O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Luizanil Benedita
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cotrin, Jane Teresinha Domingues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517
Resumo: Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa sobre a prática dos psicólogos que recebem crianças da rede pública de ensino do Município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, com a queixa de indisciplina. A pesquisa objetivou investigar o significado que os psicólogos atribuem à indisciplina escolar; as abordagens teóricas em que se fundamentam; os instrumentos e, ou, metodologias que utilizam na sua prática e a contribuição da Psicologia às escolas. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com psicólogos que atuam na área da saúde nesse Município e fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Os resultados apontam que os psicólogos pesquisados recebem alta demanda de alunos com queixa escolar de indisciplina e, embora a concebam como fruto do modelo de organização da escola e da família, têm uma limitação significativa no trato dessa questão, que é o tipo de atendimento proposto na área da saúde. 
id PUC_MG-3_d7e5104b20843a6850d1921ec7600aa5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8517
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticasindisciplinaindisciplina na escolaatuação do psicólogopsicologia histórico-cultural.Indisciplina na escolaEste artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa sobre a prática dos psicólogos que recebem crianças da rede pública de ensino do Município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, com a queixa de indisciplina. A pesquisa objetivou investigar o significado que os psicólogos atribuem à indisciplina escolar; as abordagens teóricas em que se fundamentam; os instrumentos e, ou, metodologias que utilizam na sua prática e a contribuição da Psicologia às escolas. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com psicólogos que atuam na área da saúde nesse Município e fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Os resultados apontam que os psicólogos pesquisados recebem alta demanda de alunos com queixa escolar de indisciplina e, embora a concebam como fruto do modelo de organização da escola e da família, têm uma limitação significativa no trato dessa questão, que é o tipo de atendimento proposto na área da saúde. Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/851710.5752/P.1678-9563.2018v24n1p19-39Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 19-391678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/14024http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/15535http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/15536http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/15537https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Luizanil BeneditaCotrin, Jane Teresinha Domingues2019-09-16T03:15:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8517Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:24Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas
title O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas
spellingShingle O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas
Xavier, Luizanil Benedita
indisciplina
indisciplina na escola
atuação do psicólogo
psicologia histórico-cultural.
Indisciplina na escola
title_short O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas
title_full O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas
title_fullStr O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas
title_full_unstemmed O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas
title_sort O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas
author Xavier, Luizanil Benedita
author_facet Xavier, Luizanil Benedita
Cotrin, Jane Teresinha Domingues
author_role author
author2 Cotrin, Jane Teresinha Domingues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Luizanil Benedita
Cotrin, Jane Teresinha Domingues
dc.subject.por.fl_str_mv indisciplina
indisciplina na escola
atuação do psicólogo
psicologia histórico-cultural.
Indisciplina na escola
topic indisciplina
indisciplina na escola
atuação do psicólogo
psicologia histórico-cultural.
Indisciplina na escola
description Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa sobre a prática dos psicólogos que recebem crianças da rede pública de ensino do Município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, com a queixa de indisciplina. A pesquisa objetivou investigar o significado que os psicólogos atribuem à indisciplina escolar; as abordagens teóricas em que se fundamentam; os instrumentos e, ou, metodologias que utilizam na sua prática e a contribuição da Psicologia às escolas. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com psicólogos que atuam na área da saúde nesse Município e fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Os resultados apontam que os psicólogos pesquisados recebem alta demanda de alunos com queixa escolar de indisciplina e, embora a concebam como fruto do modelo de organização da escola e da família, têm uma limitação significativa no trato dessa questão, que é o tipo de atendimento proposto na área da saúde. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517
10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p19-39
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p19-39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/14024
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/15535
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/15536
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/15537
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 19-39
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273088282624