Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capovilla,Alessandra Gotuzo Seabra
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Capovilla,Fernando César, Suiter,Ingrid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300013
Resumo: Para buscar identificar habilidades cognitivas mais freqüentemente prejudicadas nas dificuldades de leitura, 90 crianças de pré-escola e 1ª Série foram avaliadas em leitura, escrita, consciência fonológica, memória fonológica, vocabulário, aritmética, processamento visual e seqüenciamento. Comparando as habilidades de bons e maus leitores (acima e abaixo de 1 desvio-padrão em relação à média, respectivamente), observou-se que bons leitores foram significativamente superiores em escrita, consciência fonológica, vocabulário, memória fonológica e memória visual. Resultados sugerem uma relação funcional e forte entre processamento fonológico e leitura; funcional e moderada entre processamento seqüencial, aritmética e leitura; e fraca e correlacional entre processamento visual e leitura.
id PUC_RIO-24_efa895a08f64ee8711d19e656dd5705f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722004000300013
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leituraleituraescritacogniçãoPara buscar identificar habilidades cognitivas mais freqüentemente prejudicadas nas dificuldades de leitura, 90 crianças de pré-escola e 1ª Série foram avaliadas em leitura, escrita, consciência fonológica, memória fonológica, vocabulário, aritmética, processamento visual e seqüenciamento. Comparando as habilidades de bons e maus leitores (acima e abaixo de 1 desvio-padrão em relação à média, respectivamente), observou-se que bons leitores foram significativamente superiores em escrita, consciência fonológica, vocabulário, memória fonológica e memória visual. Resultados sugerem uma relação funcional e forte entre processamento fonológico e leitura; funcional e moderada entre processamento seqüencial, aritmética e leitura; e fraca e correlacional entre processamento visual e leitura.Universidade Estadual de Maringá2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300013Psicologia em Estudo v.9 n.3 2004reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722004000300013info:eu-repo/semantics/openAccessCapovilla,Alessandra Gotuzo SeabraCapovilla,Fernando CésarSuiter,Ingridpor2005-03-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722004000300013Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2005-03-09T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura
title Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura
spellingShingle Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura
Capovilla,Alessandra Gotuzo Seabra
leitura
escrita
cognição
title_short Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura
title_full Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura
title_fullStr Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura
title_full_unstemmed Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura
title_sort Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura
author Capovilla,Alessandra Gotuzo Seabra
author_facet Capovilla,Alessandra Gotuzo Seabra
Capovilla,Fernando César
Suiter,Ingrid
author_role author
author2 Capovilla,Fernando César
Suiter,Ingrid
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capovilla,Alessandra Gotuzo Seabra
Capovilla,Fernando César
Suiter,Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
escrita
cognição
topic leitura
escrita
cognição
description Para buscar identificar habilidades cognitivas mais freqüentemente prejudicadas nas dificuldades de leitura, 90 crianças de pré-escola e 1ª Série foram avaliadas em leitura, escrita, consciência fonológica, memória fonológica, vocabulário, aritmética, processamento visual e seqüenciamento. Comparando as habilidades de bons e maus leitores (acima e abaixo de 1 desvio-padrão em relação à média, respectivamente), observou-se que bons leitores foram significativamente superiores em escrita, consciência fonológica, vocabulário, memória fonológica e memória visual. Resultados sugerem uma relação funcional e forte entre processamento fonológico e leitura; funcional e moderada entre processamento seqüencial, aritmética e leitura; e fraca e correlacional entre processamento visual e leitura.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722004000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.9 n.3 2004
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903457345536