REPRESENTATIVIDADE PARLAMENTAR E EFETIVIDADE DEMOCRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattedi, Milton
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Fernando José Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/18549
Resumo: A democracia representativa é um dos elementos centrais da cultura jurídica e política ocidental. Todavia, como uma decorrência das suas próprias influências teóricas, ela termina por trazer intrínsecas algumas contradições estruturais e ideológicas. Entre tais elementos problemáticos figura, com destacada proeminência a questão da representatividade bem como o papel da técnica (em especial do econômico) em sua relação com o político. A representação parlamentar termina por se deslocar das necessidades da sociedade para a disputa de interesses individuais, excluindo-se o povo do centro das decisões. Neste estudo, por meio de revisão bibliográfica e incursões no direito comparado,  procuramos demonstrar como os institutos democráticos requerem um constante labor reflexivo e crítico para que possam atender aos anseios de legitimidade e racionalidade. Assim, é não apenas ilusório mas perigoso acreditar que a democracia seja um conceito perfeitamente estabelecido. Verificamos que a representação não deve ser tida como um sistema que substitui, ainda que imperfeitamente, o exercício da democracia direta. A representatividade política é uma forma contínua de recriar e aprimorar o sistema democrático nos Estados contemporâneos. Para tanto trazemos algumas reflexões sobre diferentes institutos que têm sido utilizados em alguns Estados como aprimoramento da representação democrática.
id PUC_MINS-4_33f0d48ff0196ec2611ab45c32e46a8f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18549
network_acronym_str PUC_MINS-4
network_name_str Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
repository_id_str
spelling REPRESENTATIVIDADE PARLAMENTAR E EFETIVIDADE DEMOCRÁTICAREPRESENTATIVIDADE POLÍTICA. DEMOCRACIA. SOBERANIA POPULAR.A democracia representativa é um dos elementos centrais da cultura jurídica e política ocidental. Todavia, como uma decorrência das suas próprias influências teóricas, ela termina por trazer intrínsecas algumas contradições estruturais e ideológicas. Entre tais elementos problemáticos figura, com destacada proeminência a questão da representatividade bem como o papel da técnica (em especial do econômico) em sua relação com o político. A representação parlamentar termina por se deslocar das necessidades da sociedade para a disputa de interesses individuais, excluindo-se o povo do centro das decisões. Neste estudo, por meio de revisão bibliográfica e incursões no direito comparado,  procuramos demonstrar como os institutos democráticos requerem um constante labor reflexivo e crítico para que possam atender aos anseios de legitimidade e racionalidade. Assim, é não apenas ilusório mas perigoso acreditar que a democracia seja um conceito perfeitamente estabelecido. Verificamos que a representação não deve ser tida como um sistema que substitui, ainda que imperfeitamente, o exercício da democracia direta. A representatividade política é uma forma contínua de recriar e aprimorar o sistema democrático nos Estados contemporâneos. Para tanto trazemos algumas reflexões sobre diferentes institutos que têm sido utilizados em alguns Estados como aprimoramento da representação democrática.Editora PUC Minas2019-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/1854910.5752/P.2318-7999.2018v21n42p58-76Revista da Faculdade Mineira de Direito; v. 21 n. 42 (2018): REVISTA DA FACULDADE MINEIRA DE DIREITO - PUC MINAS; 58-762318-79991808-9429reponame:Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/18549/15001Copyright (c) 2019 Revista da Faculdade Mineira de Direitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattedi, MiltonRibeiro, Fernando José Armando2022-03-11T14:15:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18549Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/oai||revistafmd@pucminas.br2318-79991808-9429opendoar:2022-03-11T14:15:23Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTATIVIDADE PARLAMENTAR E EFETIVIDADE DEMOCRÁTICA
title REPRESENTATIVIDADE PARLAMENTAR E EFETIVIDADE DEMOCRÁTICA
spellingShingle REPRESENTATIVIDADE PARLAMENTAR E EFETIVIDADE DEMOCRÁTICA
Mattedi, Milton
REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA. DEMOCRACIA. SOBERANIA POPULAR.
title_short REPRESENTATIVIDADE PARLAMENTAR E EFETIVIDADE DEMOCRÁTICA
title_full REPRESENTATIVIDADE PARLAMENTAR E EFETIVIDADE DEMOCRÁTICA
title_fullStr REPRESENTATIVIDADE PARLAMENTAR E EFETIVIDADE DEMOCRÁTICA
title_full_unstemmed REPRESENTATIVIDADE PARLAMENTAR E EFETIVIDADE DEMOCRÁTICA
title_sort REPRESENTATIVIDADE PARLAMENTAR E EFETIVIDADE DEMOCRÁTICA
author Mattedi, Milton
author_facet Mattedi, Milton
Ribeiro, Fernando José Armando
author_role author
author2 Ribeiro, Fernando José Armando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattedi, Milton
Ribeiro, Fernando José Armando
dc.subject.por.fl_str_mv REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA. DEMOCRACIA. SOBERANIA POPULAR.
topic REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA. DEMOCRACIA. SOBERANIA POPULAR.
description A democracia representativa é um dos elementos centrais da cultura jurídica e política ocidental. Todavia, como uma decorrência das suas próprias influências teóricas, ela termina por trazer intrínsecas algumas contradições estruturais e ideológicas. Entre tais elementos problemáticos figura, com destacada proeminência a questão da representatividade bem como o papel da técnica (em especial do econômico) em sua relação com o político. A representação parlamentar termina por se deslocar das necessidades da sociedade para a disputa de interesses individuais, excluindo-se o povo do centro das decisões. Neste estudo, por meio de revisão bibliográfica e incursões no direito comparado,  procuramos demonstrar como os institutos democráticos requerem um constante labor reflexivo e crítico para que possam atender aos anseios de legitimidade e racionalidade. Assim, é não apenas ilusório mas perigoso acreditar que a democracia seja um conceito perfeitamente estabelecido. Verificamos que a representação não deve ser tida como um sistema que substitui, ainda que imperfeitamente, o exercício da democracia direta. A representatividade política é uma forma contínua de recriar e aprimorar o sistema democrático nos Estados contemporâneos. Para tanto trazemos algumas reflexões sobre diferentes institutos que têm sido utilizados em alguns Estados como aprimoramento da representação democrática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/18549
10.5752/P.2318-7999.2018v21n42p58-76
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/18549
identifier_str_mv 10.5752/P.2318-7999.2018v21n42p58-76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/18549/15001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da Faculdade Mineira de Direito
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da Faculdade Mineira de Direito
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade Mineira de Direito; v. 21 n. 42 (2018): REVISTA DA FACULDADE MINEIRA DE DIREITO - PUC MINAS; 58-76
2318-7999
1808-9429
reponame:Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
collection Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||revistafmd@pucminas.br
_version_ 1799124789126758400