Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280 |
Resumo: | Há três estratégias para se lidar com palavras escritas – a logográfica, a alfabética e a ortográfica –, que se desenvolvem em diferentes momentos e são usadas conforme as características dos itens a serem lidos. O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento dessas estratégias de leitura em crianças de 1ª a 4ª série do ensino fundamental e sua correlação com notas escolares. Participaram da pesquisa 438 crianças de uma escola pública do interior de SP, avaliadas no Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), que possibilita identificar as estratégias de leitura. Da 1ª à 3ª série verificou-se aumento do escore total, com prevalência da estratégia logográfica na 1ª série, desenvolvimento das estratégias alfabética e ortográfica na 2ª e 3ª séries e melhor estabelecimento da ortográfica na 4a série. Análises de correlação de Pearson entre TCLPP e notas identificaram diversas correlações significativas, sendo que as estratégias mais relacionadas às notas passaram da logográfica para a ortográfica ao longo das séries. |
id |
PUC_MG-3_822a89fb5fbd113357a8b4ed793a4b9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/280 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolarDevelopment of reading strategies in elementary school and relationship to school performanceEstratégias de leituraAlfabetizaçãoLinguagem escritaHá três estratégias para se lidar com palavras escritas – a logográfica, a alfabética e a ortográfica –, que se desenvolvem em diferentes momentos e são usadas conforme as características dos itens a serem lidos. O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento dessas estratégias de leitura em crianças de 1ª a 4ª série do ensino fundamental e sua correlação com notas escolares. Participaram da pesquisa 438 crianças de uma escola pública do interior de SP, avaliadas no Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), que possibilita identificar as estratégias de leitura. Da 1ª à 3ª série verificou-se aumento do escore total, com prevalência da estratégia logográfica na 1ª série, desenvolvimento das estratégias alfabética e ortográfica na 2ª e 3ª séries e melhor estabelecimento da ortográfica na 4a série. Análises de correlação de Pearson entre TCLPP e notas identificaram diversas correlações significativas, sendo que as estratégias mais relacionadas às notas passaram da logográfica para a ortográfica ao longo das séries.Editora PUC Minas2008-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280Psicologia em Revista; v. 13 n. 2 (2007): Psicologia em Revista; 3631678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280/290Capovilla, Alessandra Gotuzo SeabraDias, Natália Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/280Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:46Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar Development of reading strategies in elementary school and relationship to school performance |
title |
Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar |
spellingShingle |
Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra Estratégias de leitura Alfabetização Linguagem escrita |
title_short |
Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar |
title_full |
Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar |
title_fullStr |
Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar |
title_sort |
Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar |
author |
Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra |
author_facet |
Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra Dias, Natália Martins |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Natália Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra Dias, Natália Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de leitura Alfabetização Linguagem escrita |
topic |
Estratégias de leitura Alfabetização Linguagem escrita |
description |
Há três estratégias para se lidar com palavras escritas – a logográfica, a alfabética e a ortográfica –, que se desenvolvem em diferentes momentos e são usadas conforme as características dos itens a serem lidos. O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento dessas estratégias de leitura em crianças de 1ª a 4ª série do ensino fundamental e sua correlação com notas escolares. Participaram da pesquisa 438 crianças de uma escola pública do interior de SP, avaliadas no Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), que possibilita identificar as estratégias de leitura. Da 1ª à 3ª série verificou-se aumento do escore total, com prevalência da estratégia logográfica na 1ª série, desenvolvimento das estratégias alfabética e ortográfica na 2ª e 3ª séries e melhor estabelecimento da ortográfica na 4a série. Análises de correlação de Pearson entre TCLPP e notas identificaram diversas correlações significativas, sendo que as estratégias mais relacionadas às notas passaram da logográfica para a ortográfica ao longo das séries. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280/290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 13 n. 2 (2007): Psicologia em Revista; 363 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688271310946304 |