DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Vânia Rodrigues Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Vera Lucia Trevisan de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28868
Resumo: Este artigo visa apresentar as significações de professores sobre as condições do trabalho. A pesquisa-intervenção foi realizada com um grupo de professores que atuam em uma escola estadual do interior de São Paulo. A análise de dados teve como fonte dezenove encontros realizados ao longo de dois anos, que foram registrados em Diários de Campo. E dezoito entrevistas, que foram gravadas e transcritas, feitas no final do segundo ano. A análise focalizou as contradições expressas nas falas dos professores para compreender o processo de significação da docência, em consonância com os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados revelaram que significações do trabalho como satisfação e reconhecimento aumentam a potência do professor para exercer suas práticas e criar novas formas de atuar, enquanto significações permeadas por sentimentos negativos, como angústia, raiva e desânimo não só diminuem seu envolvimento com as atividades pedagógicas como favorecem seu adoecimento e afastamento do trabalho.
id PUC_MG-3_d77d508baa9bb797f2d9516e92c06edd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28868
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO: TEACHING, SUFFERING AND ACTION POWER: THE DRAMA OF TEACHING IN PUBLIC HIGH SCHOOL FROM THE LOOK OF PSYCHOLOGYPODER DE ENSEÑANZA, SUFRIMIENTO Y ACCIÓN: EL DRAMA DE LA ENSEÑANZA EN LA ESCUELA SECUNDARIA PÚBLICA DESDE LA MIRADA DE LA PSICOLOGÍAworking conditionshigh schoolcultural-historical psychologyschool psychologycondiciones de trabajobachilleratopsicología histórico-culturalpsicología escolarcondições de trabalhoEnsino MédioPsicologia Histórico-CulturalPsicologia EscolarEste artigo visa apresentar as significações de professores sobre as condições do trabalho. A pesquisa-intervenção foi realizada com um grupo de professores que atuam em uma escola estadual do interior de São Paulo. A análise de dados teve como fonte dezenove encontros realizados ao longo de dois anos, que foram registrados em Diários de Campo. E dezoito entrevistas, que foram gravadas e transcritas, feitas no final do segundo ano. A análise focalizou as contradições expressas nas falas dos professores para compreender o processo de significação da docência, em consonância com os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados revelaram que significações do trabalho como satisfação e reconhecimento aumentam a potência do professor para exercer suas práticas e criar novas formas de atuar, enquanto significações permeadas por sentimentos negativos, como angústia, raiva e desânimo não só diminuem seu envolvimento com as atividades pedagógicas como favorecem seu adoecimento e afastamento do trabalho.This article aims to present the meanings of teachers about work conditions. The intervention research was carried out with a group of teachers who work at a state school in the interior of São Paulo. The data analysis was based on nineteen meetings held over two years, which were recorded in Field Diaries. And eighteen interviews, which were recorded and transcribed, made at the end of the second year. The analysis focused on the contradictions expressed in the speeches of the teachers to understand the teaching signification process, in line with the assumptions of Historical-Cultural Psychology. The results revealed that meanings of work such as satisfaction and recognition increase the power of the teacher to exercise his practices and create new ways of acting, while meanings permeated by negative feelings, such as anguish, anger and discouragement, not only decrease his involvement with pedagogical activities but also favor their illness and absence from work.Este artículo tiene como objetivo presentar los significados de los docentes sobre las condiciones de trabajo. La investigación de intervención se llevó a cabo con un grupo de maestros que trabajan en una escuela estatal en el interior de São Paulo. El análisis de datos se basó en diecinueve reuniones celebradas durante dos años, que se registraron en Field Diaries. Y dieciocho entrevistas, que fueron grabadas y transcritas, hechas al final del segundo año. El análisis se centró en las contradicciones expresadas en los discursos de los docentes para comprender el proceso de significación docente, en línea con los supuestos de la psicología histórico-cultural. Los resultados revelaron que los significados del trabajo, como la satisfacción y el reconocimiento, aumentan el poder del maestro para ejercer sus prácticas y crear nuevas formas de actuar, mientras que los significados impregnados de sentimientos negativos, como la angustia, la ira y el desánimo, no solo disminuyen su participación en las actividades pedagógicas, sino también favorecer su enfermedad y ausencia del trabajo.Editora PUC Minas2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/2886810.5752/P.1678-9563.2021v27n2p455-474Psicologia em Revista; v. 27 n. 2 (2021): Psicologia em Revista; 455-4741678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28868/19963Ramos, Vânia Rodrigues Lima Souza, Vera Lucia Trevisan de info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-11T18:35:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28868Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-07-11T18:35:51Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO:
TEACHING, SUFFERING AND ACTION POWER: THE DRAMA OF TEACHING IN PUBLIC HIGH SCHOOL FROM THE LOOK OF PSYCHOLOGY
PODER DE ENSEÑANZA, SUFRIMIENTO Y ACCIÓN: EL DRAMA DE LA ENSEÑANZA EN LA ESCUELA SECUNDARIA PÚBLICA DESDE LA MIRADA DE LA PSICOLOGÍA
title DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO:
spellingShingle DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO:
Ramos, Vânia Rodrigues Lima
working conditions
high school
cultural-historical psychology
school psychology
condiciones de trabajo
bachillerato
psicología histórico-cultural
psicología escolar
condições de trabalho
Ensino Médio
Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia Escolar
title_short DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO:
title_full DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO:
title_fullStr DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO:
title_full_unstemmed DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO:
title_sort DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO:
author Ramos, Vânia Rodrigues Lima
author_facet Ramos, Vânia Rodrigues Lima
Souza, Vera Lucia Trevisan de
author_role author
author2 Souza, Vera Lucia Trevisan de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Vânia Rodrigues Lima
Souza, Vera Lucia Trevisan de
dc.subject.por.fl_str_mv working conditions
high school
cultural-historical psychology
school psychology
condiciones de trabajo
bachillerato
psicología histórico-cultural
psicología escolar
condições de trabalho
Ensino Médio
Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia Escolar
topic working conditions
high school
cultural-historical psychology
school psychology
condiciones de trabajo
bachillerato
psicología histórico-cultural
psicología escolar
condições de trabalho
Ensino Médio
Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia Escolar
description Este artigo visa apresentar as significações de professores sobre as condições do trabalho. A pesquisa-intervenção foi realizada com um grupo de professores que atuam em uma escola estadual do interior de São Paulo. A análise de dados teve como fonte dezenove encontros realizados ao longo de dois anos, que foram registrados em Diários de Campo. E dezoito entrevistas, que foram gravadas e transcritas, feitas no final do segundo ano. A análise focalizou as contradições expressas nas falas dos professores para compreender o processo de significação da docência, em consonância com os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados revelaram que significações do trabalho como satisfação e reconhecimento aumentam a potência do professor para exercer suas práticas e criar novas formas de atuar, enquanto significações permeadas por sentimentos negativos, como angústia, raiva e desânimo não só diminuem seu envolvimento com as atividades pedagógicas como favorecem seu adoecimento e afastamento do trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28868
10.5752/P.1678-9563.2021v27n2p455-474
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28868
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2021v27n2p455-474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28868/19963
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 27 n. 2 (2021): Psicologia em Revista; 455-474
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688270343110656