DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28868 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar as significações de professores sobre as condições do trabalho. A pesquisa-intervenção foi realizada com um grupo de professores que atuam em uma escola estadual do interior de São Paulo. A análise de dados teve como fonte dezenove encontros realizados ao longo de dois anos, que foram registrados em Diários de Campo. E dezoito entrevistas, que foram gravadas e transcritas, feitas no final do segundo ano. A análise focalizou as contradições expressas nas falas dos professores para compreender o processo de significação da docência, em consonância com os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados revelaram que significações do trabalho como satisfação e reconhecimento aumentam a potência do professor para exercer suas práticas e criar novas formas de atuar, enquanto significações permeadas por sentimentos negativos, como angústia, raiva e desânimo não só diminuem seu envolvimento com as atividades pedagógicas como favorecem seu adoecimento e afastamento do trabalho. |
id |
PUC_MG-3_d77d508baa9bb797f2d9516e92c06edd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28868 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO: TEACHING, SUFFERING AND ACTION POWER: THE DRAMA OF TEACHING IN PUBLIC HIGH SCHOOL FROM THE LOOK OF PSYCHOLOGYPODER DE ENSEÑANZA, SUFRIMIENTO Y ACCIÓN: EL DRAMA DE LA ENSEÑANZA EN LA ESCUELA SECUNDARIA PÚBLICA DESDE LA MIRADA DE LA PSICOLOGÍAworking conditionshigh schoolcultural-historical psychologyschool psychologycondiciones de trabajobachilleratopsicología histórico-culturalpsicología escolarcondições de trabalhoEnsino MédioPsicologia Histórico-CulturalPsicologia EscolarEste artigo visa apresentar as significações de professores sobre as condições do trabalho. A pesquisa-intervenção foi realizada com um grupo de professores que atuam em uma escola estadual do interior de São Paulo. A análise de dados teve como fonte dezenove encontros realizados ao longo de dois anos, que foram registrados em Diários de Campo. E dezoito entrevistas, que foram gravadas e transcritas, feitas no final do segundo ano. A análise focalizou as contradições expressas nas falas dos professores para compreender o processo de significação da docência, em consonância com os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados revelaram que significações do trabalho como satisfação e reconhecimento aumentam a potência do professor para exercer suas práticas e criar novas formas de atuar, enquanto significações permeadas por sentimentos negativos, como angústia, raiva e desânimo não só diminuem seu envolvimento com as atividades pedagógicas como favorecem seu adoecimento e afastamento do trabalho.This article aims to present the meanings of teachers about work conditions. The intervention research was carried out with a group of teachers who work at a state school in the interior of São Paulo. The data analysis was based on nineteen meetings held over two years, which were recorded in Field Diaries. And eighteen interviews, which were recorded and transcribed, made at the end of the second year. The analysis focused on the contradictions expressed in the speeches of the teachers to understand the teaching signification process, in line with the assumptions of Historical-Cultural Psychology. The results revealed that meanings of work such as satisfaction and recognition increase the power of the teacher to exercise his practices and create new ways of acting, while meanings permeated by negative feelings, such as anguish, anger and discouragement, not only decrease his involvement with pedagogical activities but also favor their illness and absence from work.Este artículo tiene como objetivo presentar los significados de los docentes sobre las condiciones de trabajo. La investigación de intervención se llevó a cabo con un grupo de maestros que trabajan en una escuela estatal en el interior de São Paulo. El análisis de datos se basó en diecinueve reuniones celebradas durante dos años, que se registraron en Field Diaries. Y dieciocho entrevistas, que fueron grabadas y transcritas, hechas al final del segundo año. El análisis se centró en las contradicciones expresadas en los discursos de los docentes para comprender el proceso de significación docente, en línea con los supuestos de la psicología histórico-cultural. Los resultados revelaron que los significados del trabajo, como la satisfacción y el reconocimiento, aumentan el poder del maestro para ejercer sus prácticas y crear nuevas formas de actuar, mientras que los significados impregnados de sentimientos negativos, como la angustia, la ira y el desánimo, no solo disminuyen su participación en las actividades pedagógicas, sino también favorecer su enfermedad y ausencia del trabajo.Editora PUC Minas2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/2886810.5752/P.1678-9563.2021v27n2p455-474Psicologia em Revista; v. 27 n. 2 (2021): Psicologia em Revista; 455-4741678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28868/19963Ramos, Vânia Rodrigues Lima Souza, Vera Lucia Trevisan de info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-11T18:35:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28868Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-07-11T18:35:51Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO: TEACHING, SUFFERING AND ACTION POWER: THE DRAMA OF TEACHING IN PUBLIC HIGH SCHOOL FROM THE LOOK OF PSYCHOLOGY PODER DE ENSEÑANZA, SUFRIMIENTO Y ACCIÓN: EL DRAMA DE LA ENSEÑANZA EN LA ESCUELA SECUNDARIA PÚBLICA DESDE LA MIRADA DE LA PSICOLOGÍA |
title |
DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO: |
spellingShingle |
DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO: Ramos, Vânia Rodrigues Lima working conditions high school cultural-historical psychology school psychology condiciones de trabajo bachillerato psicología histórico-cultural psicología escolar condições de trabalho Ensino Médio Psicologia Histórico-Cultural Psicologia Escolar |
title_short |
DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO: |
title_full |
DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO: |
title_fullStr |
DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO: |
title_full_unstemmed |
DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO: |
title_sort |
DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO: |
author |
Ramos, Vânia Rodrigues Lima |
author_facet |
Ramos, Vânia Rodrigues Lima Souza, Vera Lucia Trevisan de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Vera Lucia Trevisan de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Vânia Rodrigues Lima Souza, Vera Lucia Trevisan de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
working conditions high school cultural-historical psychology school psychology condiciones de trabajo bachillerato psicología histórico-cultural psicología escolar condições de trabalho Ensino Médio Psicologia Histórico-Cultural Psicologia Escolar |
topic |
working conditions high school cultural-historical psychology school psychology condiciones de trabajo bachillerato psicología histórico-cultural psicología escolar condições de trabalho Ensino Médio Psicologia Histórico-Cultural Psicologia Escolar |
description |
Este artigo visa apresentar as significações de professores sobre as condições do trabalho. A pesquisa-intervenção foi realizada com um grupo de professores que atuam em uma escola estadual do interior de São Paulo. A análise de dados teve como fonte dezenove encontros realizados ao longo de dois anos, que foram registrados em Diários de Campo. E dezoito entrevistas, que foram gravadas e transcritas, feitas no final do segundo ano. A análise focalizou as contradições expressas nas falas dos professores para compreender o processo de significação da docência, em consonância com os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados revelaram que significações do trabalho como satisfação e reconhecimento aumentam a potência do professor para exercer suas práticas e criar novas formas de atuar, enquanto significações permeadas por sentimentos negativos, como angústia, raiva e desânimo não só diminuem seu envolvimento com as atividades pedagógicas como favorecem seu adoecimento e afastamento do trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28868 10.5752/P.1678-9563.2021v27n2p455-474 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28868 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2021v27n2p455-474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28868/19963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 27 n. 2 (2021): Psicologia em Revista; 455-474 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688270343110656 |