Linha de Passe: adolescência e imaginário em um filme brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montezi, Aline Vilarinho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barcellos, Tomíris Forner, Ambrósio, Fabiana Follador, Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n1p74
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar o imaginário social sobre aadolescência, concebida como fenômeno socialmente produzido, deimportantes ressonâncias emocionais. Metodologicamente, configura-seao redor da abordagem psicanalítica da obra cinematográfica “Linha depasse”, desde uma perspectiva teórica afinada com a psicologia concretada conduta, defendida por Bleger e Politzer. Utiliza como material umanarrativa transferencial, elaborada com base na estrita observância dasregras constitutivas do método psicanalítico, tendo em vista a produçãointerpretativa de campos de sentido afetivo (emocional ou inconscientesrelativos). Apresenta e discute a criação/encontro de três camposdenominados “Temos mãe”, “Precisamos de (mais) alguém” e “Viveré lutar”, segundo os quais se organiza a experiência dos personagensadolescentes. Conclui que o filme retrata, de modo claro e preciso, umimaginário compartilhado por parte da população brasileira com acessoà produção cultural, que reconhece que o processo de tornar-se adultoseria singularmente penoso pela ausência paterna e por falta de holdingsocial.
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