O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa sobre a prática dos psicólogos que recebem crianças da rede pública de ensino do Município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, com a queixa de indisciplina. A pesquisa objetivou investigar o significado que os psicólogos atribuem à indisciplina escolar; as abordagens teóricas em que se fundamentam; os instrumentos e, ou, metodologias que utilizam na sua prática e a contribuição da Psicologia às escolas. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com psicólogos que atuam na área da saúde nesse Município e fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Os resultados apontam que os psicólogos pesquisados recebem alta demanda de alunos com queixa escolar de indisciplina e, embora a concebam como fruto do modelo de organização da escola e da família, têm uma limitação significativa no trato dessa questão, que é o tipo de atendimento proposto na área da saúde. |
id |
PUC_MG-3_d7e5104b20843a6850d1921ec7600aa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8517 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticasindisciplinaindisciplina na escolaatuação do psicólogopsicologia histórico-cultural.Indisciplina na escolaEste artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa sobre a prática dos psicólogos que recebem crianças da rede pública de ensino do Município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, com a queixa de indisciplina. A pesquisa objetivou investigar o significado que os psicólogos atribuem à indisciplina escolar; as abordagens teóricas em que se fundamentam; os instrumentos e, ou, metodologias que utilizam na sua prática e a contribuição da Psicologia às escolas. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com psicólogos que atuam na área da saúde nesse Município e fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Os resultados apontam que os psicólogos pesquisados recebem alta demanda de alunos com queixa escolar de indisciplina e, embora a concebam como fruto do modelo de organização da escola e da família, têm uma limitação significativa no trato dessa questão, que é o tipo de atendimento proposto na área da saúde. Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/851710.5752/P.1678-9563.2018v24n1p19-39Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 19-391678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/14024http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/15535http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/15536http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/15537https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Luizanil BeneditaCotrin, Jane Teresinha Domingues2019-09-16T03:15:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8517Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:24Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas |
title |
O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas |
spellingShingle |
O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas Xavier, Luizanil Benedita indisciplina indisciplina na escola atuação do psicólogo psicologia histórico-cultural. Indisciplina na escola |
title_short |
O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas |
title_full |
O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas |
title_fullStr |
O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas |
title_full_unstemmed |
O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas |
title_sort |
O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas |
author |
Xavier, Luizanil Benedita |
author_facet |
Xavier, Luizanil Benedita Cotrin, Jane Teresinha Domingues |
author_role |
author |
author2 |
Cotrin, Jane Teresinha Domingues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Luizanil Benedita Cotrin, Jane Teresinha Domingues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indisciplina indisciplina na escola atuação do psicólogo psicologia histórico-cultural. Indisciplina na escola |
topic |
indisciplina indisciplina na escola atuação do psicólogo psicologia histórico-cultural. Indisciplina na escola |
description |
Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa sobre a prática dos psicólogos que recebem crianças da rede pública de ensino do Município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, com a queixa de indisciplina. A pesquisa objetivou investigar o significado que os psicólogos atribuem à indisciplina escolar; as abordagens teóricas em que se fundamentam; os instrumentos e, ou, metodologias que utilizam na sua prática e a contribuição da Psicologia às escolas. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com psicólogos que atuam na área da saúde nesse Município e fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Os resultados apontam que os psicólogos pesquisados recebem alta demanda de alunos com queixa escolar de indisciplina e, embora a concebam como fruto do modelo de organização da escola e da família, têm uma limitação significativa no trato dessa questão, que é o tipo de atendimento proposto na área da saúde. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517 10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p19-39 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p19-39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/14024 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/15535 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/15536 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8517/15537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 19-39 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688273088282624 |