Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do estágio curricular supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karas, Tiago Satim
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Gabriela Pereira da, Suares, Janaína Sotolani, Feitosa, Joicimary Britez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entre-Lugar (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/11898
Resumo: A prática de ensino nos cursos de formação de professores constitui no principal alicerce do saber docente dos futuros profissionais da educação. Assim, no curso de Licenciatura em Geografia, o Estágio Curricular Supervisionado é componente obrigatório. Entretanto, em razão de inúmeras dificuldades, nem sempre se consegue atingir seus objetivos propostos. O Programa de Residência Pedagógica surgiu a partir da necessidade de suprir determinadas dificuldades presentes nesse processo de formação como o distanciamento entre teoria e prática durante a realização dos estágios. Este estudo constitui-se em uma reflexão sobre as práticas de ensino, bem como, o estágio na formação de professores, buscou-se analisar as experiências e práticas realizadas no âmbito deste programa no curso de Licenciatura em Geografia da UEMS, Unidade de Jardim∕MS, realizadas nos anos de 2018 e 2019. Adotando como procedimento a observação participante a partir de três bolsistas integrantes do programa, as considerações sugerem a necessidade de que tais programas sejam mantidos e aperfeiçoados no âmbito dos cursos de formação de professores.
id UFGD-5_732b6e76f544cd03e488e839f29599be
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11898
network_acronym_str UFGD-5
network_name_str Entre-Lugar (Online)
repository_id_str
spelling Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do estágio curricular supervisionadoPrograma de Residencia Pedagógica en Geografía: experiencias y prácticas más allá de la práctica curricular supervisadaPedagocycal Residence Program in Geography: experiences and practices beyond supervised internshipResidência Pedagógica. Ensino de Geografia. Estágio Curricular Supervisionado. Experiências. Práticas.Residencia Pedagógica. Enseñanza de la geografía. Pasantía supervisada. Experiencias. Prácticas.Pedagocycal Residence. Ggeography teaching. Supervised internship. Experiences. Practical experiences.A prática de ensino nos cursos de formação de professores constitui no principal alicerce do saber docente dos futuros profissionais da educação. Assim, no curso de Licenciatura em Geografia, o Estágio Curricular Supervisionado é componente obrigatório. Entretanto, em razão de inúmeras dificuldades, nem sempre se consegue atingir seus objetivos propostos. O Programa de Residência Pedagógica surgiu a partir da necessidade de suprir determinadas dificuldades presentes nesse processo de formação como o distanciamento entre teoria e prática durante a realização dos estágios. Este estudo constitui-se em uma reflexão sobre as práticas de ensino, bem como, o estágio na formação de professores, buscou-se analisar as experiências e práticas realizadas no âmbito deste programa no curso de Licenciatura em Geografia da UEMS, Unidade de Jardim∕MS, realizadas nos anos de 2018 e 2019. Adotando como procedimento a observação participante a partir de três bolsistas integrantes do programa, as considerações sugerem a necessidade de que tais programas sejam mantidos e aperfeiçoados no âmbito dos cursos de formação de professores.La práctica en los cursos de formación docente constituye la base del conocimiento de los futuros profesionales de la educación. De esa forma, en el curso de Geografía, la Pasantía Curricular Supervisada es un componente obligatorio. Sin embargo, debido a varias dificultades, no siempre se logran los objetivos propuestos. El Programa de Residencia Pedagógica ha surgido de la necesidad de eliminar determinadas dificultades en este proceso de capacitación, como el alejamiento entre la teoría y la práctica durante la realización de la pasantía. Este estudio es una reflexión sobre las prácticas de enseñanza, bien como la pasantía en la formación del profesorado. Se han analizado dichas experiencias y prácticas realizadas en el programa del curso de Geografía de la UEMS, Unidad Jardim/MS, en 2018 y 2019. A partir de la observación participante de tres becarios del programa, podemos decir que hay la necesidad de que tales programas se mantengan y se perfeccionen para auxiliar los cursos de capacitación docente.Teaching practice in teacher training courses is not based on the teaching knowledge of future education professionals. Thus, in the Geography Degree course, the Supervised Curricular Internship is a mandatory component. However, due to various difficulties, it is not always able to achieve its proposed objectives. The Pedagogical Residency Program arose from the need to eliminate the following difficulties, in this training process as a distance between theory and practice during the performance of exercises. This study was studied in a reflection on the internship and the teaching practice as well as of teacherstraining, sought to analyze how experiences and practices, with regard to the program in the Geography licensing course at UEMS, Jardim Unit, MS, in the years 2018 and 2019. Adopting participant observation as a procedure from three program members, as suggested considerations about the need for such programs to be maintained and improved in the follow-up of teacher training courses.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/1189810.30612/el.v11i22.11898ENTRE-LUGAR; v. 11 n. 22 (2020); 288-3162177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/11898/6456Copyright (c) 2020 ENTRE-LUGARinfo:eu-repo/semantics/openAccessKaras, Tiago SatimSilva, Gabriela Pereira daSuares, Janaína SotolaniFeitosa, Joicimary Britez2020-12-14T16:05:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11898Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2020-12-14T16:05:11Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do estágio curricular supervisionado
Programa de Residencia Pedagógica en Geografía: experiencias y prácticas más allá de la práctica curricular supervisada
Pedagocycal Residence Program in Geography: experiences and practices beyond supervised internship
title Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do estágio curricular supervisionado
spellingShingle Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do estágio curricular supervisionado
Karas, Tiago Satim
Residência Pedagógica. Ensino de Geografia. Estágio Curricular Supervisionado. Experiências. Práticas.
Residencia Pedagógica. Enseñanza de la geografía. Pasantía supervisada. Experiencias. Prácticas.
Pedagocycal Residence. Ggeography teaching. Supervised internship. Experiences. Practical experiences.
title_short Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do estágio curricular supervisionado
title_full Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do estágio curricular supervisionado
title_fullStr Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do estágio curricular supervisionado
title_full_unstemmed Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do estágio curricular supervisionado
title_sort Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do estágio curricular supervisionado
author Karas, Tiago Satim
author_facet Karas, Tiago Satim
Silva, Gabriela Pereira da
Suares, Janaína Sotolani
Feitosa, Joicimary Britez
author_role author
author2 Silva, Gabriela Pereira da
Suares, Janaína Sotolani
Feitosa, Joicimary Britez
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karas, Tiago Satim
Silva, Gabriela Pereira da
Suares, Janaína Sotolani
Feitosa, Joicimary Britez
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Pedagógica. Ensino de Geografia. Estágio Curricular Supervisionado. Experiências. Práticas.
Residencia Pedagógica. Enseñanza de la geografía. Pasantía supervisada. Experiencias. Prácticas.
Pedagocycal Residence. Ggeography teaching. Supervised internship. Experiences. Practical experiences.
topic Residência Pedagógica. Ensino de Geografia. Estágio Curricular Supervisionado. Experiências. Práticas.
Residencia Pedagógica. Enseñanza de la geografía. Pasantía supervisada. Experiencias. Prácticas.
Pedagocycal Residence. Ggeography teaching. Supervised internship. Experiences. Practical experiences.
description A prática de ensino nos cursos de formação de professores constitui no principal alicerce do saber docente dos futuros profissionais da educação. Assim, no curso de Licenciatura em Geografia, o Estágio Curricular Supervisionado é componente obrigatório. Entretanto, em razão de inúmeras dificuldades, nem sempre se consegue atingir seus objetivos propostos. O Programa de Residência Pedagógica surgiu a partir da necessidade de suprir determinadas dificuldades presentes nesse processo de formação como o distanciamento entre teoria e prática durante a realização dos estágios. Este estudo constitui-se em uma reflexão sobre as práticas de ensino, bem como, o estágio na formação de professores, buscou-se analisar as experiências e práticas realizadas no âmbito deste programa no curso de Licenciatura em Geografia da UEMS, Unidade de Jardim∕MS, realizadas nos anos de 2018 e 2019. Adotando como procedimento a observação participante a partir de três bolsistas integrantes do programa, as considerações sugerem a necessidade de que tais programas sejam mantidos e aperfeiçoados no âmbito dos cursos de formação de professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/11898
10.30612/el.v11i22.11898
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/11898
identifier_str_mv 10.30612/el.v11i22.11898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/11898/6456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 ENTRE-LUGAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 ENTRE-LUGAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv ENTRE-LUGAR; v. 11 n. 22 (2020); 288-316
2177-7829
2176-9559
reponame:Entre-Lugar (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Entre-Lugar (Online)
collection Entre-Lugar (Online)
repository.name.fl_str_mv Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231585013006336