A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127 |
Resumo: | LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 83-102, jan./jun. 2011. |
id |
UFC-7_6a3f1e8f8e8d1673590e464b2078a0f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/19127 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docenteFormação de ProfessoresAgir humanoTipos de discursoFiguras de açãoLeituraLEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 83-102, jan./jun. 2011.Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo.Scripta2016-08-17T16:44:28Z2016-08-17T16:44:28Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLeurquin, E. V. L. F.; Peixoto, C. M. M. (2011)2358-3428http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127Leurquin, Eulália Vera Lúcia FragaPeixoto, Camila Maria Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:44:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19127Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:34.896583Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
title |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
spellingShingle |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga Formação de Professores Agir humano Tipos de discurso Figuras de ação Leitura |
title_short |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
title_full |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
title_fullStr |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
title_full_unstemmed |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
title_sort |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
author |
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
author_facet |
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga Peixoto, Camila Maria Marques |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, Camila Maria Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga Peixoto, Camila Maria Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Agir humano Tipos de discurso Figuras de ação Leitura |
topic |
Formação de Professores Agir humano Tipos de discurso Figuras de ação Leitura |
description |
LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 83-102, jan./jun. 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-08-17T16:44:28Z 2016-08-17T16:44:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Leurquin, E. V. L. F.; Peixoto, C. M. M. (2011) 2358-3428 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127 |
identifier_str_mv |
Leurquin, E. V. L. F.; Peixoto, C. M. M. (2011) 2358-3428 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scripta |
publisher.none.fl_str_mv |
Scripta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028895446794240 |