A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Peixoto, Camila Maria Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127
Resumo: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 83-102, jan./jun. 2011.
id UFC-7_6a3f1e8f8e8d1673590e464b2078a0f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19127
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docenteFormação de ProfessoresAgir humanoTipos de discursoFiguras de açãoLeituraLEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 83-102, jan./jun. 2011.Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo.Scripta2016-08-17T16:44:28Z2016-08-17T16:44:28Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLeurquin, E. V. L. F.; Peixoto, C. M. M. (2011)2358-3428http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127Leurquin, Eulália Vera Lúcia FragaPeixoto, Camila Maria Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:44:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19127Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:34.896583Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
title A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
spellingShingle A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Formação de Professores
Agir humano
Tipos de discurso
Figuras de ação
Leitura
title_short A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
title_full A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
title_fullStr A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
title_full_unstemmed A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
title_sort A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
author Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
author_facet Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Peixoto, Camila Maria Marques
author_role author
author2 Peixoto, Camila Maria Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Peixoto, Camila Maria Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Agir humano
Tipos de discurso
Figuras de ação
Leitura
topic Formação de Professores
Agir humano
Tipos de discurso
Figuras de ação
Leitura
description LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 83-102, jan./jun. 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-08-17T16:44:28Z
2016-08-17T16:44:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Leurquin, E. V. L. F.; Peixoto, C. M. M. (2011)
2358-3428
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127
identifier_str_mv Leurquin, E. V. L. F.; Peixoto, C. M. M. (2011)
2358-3428
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scripta
publisher.none.fl_str_mv Scripta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028895446794240