A educação dos filhos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Adriana
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Jou, Graciela Y. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/254
Resumo: Atualmente, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) é um dos distúrbios mais comuns apresentados na infância. Na pesquisa sobre esse assunto, a grande maioria dos trabalhos encontrados se refere às dificuldades e ao estresse das famílias, pois o relacionamento entre pais e filhos apresenta-se de forma mais conflituosa que o comum. Este estudo se propôs a estudar os pais de crianças em idade escolar com o diagnóstico de TDA/H, com o objetivo de identificar os tipos de estratégias educativas das quais eles fazem uso e quais consideram mais eficazes na orientação e educação dos filhos, bem como as estratégias mais utilizadas. Para tal, foi realizada a técnica do grupo focal, e entrevistas individuais. No tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, conforme Olabuénega (1999), partindo dos seguintes eixos temáticos previamente estabelecidos a partir da literatura existente: descrição da parentalidade; dificuldades educativas dos TDA/H; estratégias educativas utilizadas; eficácia das estratégias. Os resultados mostraram que as estratégias utilizadas são: negociação, bater, castigo, chantagem e a tomada de consciência, como as mais usadas pelos pais.
id PUC_MG-3_5517967222a4a4954d631cd7d7afb8ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/254
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling A educação dos filhos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer?The education of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder: whata to do?Pais de crianças com TDA/HEstratégias educativas.Atualmente, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) é um dos distúrbios mais comuns apresentados na infância. Na pesquisa sobre esse assunto, a grande maioria dos trabalhos encontrados se refere às dificuldades e ao estresse das famílias, pois o relacionamento entre pais e filhos apresenta-se de forma mais conflituosa que o comum. Este estudo se propôs a estudar os pais de crianças em idade escolar com o diagnóstico de TDA/H, com o objetivo de identificar os tipos de estratégias educativas das quais eles fazem uso e quais consideram mais eficazes na orientação e educação dos filhos, bem como as estratégias mais utilizadas. Para tal, foi realizada a técnica do grupo focal, e entrevistas individuais. No tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, conforme Olabuénega (1999), partindo dos seguintes eixos temáticos previamente estabelecidos a partir da literatura existente: descrição da parentalidade; dificuldades educativas dos TDA/H; estratégias educativas utilizadas; eficácia das estratégias. Os resultados mostraram que as estratégias utilizadas são: negociação, bater, castigo, chantagem e a tomada de consciência, como as mais usadas pelos pais.Editora PUC Minas2008-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/254Psicologia em Revista; v. 12 n. 20 (2006): Psicologia em Revista; 235-2501678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/254/264Wagner, AdrianaJou, Graciela Y. deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/254Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:46Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação dos filhos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer?
The education of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder: whata to do?
title A educação dos filhos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer?
spellingShingle A educação dos filhos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer?
Wagner, Adriana
Pais de crianças com TDA/H
Estratégias educativas.
title_short A educação dos filhos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer?
title_full A educação dos filhos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer?
title_fullStr A educação dos filhos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer?
title_full_unstemmed A educação dos filhos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer?
title_sort A educação dos filhos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer?
author Wagner, Adriana
author_facet Wagner, Adriana
Jou, Graciela Y. de
author_role author
author2 Jou, Graciela Y. de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Adriana
Jou, Graciela Y. de
dc.subject.por.fl_str_mv Pais de crianças com TDA/H
Estratégias educativas.
topic Pais de crianças com TDA/H
Estratégias educativas.
description Atualmente, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) é um dos distúrbios mais comuns apresentados na infância. Na pesquisa sobre esse assunto, a grande maioria dos trabalhos encontrados se refere às dificuldades e ao estresse das famílias, pois o relacionamento entre pais e filhos apresenta-se de forma mais conflituosa que o comum. Este estudo se propôs a estudar os pais de crianças em idade escolar com o diagnóstico de TDA/H, com o objetivo de identificar os tipos de estratégias educativas das quais eles fazem uso e quais consideram mais eficazes na orientação e educação dos filhos, bem como as estratégias mais utilizadas. Para tal, foi realizada a técnica do grupo focal, e entrevistas individuais. No tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, conforme Olabuénega (1999), partindo dos seguintes eixos temáticos previamente estabelecidos a partir da literatura existente: descrição da parentalidade; dificuldades educativas dos TDA/H; estratégias educativas utilizadas; eficácia das estratégias. Os resultados mostraram que as estratégias utilizadas são: negociação, bater, castigo, chantagem e a tomada de consciência, como as mais usadas pelos pais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/254
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/254/264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 12 n. 20 (2006): Psicologia em Revista; 235-250
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688270889418752