Linha de Passe: adolescência e imaginário em um filme brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n1p74 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo estudar o imaginário social sobre aadolescência, concebida como fenômeno socialmente produzido, deimportantes ressonâncias emocionais. Metodologicamente, configura-seao redor da abordagem psicanalítica da obra cinematográfica “Linha depasse”, desde uma perspectiva teórica afinada com a psicologia concretada conduta, defendida por Bleger e Politzer. Utiliza como material umanarrativa transferencial, elaborada com base na estrita observância dasregras constitutivas do método psicanalítico, tendo em vista a produçãointerpretativa de campos de sentido afetivo (emocional ou inconscientesrelativos). Apresenta e discute a criação/encontro de três camposdenominados “Temos mãe”, “Precisamos de (mais) alguém” e “Viveré lutar”, segundo os quais se organiza a experiência dos personagensadolescentes. Conclui que o filme retrata, de modo claro e preciso, umimaginário compartilhado por parte da população brasileira com acessoà produção cultural, que reconhece que o processo de tornar-se adultoseria singularmente penoso pela ausência paterna e por falta de holdingsocial. |
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Linha de Passe: adolescência e imaginário em um filme brasileiroAdolescênciaImaginário SocialPesquisa PsicanalíticaCinemaPrecariedade Social.Este trabalho tem como objetivo estudar o imaginário social sobre aadolescência, concebida como fenômeno socialmente produzido, deimportantes ressonâncias emocionais. Metodologicamente, configura-seao redor da abordagem psicanalítica da obra cinematográfica “Linha depasse”, desde uma perspectiva teórica afinada com a psicologia concretada conduta, defendida por Bleger e Politzer. Utiliza como material umanarrativa transferencial, elaborada com base na estrita observância dasregras constitutivas do método psicanalítico, tendo em vista a produçãointerpretativa de campos de sentido afetivo (emocional ou inconscientesrelativos). Apresenta e discute a criação/encontro de três camposdenominados “Temos mãe”, “Precisamos de (mais) alguém” e “Viveré lutar”, segundo os quais se organiza a experiência dos personagensadolescentes. Conclui que o filme retrata, de modo claro e preciso, umimaginário compartilhado por parte da população brasileira com acessoà produção cultural, que reconhece que o processo de tornar-se adultoseria singularmente penoso pela ausência paterna e por falta de holdingsocial.Editora PUC Minas2013-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n1p7410.5752/P.1678-9563.2013v19n1p74Psicologia em Revista; v. 19 n. 1 (2013): Psicologia em Revista; 74-881678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n1p74/5588Montezi, Aline VilarinhoBarcellos, Tomíris FornerAmbrósio, Fabiana FolladorAiello-Vaisberg, Tânia Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3830Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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