Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p1106 |
Resumo: | No estudo de Philippe Ariès observou-se que a partir do século XVII, houve uma crescente ênfase na instituição escolar que propunha a substituição da família, por profissionais da educação, no ensino dedicado à criança, que de depreciada, começava a receber destaque e se tornava figura central na família. A criança de filho passou a ser intuída como aluno e percebida como criança-aluno.Nesse contexto, Comenius, Pai da Pedagogia Moderna, um apologista da instituição escolar, ao propor sua organização escolar, inicia pela escola materna e denomina-a de “escola da infância”, o que demonstra claro entendimento, de que o espaço familiar era uma das classes escolares essenciais em sua proposta de reformar e organizar a instituição escolar, uma vez que, dela dependeria todas as demais classes.Aos pais-professores era indispensável prover manuais para que soubessem ensinar a criança-aluno. No atendimento dessa demanda é que Comenius escreveu suas obras pedagógicas, dentre elas, A escola da infância, que delimita o presente artigo e, que por sua vez pretende identificar os conteúdos da educação religiosa cristã, a serem ensinados às crianças de zero a seis anos.Palavras-chave: Educação religiosa cristã. Pais-professores. Educação da primeira infância. John Amos Comenius. Família. Escola.Abstract According the study by Philippe Ariès it was noticed that from the XVII century on there was a growing emphasis in the kind of school institution that proposed the substitution of the family for professionals of the education. The child ceases to be depreciated and starts being valued, becoming the central figure within family. The son also came to be intuited as a student and perceived as a child-student.In this context, while proposing his school organization, Comenius, Father of the Modern Pedagogy, an apologist of the school institution, begins from the motherly school.named by him of “school of the childhood”, which demonstrates clear understanding that familiar space was one of the school essential classes in its proposal of reforming and organizing the school institution. In order to attend such demand, Comenius wrote some pedagogic works, among them "The school of the childhood", that delimits the present article and intends to identify the contents of the religious Christian education to be taught to children from birth to six years old.Keywords: Religious Christian education. Parents-teachers. Education of the early childhood. John Amos Comenius. Family. School. |
id |
PUC_MINS-3_1d3abf0305077aa56ecb684ceef29ed8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4934 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-3 |
network_name_str |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106Educação religiosa. Educação da infância. Juan Amos Comenio. Família. EscolaEducação Religiosa. Ciências da ReligiãoNo estudo de Philippe Ariès observou-se que a partir do século XVII, houve uma crescente ênfase na instituição escolar que propunha a substituição da família, por profissionais da educação, no ensino dedicado à criança, que de depreciada, começava a receber destaque e se tornava figura central na família. A criança de filho passou a ser intuída como aluno e percebida como criança-aluno.Nesse contexto, Comenius, Pai da Pedagogia Moderna, um apologista da instituição escolar, ao propor sua organização escolar, inicia pela escola materna e denomina-a de “escola da infância”, o que demonstra claro entendimento, de que o espaço familiar era uma das classes escolares essenciais em sua proposta de reformar e organizar a instituição escolar, uma vez que, dela dependeria todas as demais classes.Aos pais-professores era indispensável prover manuais para que soubessem ensinar a criança-aluno. No atendimento dessa demanda é que Comenius escreveu suas obras pedagógicas, dentre elas, A escola da infância, que delimita o presente artigo e, que por sua vez pretende identificar os conteúdos da educação religiosa cristã, a serem ensinados às crianças de zero a seis anos.Palavras-chave: Educação religiosa cristã. Pais-professores. Educação da primeira infância. John Amos Comenius. Família. Escola.Abstract According the study by Philippe Ariès it was noticed that from the XVII century on there was a growing emphasis in the kind of school institution that proposed the substitution of the family for professionals of the education. The child ceases to be depreciated and starts being valued, becoming the central figure within family. The son also came to be intuited as a student and perceived as a child-student.In this context, while proposing his school organization, Comenius, Father of the Modern Pedagogy, an apologist of the school institution, begins from the motherly school.named by him of “school of the childhood”, which demonstrates clear understanding that familiar space was one of the school essential classes in its proposal of reforming and organizing the school institution. In order to attend such demand, Comenius wrote some pedagogic works, among them "The school of the childhood", that delimits the present article and intends to identify the contents of the religious Christian education to be taught to children from birth to six years old.Keywords: Religious Christian education. Parents-teachers. Education of the early childhood. John Amos Comenius. Family. School. Editora PUC Minas2013-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p110610.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 11, n. 31, jul./set. 2013 - Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural; 1106-1128HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 11, n. 31, jul./set. 2013 - Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural; 1106-11282175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p1106/5613Lopes, Edson Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:22:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4934Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:22:57Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106 |
title |
Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106 |
spellingShingle |
Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106 Lopes, Edson Pereira Educação religiosa. Educação da infância. Juan Amos Comenio. Família. Escola Educação Religiosa. Ciências da Religião |
title_short |
Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106 |
title_full |
Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106 |
title_fullStr |
Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106 |
title_full_unstemmed |
Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106 |
title_sort |
Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106 |
author |
Lopes, Edson Pereira |
author_facet |
Lopes, Edson Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Edson Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação religiosa. Educação da infância. Juan Amos Comenio. Família. Escola Educação Religiosa. Ciências da Religião |
topic |
Educação religiosa. Educação da infância. Juan Amos Comenio. Família. Escola Educação Religiosa. Ciências da Religião |
description |
No estudo de Philippe Ariès observou-se que a partir do século XVII, houve uma crescente ênfase na instituição escolar que propunha a substituição da família, por profissionais da educação, no ensino dedicado à criança, que de depreciada, começava a receber destaque e se tornava figura central na família. A criança de filho passou a ser intuída como aluno e percebida como criança-aluno.Nesse contexto, Comenius, Pai da Pedagogia Moderna, um apologista da instituição escolar, ao propor sua organização escolar, inicia pela escola materna e denomina-a de “escola da infância”, o que demonstra claro entendimento, de que o espaço familiar era uma das classes escolares essenciais em sua proposta de reformar e organizar a instituição escolar, uma vez que, dela dependeria todas as demais classes.Aos pais-professores era indispensável prover manuais para que soubessem ensinar a criança-aluno. No atendimento dessa demanda é que Comenius escreveu suas obras pedagógicas, dentre elas, A escola da infância, que delimita o presente artigo e, que por sua vez pretende identificar os conteúdos da educação religiosa cristã, a serem ensinados às crianças de zero a seis anos.Palavras-chave: Educação religiosa cristã. Pais-professores. Educação da primeira infância. John Amos Comenius. Família. Escola.Abstract According the study by Philippe Ariès it was noticed that from the XVII century on there was a growing emphasis in the kind of school institution that proposed the substitution of the family for professionals of the education. The child ceases to be depreciated and starts being valued, becoming the central figure within family. The son also came to be intuited as a student and perceived as a child-student.In this context, while proposing his school organization, Comenius, Father of the Modern Pedagogy, an apologist of the school institution, begins from the motherly school.named by him of “school of the childhood”, which demonstrates clear understanding that familiar space was one of the school essential classes in its proposal of reforming and organizing the school institution. In order to attend such demand, Comenius wrote some pedagogic works, among them "The school of the childhood", that delimits the present article and intends to identify the contents of the religious Christian education to be taught to children from birth to six years old.Keywords: Religious Christian education. Parents-teachers. Education of the early childhood. John Amos Comenius. Family. School. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p1106 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p1106 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p1106/5613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 11, n. 31, jul./set. 2013 - Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural; 1106-1128 HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 11, n. 31, jul./set. 2013 - Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural; 1106-1128 2175-5841 reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
collection |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizonte.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1799124748843614208 |