A ESCOLA, A INFÂNCIA E O PROCESSO CIVILIZADOR NO BRASIL DO SÉCULO XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Percurso Acadêmico |
Texto Completo: | https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p337 |
Resumo: | Neste artigo procuro analisar o processo de escolarização no Brasil, no século XIX, adotando como referencial teórico as proposições do sociólogo alemão Norbert Elias. Dedico-me, mais especificamente, à teoria do processo civilizador e procuro a partir dela compreender a relação entre a formação do Estado imperial brasileiro e a organização do serviço de instrução pública primária. Minha hipótese é que a constituição do Estado nacional brasileiro demandou a produção e a valorização de certos modelos sociais como o do cidadão civilizado; modelo do qual decorreram várias outras representações: como o do bom pai de família, da boa mãe e do filho dócil e educado. Concomitantemente, ocorreu a institucionalização de espaços destinados à formação do povo e à defesa daqueles comportamentos sociais mais desejáveis e adequados à nova realidade do país. Daí a grande importância conferida, no discurso de políticos e intelectuais, à escola pública primária e aos saberes elementares que ela tinha a função de transmitir. |
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A ESCOLA, A INFÂNCIA E O PROCESSO CIVILIZADOR NO BRASIL DO SÉCULO XIXEscolarização. Estado imperial brasileiro. Processo civilizador.EducaçãoNeste artigo procuro analisar o processo de escolarização no Brasil, no século XIX, adotando como referencial teórico as proposições do sociólogo alemão Norbert Elias. Dedico-me, mais especificamente, à teoria do processo civilizador e procuro a partir dela compreender a relação entre a formação do Estado imperial brasileiro e a organização do serviço de instrução pública primária. Minha hipótese é que a constituição do Estado nacional brasileiro demandou a produção e a valorização de certos modelos sociais como o do cidadão civilizado; modelo do qual decorreram várias outras representações: como o do bom pai de família, da boa mãe e do filho dócil e educado. Concomitantemente, ocorreu a institucionalização de espaços destinados à formação do povo e à defesa daqueles comportamentos sociais mais desejáveis e adequados à nova realidade do país. Daí a grande importância conferida, no discurso de políticos e intelectuais, à escola pública primária e aos saberes elementares que ela tinha a função de transmitir.PUC Minas2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p33710.5752/P.2236-0603.2016v6n12p337Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 337-3522236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p337/11260Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fabiana da Silva2019-11-04T18:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14390Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:31:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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Neste artigo procuro analisar o processo de escolarização no Brasil, no século XIX, adotando como referencial teórico as proposições do sociólogo alemão Norbert Elias. Dedico-me, mais especificamente, à teoria do processo civilizador e procuro a partir dela compreender a relação entre a formação do Estado imperial brasileiro e a organização do serviço de instrução pública primária. Minha hipótese é que a constituição do Estado nacional brasileiro demandou a produção e a valorização de certos modelos sociais como o do cidadão civilizado; modelo do qual decorreram várias outras representações: como o do bom pai de família, da boa mãe e do filho dócil e educado. Concomitantemente, ocorreu a institucionalização de espaços destinados à formação do povo e à defesa daqueles comportamentos sociais mais desejáveis e adequados à nova realidade do país. Daí a grande importância conferida, no discurso de políticos e intelectuais, à escola pública primária e aos saberes elementares que ela tinha a função de transmitir. |
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