PSYCHOLOGY AND HOST INSTITUTION: EXPERIENCE REPORT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Estefane Firmino de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Denise Barros, Miura, Paula Orchiucci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/21486
Resumo: O acolhimento institucional é uma das medidas aplicáveis aos pais/responsáveis que violaram os direitos fundamentais das crianças e/ou adolescentes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. O objetivo deste estudo foi apresentar um relato de experiência de um estágio não obrigatório em uma instituição de acolhimento, bem como discutir a importância da supervisão e realização das atividades como um espaço potencial. Foram realizadas dez oficinas com participantes do sexo feminino com idade média de oito anos. Cada encontro teve uma duração de aproximadamente duas horas com a abordagem dos seguintes temas: autoestima, vínculo, sonhos/objetivos e Estatuto da Criança e do Adolescente. Pôde-se observar a implicação, empenho, envolvimento das participantes nas atividades, bem como confiança no ambiente das oficinas que proporcionou um espaço potencial para as participantes e para a estagiária. A supervisão e o estudo teórico possibilitaram a expressão, escuta dos afetos e sentimentos emergidos diante do ambiente institucional.
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spelling PSYCHOLOGY AND HOST INSTITUTION: EXPERIENCE REPORTPSICOLOGIA E INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO: PSICOLOGÍA E INSTITUCIÓN ANFITRIONA: INFORME DE EXPERIÊNCIAChildrenTeenagersHost institutionsSupervised internshipExperience ReportNiñosAdolescentesInstituciones de AcogidaPasantía SupervisadaInforme de ExperienciaCriançasAdolescentesInstituições de AcolhimentoEstágio supervisionadoRelato de ExperiênciaO acolhimento institucional é uma das medidas aplicáveis aos pais/responsáveis que violaram os direitos fundamentais das crianças e/ou adolescentes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. O objetivo deste estudo foi apresentar um relato de experiência de um estágio não obrigatório em uma instituição de acolhimento, bem como discutir a importância da supervisão e realização das atividades como um espaço potencial. Foram realizadas dez oficinas com participantes do sexo feminino com idade média de oito anos. Cada encontro teve uma duração de aproximadamente duas horas com a abordagem dos seguintes temas: autoestima, vínculo, sonhos/objetivos e Estatuto da Criança e do Adolescente. Pôde-se observar a implicação, empenho, envolvimento das participantes nas atividades, bem como confiança no ambiente das oficinas que proporcionou um espaço potencial para as participantes e para a estagiária. A supervisão e o estudo teórico possibilitaram a expressão, escuta dos afetos e sentimentos emergidos diante do ambiente institucional.La recepción institucional es una de las medidas aplicables a los padres / tutores que violaron los derechos fundamentales de los niños y / o adolescentes previstos en el Estatuto de Niños y Adolescentes. El objetivo de este estudio fue presentar un informe de experiencia de una pasantía no obligatoria en una institución anfitriona, así como discutir la importancia de la supervisión y el desempeño de las actividades como un espacio potencial. Se realizaron diez talleres con niñas con una edad promedio de ocho años. Cada reunión duró dos horas aproximadamente, con los siguientes temas: autoestima, vínculo, sueños / metas y el Estatuto de Niños y Adolescentes. Se observó implicación, compromiso, participación de las niñas en las actividades, así como un espacio potencial para las participantes y el pasante. La supervisión y el estudio teórico permitieron la expresión, escucha de los afectos y sentimientos surgidos en el entorno institucional.Institutional reception is one of the measures applicable to parents / guardians who violated the fundamental rights of children and / or adolescents provided for in the Child and Adolescent Statute. The aim of this study was to present an experience report of a non-compulsory internship in a host institution, as well as to discuss the importance of supervision and performance of activities as a potential space. Ten workshops were held with female participants with an average age of eight years. Each meeting lasted approximately two hours, addressing the following topics: self-esteem, bond, dreams / goals and the Child and Adolescent Statute. It was observed the implication, commitment, involvement of participants in the activities, as well as confidence in the workshop environment that provided a potential space for participants and intern. The supervision and theoretical study enabled expression, listening to the affections and feelings emerged in the institutional environment.Editora PUC Minas2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/2148610.5752/P.1678-9563.2021v27n2p327-347Psicologia em Revista; v. 27 n. 2 (2021): Psicologia em Revista; 327-3471678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/21486/19948Lima, Estefane Firmino de OliveiraPereira, Denise Barros Miura, Paula Orchiucci info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-11T18:35:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21486Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-07-11T18:35:51Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
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