Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Dias, Natália Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280
Resumo: Há três estratégias para se lidar com palavras escritas – a logográfica, a alfabética e a ortográfica –, que se desenvolvem em diferentes momentos e são usadas conforme as características dos itens a serem lidos. O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento dessas estratégias de leitura em crianças de 1ª a 4ª série do ensino fundamental e sua correlação com notas escolares. Participaram da pesquisa 438 crianças de uma escola pública do interior de SP, avaliadas no Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), que possibilita identificar as estratégias de leitura. Da 1ª à 3ª série verificou-se aumento do escore total, com prevalência da estratégia logográfica na 1ª série, desenvolvimento das estratégias alfabética e ortográfica na 2ª e 3ª séries e melhor estabelecimento da ortográfica na 4a série. Análises de correlação de Pearson entre TCLPP e notas identificaram diversas correlações significativas, sendo que as estratégias mais relacionadas às notas passaram da logográfica para a ortográfica ao longo das séries.
id PUC_MG-3_822a89fb5fbd113357a8b4ed793a4b9f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/280
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolarDevelopment of reading strategies in elementary school and relationship to school performanceEstratégias de leituraAlfabetizaçãoLinguagem escritaHá três estratégias para se lidar com palavras escritas – a logográfica, a alfabética e a ortográfica –, que se desenvolvem em diferentes momentos e são usadas conforme as características dos itens a serem lidos. O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento dessas estratégias de leitura em crianças de 1ª a 4ª série do ensino fundamental e sua correlação com notas escolares. Participaram da pesquisa 438 crianças de uma escola pública do interior de SP, avaliadas no Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), que possibilita identificar as estratégias de leitura. Da 1ª à 3ª série verificou-se aumento do escore total, com prevalência da estratégia logográfica na 1ª série, desenvolvimento das estratégias alfabética e ortográfica na 2ª e 3ª séries e melhor estabelecimento da ortográfica na 4a série. Análises de correlação de Pearson entre TCLPP e notas identificaram diversas correlações significativas, sendo que as estratégias mais relacionadas às notas passaram da logográfica para a ortográfica ao longo das séries.Editora PUC Minas2008-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280Psicologia em Revista; v. 13 n. 2 (2007): Psicologia em Revista; 3631678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280/290Capovilla, Alessandra Gotuzo SeabraDias, Natália Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/280Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:46Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar
Development of reading strategies in elementary school and relationship to school performance
title Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar
spellingShingle Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar
Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra
Estratégias de leitura
Alfabetização
Linguagem escrita
title_short Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar
title_full Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar
title_fullStr Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar
title_full_unstemmed Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar
title_sort Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar
author Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra
author_facet Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra
Dias, Natália Martins
author_role author
author2 Dias, Natália Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra
Dias, Natália Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de leitura
Alfabetização
Linguagem escrita
topic Estratégias de leitura
Alfabetização
Linguagem escrita
description Há três estratégias para se lidar com palavras escritas – a logográfica, a alfabética e a ortográfica –, que se desenvolvem em diferentes momentos e são usadas conforme as características dos itens a serem lidos. O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento dessas estratégias de leitura em crianças de 1ª a 4ª série do ensino fundamental e sua correlação com notas escolares. Participaram da pesquisa 438 crianças de uma escola pública do interior de SP, avaliadas no Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), que possibilita identificar as estratégias de leitura. Da 1ª à 3ª série verificou-se aumento do escore total, com prevalência da estratégia logográfica na 1ª série, desenvolvimento das estratégias alfabética e ortográfica na 2ª e 3ª séries e melhor estabelecimento da ortográfica na 4a série. Análises de correlação de Pearson entre TCLPP e notas identificaram diversas correlações significativas, sendo que as estratégias mais relacionadas às notas passaram da logográfica para a ortográfica ao longo das séries.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280/290
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 13 n. 2 (2007): Psicologia em Revista; 363
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688271310946304