ALGUNS PROBLEMAS DA CRÍTICA HUMEANA À EXISTÊNCIA DOS MILAGRES E AO USO DO TESTEMUNHO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Uberlândia. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6201 |
Resumo: | O presente trabalho pretende apresentar a discussão de Hume acerca da existência e crença em milagres, bem como as principais críticas que o autor escocês apresenta a esse problema. Para ele, não há justificativa racional que possa fundamentar a crença na ocorrência em eventos miraculosos, uma vez que as evidências empíricas não são satisfeitas. Ora, como Hume tenta fundamentar a filosofia como ciência de rigor, baseando-se em critérios empiricamente justificados, tudo quanto não estiver de acordo com tais critérios de justificação, torna-se algo irracional ou ilusório. Contudo, o problema da crítica de Hume é que elementos centrais de sua filosofia - a valorização do senso comum, o testemunho da experiência e a crítica à ideia de conexão necessária - acabam sofrendo dos mesmos males que ele acusa a crença em milagres padecer. |
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ALGUNS PROBLEMAS DA CRÍTICA HUMEANA À EXISTÊNCIA DOS MILAGRES E AO USO DO TESTEMUNHOHume. Milagres. Crença. Testemunho.O presente trabalho pretende apresentar a discussão de Hume acerca da existência e crença em milagres, bem como as principais críticas que o autor escocês apresenta a esse problema. Para ele, não há justificativa racional que possa fundamentar a crença na ocorrência em eventos miraculosos, uma vez que as evidências empíricas não são satisfeitas. Ora, como Hume tenta fundamentar a filosofia como ciência de rigor, baseando-se em critérios empiricamente justificados, tudo quanto não estiver de acordo com tais critérios de justificação, torna-se algo irracional ou ilusório. Contudo, o problema da crítica de Hume é que elementos centrais de sua filosofia - a valorização do senso comum, o testemunho da experiência e a crítica à ideia de conexão necessária - acabam sofrendo dos mesmos males que ele acusa a crença em milagres padecer.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2013-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6201INTERAÇÕES; Vol 6 No 10 (2011): Dossiê: Filosofia da Religião (I); 63-82INTERAÇÕES; Vol. 6 Núm. 10 (2011): Dossiê: Filosofia da Religião (I); 63-82INTERAÇÕES; v. 6 n. 10 (2011): Dossiê: Filosofia da Religião (I); 63-821983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6201/5727Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Luis Felipe2021-02-12T05:10:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6201Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:10:30Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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