DESBRAVANDO NOVAS METODOLOGIAS NO CENÁRIO PANDÊMICO SEM ACESSO IGUALITÁRIO ÀS TECNOLOGIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues do Espírito Santo Albuquerque, Roselita
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6238
Resumo: RESUMO O presente artigo, surgiu do interesse da pesquisadora, que compõe o quadro de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica da Rede Pública numa Escola Municipal de Goiana, interior do Estado de Pernambuco, onde atua há 11 anos. Atualmente, atuando nos ciclos de 1° e 2° anos do fundamental, quando, diante de um cenário completamente inesperado, no início da pandemia do novocoronavírus (Covid-19),  percebeu-se impotente diante de suas ferramentas de trabalho e do desbravamento de novas tendências metodológicas e tecnológicas no cenário educacional.   ABSTRACT   The present article arose from the interest of the researcher, who makes up the staff of teachers of the Initial Years of Basic Education of the Public Network in a Municipal School in Goiana, in the interior of the State of Pernambuco, where she has been working for 11 years.  Currently, working in the 1st and 2nd grade cycles of elementary school, when, faced with a completely unexpected scenario, at the beginning of the new coronavirus (Covid-19) pandemic, he felt powerless in the face of his work tools and the clearing of new challenges. new methodological and technological trends in the educational scenario.   RESUMEN  El presente artículo surgió del interés de la investigadora, que conforma el plantel de profesores de los Años Iniciales de Educación Básica de la Red Pública en una Escuela Municipal de Goiana, en el interior del Estado de Pernambuco, donde viene actuando por 11 añosActualmente, labora en los ciclos de 1° y 2° grado de primaria, cuando ante un escenario completamente inesperado, al inicio de la pandemia del nuevo coronavirus (Covid-19), se sintió impotente ante sus herramientas de trabajo y el desbroce. de nuevas posibilidades, nuevas tendencias metodológicas y tecnológicas en el escenario educativo.  
id UFAC-2_5c59f277213c1575290ed74d6139adca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6238
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling DESBRAVANDO NOVAS METODOLOGIAS NO CENÁRIO PANDÊMICO SEM ACESSO IGUALITÁRIO ÀS TECNOLOGIAS Palavras-chave: desigualdade; pandemia; tecnologia.Keywords: inequality; pandemic; technology.Palabras clave: desigualdad; pandemia; tecnología.RESUMO O presente artigo, surgiu do interesse da pesquisadora, que compõe o quadro de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica da Rede Pública numa Escola Municipal de Goiana, interior do Estado de Pernambuco, onde atua há 11 anos. Atualmente, atuando nos ciclos de 1° e 2° anos do fundamental, quando, diante de um cenário completamente inesperado, no início da pandemia do novocoronavírus (Covid-19),  percebeu-se impotente diante de suas ferramentas de trabalho e do desbravamento de novas tendências metodológicas e tecnológicas no cenário educacional.   ABSTRACT   The present article arose from the interest of the researcher, who makes up the staff of teachers of the Initial Years of Basic Education of the Public Network in a Municipal School in Goiana, in the interior of the State of Pernambuco, where she has been working for 11 years.  Currently, working in the 1st and 2nd grade cycles of elementary school, when, faced with a completely unexpected scenario, at the beginning of the new coronavirus (Covid-19) pandemic, he felt powerless in the face of his work tools and the clearing of new challenges. new methodological and technological trends in the educational scenario.   RESUMEN  El presente artículo surgió del interés de la investigadora, que conforma el plantel de profesores de los Años Iniciales de Educación Básica de la Red Pública en una Escuela Municipal de Goiana, en el interior del Estado de Pernambuco, donde viene actuando por 11 añosActualmente, labora en los ciclos de 1° y 2° grado de primaria, cuando ante un escenario completamente inesperado, al inicio de la pandemia del nuevo coronavirus (Covid-19), se sintió impotente ante sus herramientas de trabajo y el desbroce. de nuevas posibilidades, nuevas tendencias metodológicas y tecnológicas en el escenario educativo.  Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/623810.29327/268346.7.17-1Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 4-11Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 4-11Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 4-112526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6238/4363Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues do Espírito Santo Albuquerque, Roselita2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6238Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESBRAVANDO NOVAS METODOLOGIAS NO CENÁRIO PANDÊMICO SEM ACESSO IGUALITÁRIO ÀS TECNOLOGIAS
title DESBRAVANDO NOVAS METODOLOGIAS NO CENÁRIO PANDÊMICO SEM ACESSO IGUALITÁRIO ÀS TECNOLOGIAS
spellingShingle DESBRAVANDO NOVAS METODOLOGIAS NO CENÁRIO PANDÊMICO SEM ACESSO IGUALITÁRIO ÀS TECNOLOGIAS
Rodrigues do Espírito Santo Albuquerque, Roselita
Palavras-chave: desigualdade; pandemia; tecnologia.
Keywords: inequality; pandemic; technology.
Palabras clave: desigualdad; pandemia; tecnología.
title_short DESBRAVANDO NOVAS METODOLOGIAS NO CENÁRIO PANDÊMICO SEM ACESSO IGUALITÁRIO ÀS TECNOLOGIAS
title_full DESBRAVANDO NOVAS METODOLOGIAS NO CENÁRIO PANDÊMICO SEM ACESSO IGUALITÁRIO ÀS TECNOLOGIAS
title_fullStr DESBRAVANDO NOVAS METODOLOGIAS NO CENÁRIO PANDÊMICO SEM ACESSO IGUALITÁRIO ÀS TECNOLOGIAS
title_full_unstemmed DESBRAVANDO NOVAS METODOLOGIAS NO CENÁRIO PANDÊMICO SEM ACESSO IGUALITÁRIO ÀS TECNOLOGIAS
title_sort DESBRAVANDO NOVAS METODOLOGIAS NO CENÁRIO PANDÊMICO SEM ACESSO IGUALITÁRIO ÀS TECNOLOGIAS
author Rodrigues do Espírito Santo Albuquerque, Roselita
author_facet Rodrigues do Espírito Santo Albuquerque, Roselita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues do Espírito Santo Albuquerque, Roselita
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: desigualdade; pandemia; tecnologia.
Keywords: inequality; pandemic; technology.
Palabras clave: desigualdad; pandemia; tecnología.
topic Palavras-chave: desigualdade; pandemia; tecnologia.
Keywords: inequality; pandemic; technology.
Palabras clave: desigualdad; pandemia; tecnología.
description RESUMO O presente artigo, surgiu do interesse da pesquisadora, que compõe o quadro de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica da Rede Pública numa Escola Municipal de Goiana, interior do Estado de Pernambuco, onde atua há 11 anos. Atualmente, atuando nos ciclos de 1° e 2° anos do fundamental, quando, diante de um cenário completamente inesperado, no início da pandemia do novocoronavírus (Covid-19),  percebeu-se impotente diante de suas ferramentas de trabalho e do desbravamento de novas tendências metodológicas e tecnológicas no cenário educacional.   ABSTRACT   The present article arose from the interest of the researcher, who makes up the staff of teachers of the Initial Years of Basic Education of the Public Network in a Municipal School in Goiana, in the interior of the State of Pernambuco, where she has been working for 11 years.  Currently, working in the 1st and 2nd grade cycles of elementary school, when, faced with a completely unexpected scenario, at the beginning of the new coronavirus (Covid-19) pandemic, he felt powerless in the face of his work tools and the clearing of new challenges. new methodological and technological trends in the educational scenario.   RESUMEN  El presente artículo surgió del interés de la investigadora, que conforma el plantel de profesores de los Años Iniciales de Educación Básica de la Red Pública en una Escuela Municipal de Goiana, en el interior del Estado de Pernambuco, donde viene actuando por 11 añosActualmente, labora en los ciclos de 1° y 2° grado de primaria, cuando ante un escenario completamente inesperado, al inicio de la pandemia del nuevo coronavirus (Covid-19), se sintió impotente ante sus herramientas de trabajo y el desbroce. de nuevas posibilidades, nuevas tendencias metodológicas y tecnológicas en el escenario educativo.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6238
10.29327/268346.7.17-1
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6238
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.17-1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6238/4363
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 4-11
Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 4-11
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 4-11
2526-5970
10.29327/268346.7.17
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221617090560