Sucesso na transição universidade-trabalho: expectativas de universitários formandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n3p497 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi descrever as expectativas de universitáriosformandos sobre o sucesso na transição universidade-trabalho e os fatoresque contribuem para o sucesso. A amostra foi composta por 46 estudantes doúltimo ano da graduação dos cursos de Psicologia (N=21) e Administração(N=25). Como instrumento, foi aplicado um questionário contendo dadossocioeducacionais, além de três perguntas abertas sobre sucesso na transiçãouniversidade-trabalho. Os dados foram analisados por meio da análise deconteúdo. Os resultados refletem uma multiplicidade de expectativas ede sentidos atribuídos ao sucesso na transição universidade-trabalho, quefoi descrito tanto por indicadores objetivos quanto subjetivos. Ainda, osgraduandos atribuem o sucesso na transição como sendo decorrentes tantode características individuais quanto dos contextos social, educacional epolítico. Confirma-se, portanto, a tendência das teorias de carreira, quediscutem a necessidade de incluir nos modelos explicativos da Psicologiavocacional tanto variáveis individuais quanto contextuais. |
id |
PUC_MG-3_38e0e039286549f77bf24a4aa72d26cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3261 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sucesso na transição universidade-trabalho: expectativas de universitários formandosuniversitáriossucessotransição universidade-trabalhoO objetivo deste estudo foi descrever as expectativas de universitáriosformandos sobre o sucesso na transição universidade-trabalho e os fatoresque contribuem para o sucesso. A amostra foi composta por 46 estudantes doúltimo ano da graduação dos cursos de Psicologia (N=21) e Administração(N=25). Como instrumento, foi aplicado um questionário contendo dadossocioeducacionais, além de três perguntas abertas sobre sucesso na transiçãouniversidade-trabalho. Os dados foram analisados por meio da análise deconteúdo. Os resultados refletem uma multiplicidade de expectativas ede sentidos atribuídos ao sucesso na transição universidade-trabalho, quefoi descrito tanto por indicadores objetivos quanto subjetivos. Ainda, osgraduandos atribuem o sucesso na transição como sendo decorrentes tantode características individuais quanto dos contextos social, educacional epolítico. Confirma-se, portanto, a tendência das teorias de carreira, quediscutem a necessidade de incluir nos modelos explicativos da Psicologiavocacional tanto variáveis individuais quanto contextuais. Editora PUC Minas2014-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n3p49710.5752/P.1678-9563.2013v19n3p497Psicologia em Revista; v. 19 n. 3 (2013): Psicologia em Revista; 497-5181678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n3p497/6217http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n3p497/15320Oliveira, Marina Cardoso deDetomini, Vitor CorrêaMelo-Silva, Lucy Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3261Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sucesso na transição universidade-trabalho: expectativas de universitários formandos |
title |
Sucesso na transição universidade-trabalho: expectativas de universitários formandos |
spellingShingle |
Sucesso na transição universidade-trabalho: expectativas de universitários formandos Oliveira, Marina Cardoso de universitários sucesso transição universidade-trabalho |
title_short |
Sucesso na transição universidade-trabalho: expectativas de universitários formandos |
title_full |
Sucesso na transição universidade-trabalho: expectativas de universitários formandos |
title_fullStr |
Sucesso na transição universidade-trabalho: expectativas de universitários formandos |
title_full_unstemmed |
Sucesso na transição universidade-trabalho: expectativas de universitários formandos |
title_sort |
Sucesso na transição universidade-trabalho: expectativas de universitários formandos |
author |
Oliveira, Marina Cardoso de |
author_facet |
Oliveira, Marina Cardoso de Detomini, Vitor Corrêa Melo-Silva, Lucy Leal |
author_role |
author |
author2 |
Detomini, Vitor Corrêa Melo-Silva, Lucy Leal |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marina Cardoso de Detomini, Vitor Corrêa Melo-Silva, Lucy Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
universitários sucesso transição universidade-trabalho |
topic |
universitários sucesso transição universidade-trabalho |
description |
O objetivo deste estudo foi descrever as expectativas de universitáriosformandos sobre o sucesso na transição universidade-trabalho e os fatoresque contribuem para o sucesso. A amostra foi composta por 46 estudantes doúltimo ano da graduação dos cursos de Psicologia (N=21) e Administração(N=25). Como instrumento, foi aplicado um questionário contendo dadossocioeducacionais, além de três perguntas abertas sobre sucesso na transiçãouniversidade-trabalho. Os dados foram analisados por meio da análise deconteúdo. Os resultados refletem uma multiplicidade de expectativas ede sentidos atribuídos ao sucesso na transição universidade-trabalho, quefoi descrito tanto por indicadores objetivos quanto subjetivos. Ainda, osgraduandos atribuem o sucesso na transição como sendo decorrentes tantode características individuais quanto dos contextos social, educacional epolítico. Confirma-se, portanto, a tendência das teorias de carreira, quediscutem a necessidade de incluir nos modelos explicativos da Psicologiavocacional tanto variáveis individuais quanto contextuais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n3p497 10.5752/P.1678-9563.2013v19n3p497 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n3p497 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2013v19n3p497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n3p497/6217 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n3p497/15320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 19 n. 3 (2013): Psicologia em Revista; 497-518 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272244178944 |