Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200013 |
Resumo: | A partir da compreensão de que os professores podem desempenhar importante função no processo de amadurecimento pessoal de seus alunos, estabelecemos como objetivo de pesquisa investigar seu imaginário coletivo sobre o adolescente contemporâneo. Realizamos uma entrevista grupal, em que participaram seis professores de Ensino Médio, fazendo uso do procedimento Desenhos-Estórias com Tema, que concebemos como recurso mediador-dialógico. Após a entrevista foram redigidas narrativas transferenciais sobre o acontecer clínico que, junto com os desenhos-estórias, foram psicanaliticamente consideradas, permitindo a captação interpretativa dos seguintes campos de sentido afetivo-emocional: mundo vegetativo, separando o joio do trigo e criança feliz, adolescente infeliz. Concluímos que, no grupo abordado, o adolescente é concebido como passivo, infeliz e incapaz de fazer escolhas, necessitando ser guiado em sua vida. |
id |
PUC_RIO-24_616f11edc2605607a65256f8a368b64d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722011000200013 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneoprofessoradolescênciaimaginário coletivoA partir da compreensão de que os professores podem desempenhar importante função no processo de amadurecimento pessoal de seus alunos, estabelecemos como objetivo de pesquisa investigar seu imaginário coletivo sobre o adolescente contemporâneo. Realizamos uma entrevista grupal, em que participaram seis professores de Ensino Médio, fazendo uso do procedimento Desenhos-Estórias com Tema, que concebemos como recurso mediador-dialógico. Após a entrevista foram redigidas narrativas transferenciais sobre o acontecer clínico que, junto com os desenhos-estórias, foram psicanaliticamente consideradas, permitindo a captação interpretativa dos seguintes campos de sentido afetivo-emocional: mundo vegetativo, separando o joio do trigo e criança feliz, adolescente infeliz. Concluímos que, no grupo abordado, o adolescente é concebido como passivo, infeliz e incapaz de fazer escolhas, necessitando ser guiado em sua vida.Universidade Estadual de Maringá2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200013Psicologia em Estudo v.16 n.2 2011reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722011000200013info:eu-repo/semantics/openAccessMontezi,Aline VilarinhoZia,Katia PanfieteTachibana,MiriamAiello-Vaisberg,Tania Maria Josépor2011-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722011000200013Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-12-06T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo |
title |
Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo |
spellingShingle |
Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo Montezi,Aline Vilarinho professor adolescência imaginário coletivo |
title_short |
Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo |
title_full |
Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo |
title_fullStr |
Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo |
title_sort |
Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo |
author |
Montezi,Aline Vilarinho |
author_facet |
Montezi,Aline Vilarinho Zia,Katia Panfiete Tachibana,Miriam Aiello-Vaisberg,Tania Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Zia,Katia Panfiete Tachibana,Miriam Aiello-Vaisberg,Tania Maria José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montezi,Aline Vilarinho Zia,Katia Panfiete Tachibana,Miriam Aiello-Vaisberg,Tania Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professor adolescência imaginário coletivo |
topic |
professor adolescência imaginário coletivo |
description |
A partir da compreensão de que os professores podem desempenhar importante função no processo de amadurecimento pessoal de seus alunos, estabelecemos como objetivo de pesquisa investigar seu imaginário coletivo sobre o adolescente contemporâneo. Realizamos uma entrevista grupal, em que participaram seis professores de Ensino Médio, fazendo uso do procedimento Desenhos-Estórias com Tema, que concebemos como recurso mediador-dialógico. Após a entrevista foram redigidas narrativas transferenciais sobre o acontecer clínico que, junto com os desenhos-estórias, foram psicanaliticamente consideradas, permitindo a captação interpretativa dos seguintes campos de sentido afetivo-emocional: mundo vegetativo, separando o joio do trigo e criança feliz, adolescente infeliz. Concluímos que, no grupo abordado, o adolescente é concebido como passivo, infeliz e incapaz de fazer escolhas, necessitando ser guiado em sua vida. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722011000200013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.16 n.2 2011 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127905375191040 |