O Orí, a saúde e as doenças dos(as) filhos(as) de santo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/26836 |
Resumo: | As religiosidades de matriz africana tem um importante papel na condução das práticas de saúde de seus devotos a partir de uma visão integral do corpo da pessoa que considera o ser humano em suas diferentes esferas, a espiritual, a social, a mental e a biológica. No candomblé, a cabeça, denominada de Orí, é entendida como a sede da individualidade do sujeito, possui um conteúdo espiritual, tem status de divindade, e guia os filhos e filhas de santo em sua jornada no Ayê. Se enfraquecida, ela pode trazer enfermidades, o que exige uma série de procedimentos rituais para o fortalecimento de Orí, como o bori, que se traduz no ritual de dar comida e bebida à cabeça, essencial para o restabelecimento da saúde espiritual ou física. A partir desse contexto, a pesquisa buscou compreender a importância de Orí para o processo saúde-doença de pessoas filiadas ao candomblé, entrevistando sujeitos de diferentes terreiros. Os resultados apontam para a capacidade de Orí em fortalecer o caráter das pessoas, seus valores e atitudes positivas diante da vida, como sendo fundamental para se fazer boas escolhas em prol da saúde, e evitar as enfermidades. Ter uma cabeça boa é ter uma saúde boa. |
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O Orí, a saúde e as doenças dos(as) filhos(as) de santoThe Orí, the health and illnesses of the “saint's children”OríCandombléHealthDiseaseReligionHealthOríCandombléSaúdeDoençaReligiãoSaúdeAs religiosidades de matriz africana tem um importante papel na condução das práticas de saúde de seus devotos a partir de uma visão integral do corpo da pessoa que considera o ser humano em suas diferentes esferas, a espiritual, a social, a mental e a biológica. No candomblé, a cabeça, denominada de Orí, é entendida como a sede da individualidade do sujeito, possui um conteúdo espiritual, tem status de divindade, e guia os filhos e filhas de santo em sua jornada no Ayê. Se enfraquecida, ela pode trazer enfermidades, o que exige uma série de procedimentos rituais para o fortalecimento de Orí, como o bori, que se traduz no ritual de dar comida e bebida à cabeça, essencial para o restabelecimento da saúde espiritual ou física. A partir desse contexto, a pesquisa buscou compreender a importância de Orí para o processo saúde-doença de pessoas filiadas ao candomblé, entrevistando sujeitos de diferentes terreiros. Os resultados apontam para a capacidade de Orí em fortalecer o caráter das pessoas, seus valores e atitudes positivas diante da vida, como sendo fundamental para se fazer boas escolhas em prol da saúde, e evitar as enfermidades. Ter uma cabeça boa é ter uma saúde boa. African-based religions play an important role in conducting the health practices of their devotees from an integral view of the person’s body that considers the human being in its different spheres, spiritual, social, mental and biological. In Candomblé, the “head”, called Orí, is understood as the seat of the individual’s individuality, has a spiritual content, has the status of divinity, and guides the “sons and daughters of saint” on their journey in Ayê. If weakened, it can bring illnesses, which requires a series of ritual procedures to strengthen Orí, such as Bori, which means the ritual of giving food and drink to the “head”, essential for the restoration of spiritual or physical health. From this context, the research sought to understand the importance of Ori for the health-disease process of people affiliated to Candomblé, interviewing subjects from different terreiros. The results point to Orí’s ability to strengthen people’s character, values and positive attitudes towards life, as being fundamental to making good choices in favor of health, and preventing illnesses. Having a good “head” is having good health.Editora PUC Minas2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/2683610.5752/P.2175-5841.2022v20n62e206207HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 20, n. 62, maio/ago. 2022 - Dossiê - Espiritualidade e Saúde II; e206207HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 20, n. 62, maio/ago. 2022 - Dossiê - Espiritualidade e Saúde II; e2062072175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/26836/21189Copyright (c) 2022 HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLages, Sônia Regina Corrêa2023-08-26T10:12:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26836Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2023-08-26T10:12:44Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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