Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malagris, Lucia Emmanoel Novaes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Suassuna, Ana Teresa Rocco, Bezerra, Débora Ventura, Hirata, Heitor Pontes, Monteiro, José Luiz Fontes, Silva, Leila Rodrigues da, Lopes, Marília da Conceição Morais, Santos, Tama Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n2p184
Resumo: Resumo   Buscou investigar-se a presença e o nível de estresse em alunos de pós-graduação da UFRJ, além de caracterizar a amostra. Usou-se o inventário de sintomas de estresse para adultos de Lipp e um questionário sociobiográfico. Participaram 140 alunos voluntários de todos os centros universitários. A idade média dos participantes foi de 30.3 ± 7.5, sendo 74 mulheres e 66 homens. Verificou-se que 58,6% dos alunos encontravam-se estressados. O índice de estresse mais elevado foi encontrado no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (82,4%), seguindo-se do Centro Tecnológico (61%), Fórum de Ciência e Cultura (60%), Centro de Letras e Artes e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (55%), Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e Centro de Ciências da Saúde (50%). O nível de estresse se mostra bastante preocupante, podendo relacionar-se a demandas específicas de um curso stricto sensu. É importante desenvolver estudos que identifiquem os eestresseores específicos.   Levels of estresse and sociobiographic characteristics among graduate students     Abstract   The objective of this study was to investigate the estresse presence and level in graduate students from the Federal University of Rio de Janeiro and characterize the sample. We used the Lipp’s Estresse Symptoms Inventory for Adults and a sociobiographic questionnaire. The 140 participants were volunteer students from all University Schools. The participants’ average age was 30.3 ± 7,5, including 74 female and 66 male. We observed that 58.6% of the students were estresseed. The highest estresse level was observed in the School of Mathematics and Natural Sciences (82.4%), followed by the Schools of Technology (61%), Science and Culture (60%), Languages and Arts and Philosophy and Humanities (55%), Law and Economics and Health Sciences (50%). The estresse level found in the research is extremely worrying, once it can be related to specific demands from a graduate course. It is important to develop studies in order to identify specific estresseors.   Niveles de estrés y características socio biográficas de alumnos de posgrado     Resumen   El objetivo ha sido investigar la presencia y el nivel de estrés en estudiantes de postgrado de la UFRJ, además caracterizar la muestra. Se utilizó el Inventario de Síntomas de Estrés de Adultos de Lipp y cuestionario socio biográfico. Estudiantes voluntarios,140, han participado en todos los centros universitarios. La edad media de los participantes fue de 30 ± 7,5, 74 mujeres y 66 hombres. Se encontró 58,6% de los estudiantes estresados. El numero más elevado de estrés se encontró en el Centro de Ciencias matemáticas y da Naturaleza (82, 4%), seguido por el Centro Tecnológico (61%), Foro de Ciencia y Cultura (60%), Centro de Artes y Letras y Centro de Filosofía y Ciencias Humanas (55%), Centro de Economía y Ciencias Jurídicas y Centro de Ciencias de la Salud (50%). El nivel de estrés se muestra muy preocupante y puede estar relacionado con demandas específicas de un curso stricto sensu. Importante desarrollar estudios para identificación de los factores estresantes específicos.        
id PUC_MG-3_d7bcb21e245cc89542b5c0a3ecac072c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/895
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduaçãoPalavras-chaveestresseestudantespós-graduação. / Keywordsstudentsgraduate / Palabras claveestrésestudiantespostgrado.Resumo   Buscou investigar-se a presença e o nível de estresse em alunos de pós-graduação da UFRJ, além de caracterizar a amostra. Usou-se o inventário de sintomas de estresse para adultos de Lipp e um questionário sociobiográfico. Participaram 140 alunos voluntários de todos os centros universitários. A idade média dos participantes foi de 30.3 ± 7.5, sendo 74 mulheres e 66 homens. Verificou-se que 58,6% dos alunos encontravam-se estressados. O índice de estresse mais elevado foi encontrado no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (82,4%), seguindo-se do Centro Tecnológico (61%), Fórum de Ciência e Cultura (60%), Centro de Letras e Artes e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (55%), Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e Centro de Ciências da Saúde (50%). O nível de estresse se mostra bastante preocupante, podendo relacionar-se a demandas específicas de um curso stricto sensu. É importante desenvolver estudos que identifiquem os eestresseores específicos.   Levels of estresse and sociobiographic characteristics among graduate students     Abstract   The objective of this study was to investigate the estresse presence and level in graduate students from the Federal University of Rio de Janeiro and characterize the sample. We used the Lipp’s Estresse Symptoms Inventory for Adults and a sociobiographic questionnaire. The 140 participants were volunteer students from all University Schools. The participants’ average age was 30.3 ± 7,5, including 74 female and 66 male. We observed that 58.6% of the students were estresseed. The highest estresse level was observed in the School of Mathematics and Natural Sciences (82.4%), followed by the Schools of Technology (61%), Science and Culture (60%), Languages and Arts and Philosophy and Humanities (55%), Law and Economics and Health Sciences (50%). The estresse level found in the research is extremely worrying, once it can be related to specific demands from a graduate course. It is important to develop studies in order to identify specific estresseors.   Niveles de estrés y características socio biográficas de alumnos de posgrado     Resumen   El objetivo ha sido investigar la presencia y el nivel de estrés en estudiantes de postgrado de la UFRJ, además caracterizar la muestra. Se utilizó el Inventario de Síntomas de Estrés de Adultos de Lipp y cuestionario socio biográfico. Estudiantes voluntarios,140, han participado en todos los centros universitarios. La edad media de los participantes fue de 30 ± 7,5, 74 mujeres y 66 hombres. Se encontró 58,6% de los estudiantes estresados. El numero más elevado de estrés se encontró en el Centro de Ciencias matemáticas y da Naturaleza (82, 4%), seguido por el Centro Tecnológico (61%), Foro de Ciencia y Cultura (60%), Centro de Artes y Letras y Centro de Filosofía y Ciencias Humanas (55%), Centro de Economía y Ciencias Jurídicas y Centro de Ciencias de la Salud (50%). El nivel de estrés se muestra muy preocupante y puede estar relacionado con demandas específicas de un curso stricto sensu. Importante desarrollar estudios para identificación de los factores estresantes específicos.        Editora PUC Minas2009-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n2p18410.5752/P.1678-9563.2009v15n2p184Psicologia em Revista; v. 15 n. 2 (2009): Psicologia em Revista; 184 - 2031678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n2p184/876Malagris, Lucia Emmanoel NovaesSuassuna, Ana Teresa RoccoBezerra, Débora VenturaHirata, Heitor PontesMonteiro, José Luiz FontesSilva, Leila Rodrigues daLopes, Marília da Conceição MoraisSantos, Tama Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/895Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:54Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação
title Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação
spellingShingle Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação
Malagris, Lucia Emmanoel Novaes
Palavras-chave
estresse
estudantes
pós-graduação. / Keywords
students
graduate / Palabras clave
estrés
estudiantes
postgrado.
title_short Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação
title_full Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação
title_fullStr Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação
title_full_unstemmed Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação
title_sort Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação
author Malagris, Lucia Emmanoel Novaes
author_facet Malagris, Lucia Emmanoel Novaes
Suassuna, Ana Teresa Rocco
Bezerra, Débora Ventura
Hirata, Heitor Pontes
Monteiro, José Luiz Fontes
Silva, Leila Rodrigues da
Lopes, Marília da Conceição Morais
Santos, Tama Souza
author_role author
author2 Suassuna, Ana Teresa Rocco
Bezerra, Débora Ventura
Hirata, Heitor Pontes
Monteiro, José Luiz Fontes
Silva, Leila Rodrigues da
Lopes, Marília da Conceição Morais
Santos, Tama Souza
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malagris, Lucia Emmanoel Novaes
Suassuna, Ana Teresa Rocco
Bezerra, Débora Ventura
Hirata, Heitor Pontes
Monteiro, José Luiz Fontes
Silva, Leila Rodrigues da
Lopes, Marília da Conceição Morais
Santos, Tama Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
estresse
estudantes
pós-graduação. / Keywords
students
graduate / Palabras clave
estrés
estudiantes
postgrado.
topic Palavras-chave
estresse
estudantes
pós-graduação. / Keywords
students
graduate / Palabras clave
estrés
estudiantes
postgrado.
description Resumo   Buscou investigar-se a presença e o nível de estresse em alunos de pós-graduação da UFRJ, além de caracterizar a amostra. Usou-se o inventário de sintomas de estresse para adultos de Lipp e um questionário sociobiográfico. Participaram 140 alunos voluntários de todos os centros universitários. A idade média dos participantes foi de 30.3 ± 7.5, sendo 74 mulheres e 66 homens. Verificou-se que 58,6% dos alunos encontravam-se estressados. O índice de estresse mais elevado foi encontrado no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (82,4%), seguindo-se do Centro Tecnológico (61%), Fórum de Ciência e Cultura (60%), Centro de Letras e Artes e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (55%), Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e Centro de Ciências da Saúde (50%). O nível de estresse se mostra bastante preocupante, podendo relacionar-se a demandas específicas de um curso stricto sensu. É importante desenvolver estudos que identifiquem os eestresseores específicos.   Levels of estresse and sociobiographic characteristics among graduate students     Abstract   The objective of this study was to investigate the estresse presence and level in graduate students from the Federal University of Rio de Janeiro and characterize the sample. We used the Lipp’s Estresse Symptoms Inventory for Adults and a sociobiographic questionnaire. The 140 participants were volunteer students from all University Schools. The participants’ average age was 30.3 ± 7,5, including 74 female and 66 male. We observed that 58.6% of the students were estresseed. The highest estresse level was observed in the School of Mathematics and Natural Sciences (82.4%), followed by the Schools of Technology (61%), Science and Culture (60%), Languages and Arts and Philosophy and Humanities (55%), Law and Economics and Health Sciences (50%). The estresse level found in the research is extremely worrying, once it can be related to specific demands from a graduate course. It is important to develop studies in order to identify specific estresseors.   Niveles de estrés y características socio biográficas de alumnos de posgrado     Resumen   El objetivo ha sido investigar la presencia y el nivel de estrés en estudiantes de postgrado de la UFRJ, además caracterizar la muestra. Se utilizó el Inventario de Síntomas de Estrés de Adultos de Lipp y cuestionario socio biográfico. Estudiantes voluntarios,140, han participado en todos los centros universitarios. La edad media de los participantes fue de 30 ± 7,5, 74 mujeres y 66 hombres. Se encontró 58,6% de los estudiantes estresados. El numero más elevado de estrés se encontró en el Centro de Ciencias matemáticas y da Naturaleza (82, 4%), seguido por el Centro Tecnológico (61%), Foro de Ciencia y Cultura (60%), Centro de Artes y Letras y Centro de Filosofía y Ciencias Humanas (55%), Centro de Economía y Ciencias Jurídicas y Centro de Ciencias de la Salud (50%). El nivel de estrés se muestra muy preocupante y puede estar relacionado con demandas específicas de un curso stricto sensu. Importante desarrollar estudios para identificación de los factores estresantes específicos.        
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n2p184
10.5752/P.1678-9563.2009v15n2p184
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n2p184
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2009v15n2p184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n2p184/876
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 15 n. 2 (2009): Psicologia em Revista; 184 - 203
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688271754493952