the form of an inter-disciplinary net, attempts to ponder over some parameters that guide those different practices, having as the object of investigation and change the challenge that school failure imposes on psychoanalysts and educators. The emphasis is on this issue, which manifests itself as a symptom in contemporary culture, and on new paradigms that rule political and educational actions in the State. Some testimony of the practice of ‘conversation’ is focused on to elucidate predominant discursive modes in the educators’ speech. Resumen El presente artículo pretende discutir, en la interacción psicoanálisis-educación, algunas consecuencias extraídas de diez encuentros realizados en tres escuelas del municipio de Rio de Janeiro. El dispositivo implantado, bajo la forma de red interdisciplinaria, trata de reflexionar sobre algunos parámetros que orientan las diferentes prácticas, que tienen como objeto de investigación e intercambio el reto que el fracaso escolar impone a psicoanalistas y educadores. Se da énfasis a esa problemática, que incide como una patología en la cultura contemporánea, y a los nuevos paradigmas que rigen las acciones político-educacionales del Estado. Se presentan algunos testimonios de la práctica de "conversación" para elucidar los modos discursivos que predominaron en el habla de los educadores.Editora PUC Minas2009-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/355Psicologia em Revista; v. 14 n. 2 (2008): Psicologia em Revista; 65-801678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/355/348Jacob, Claudia AlvesVicent, Monique de FreitasSerafim, Oziléa Clen GomesCohen, Ruth Helena PintoMelo, Daisy Christineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/355Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:46Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conversação com educadores: uma troca possível Conversation with educators: a possible interchange Conversación con educadores: un intercambio posible |
title |
Conversação com educadores: uma troca possível |
spellingShingle |
Conversação com educadores: uma troca possível Jacob, Claudia Alves Contemporaneidade Conversação Educação Fracasso escolar Psicanálise. / Contemporaneousness Conversation Education School failure Psychoanalysis. / Contemporaneidad Conversación Educación Fracaso escolar Psicoanálisis. |
title_short |
Conversação com educadores: uma troca possível |
title_full |
Conversação com educadores: uma troca possível |
title_fullStr |
Conversação com educadores: uma troca possível |
title_full_unstemmed |
Conversação com educadores: uma troca possível |
title_sort |
Conversação com educadores: uma troca possível |
author |
Jacob, Claudia Alves |
author_facet |
Jacob, Claudia Alves Vicent, Monique de Freitas Serafim, Oziléa Clen Gomes Cohen, Ruth Helena Pinto Melo, Daisy Christine |
author_role |
author |
author2 |
Vicent, Monique de Freitas Serafim, Oziléa Clen Gomes Cohen, Ruth Helena Pinto Melo, Daisy Christine |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacob, Claudia Alves Vicent, Monique de Freitas Serafim, Oziléa Clen Gomes Cohen, Ruth Helena Pinto Melo, Daisy Christine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contemporaneidade Conversação Educação Fracasso escolar Psicanálise. / Contemporaneousness Conversation Education School failure Psychoanalysis. / Contemporaneidad Conversación Educación Fracaso escolar Psicoanálisis. |
topic |
Contemporaneidade Conversação Educação Fracasso escolar Psicanálise. / Contemporaneousness Conversation Education School failure Psychoanalysis. / Contemporaneidad Conversación Educación Fracaso escolar Psicoanálisis. |
description |
Resumo O presente artigo pretende discutir, na interface entre psicanálise e educação, algumas consequências extraídas de dez encontros realizados em três escolas do município do Rio de Janeiro. O dispositivo implantado, sob a forma de rede interdisciplinar, busca refletir sobre alguns parâmetros que norteiam essas práticas, tendo como objeto de investigação e troca o desafio que o fracasso escolar impõe a psicanalistas e educadores. A ênfase recai sobre essa problemática, que incide como uma patologia na cultura contemporânea, e os novos paradigmas que regem as ações político-educacionais do Estado. Alguns testemunhos da prática de "conversação" são trazidos para elucidar os modos discursivos predominantes na fala dos educadores. Abstract Based on the interface between psychoanalysis and education, this article discusses some results of ten meetings held in three schools in Rio de Janeiro. The subject, introduced in the form of an inter-disciplinary net, attempts to ponder over some parameters that guide those different practices, having as the object of investigation and change the challenge that school failure imposes on psychoanalysts and educators. The emphasis is on this issue, which manifests itself as a symptom in contemporary culture, and on new paradigms that rule political and educational actions in the State. Some testimony of the practice of ‘conversation’ is focused on to elucidate predominant discursive modes in the educators’ speech. Resumen El presente artículo pretende discutir, en la interacción psicoanálisis-educación, algunas consecuencias extraídas de diez encuentros realizados en tres escuelas del municipio de Rio de Janeiro. El dispositivo implantado, bajo la forma de red interdisciplinaria, trata de reflexionar sobre algunos parámetros que orientan las diferentes prácticas, que tienen como objeto de investigación e intercambio el reto que el fracaso escolar impone a psicoanalistas y educadores. Se da énfasis a esa problemática, que incide como una patología en la cultura contemporánea, y a los nuevos paradigmas que rigen las acciones político-educacionales del Estado. Se presentan algunos testimonios de la práctica de "conversación" para elucidar los modos discursivos que predominaron en el habla de los educadores. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/355 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/355/348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 14 n. 2 (2008): Psicologia em Revista; 65-80 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688271361277952 |